3 Plantas interiores que estão na moda em 2022
De fetos vistosos a suculentas pontiagudas, as plantas de interior podem ajudar a tornar a sua casa mais acolhedora. Além disso as plantas de exterior tornam o espaço mais vivo e pessoal. Dê um toque de personalidade à sua casa, criando um espaço com plantas grandes ou optando por pequenos apontamentos em várias áreas.
English Ivy ou Plantas de hera inglesa (Hedera helix)
As plantas de hera inglesa (Hedera helix) são excelentes trepadeiras, agarrando-se a quase qualquer superfície por meio de pequenas raízes que crescem ao longo dos caules. Cuidar da hera inglesa é muito fácil.
Cultivo de plantas de hera inglesa
Plante a hera inglesa numa área sombreada com um solo rico em matéria orgânica. Se o seu solo carece de matéria orgânica, corrija-o com composto antes de plantar. Separe as plantas com 30 cm de distância para uma cobertura mais rápida. Os caules crescem 15 metros de comprimento ou mais, mas não espere resultados rápidos no início. No primeiro ano após o plantio, os caules crescem muito lentamente e, no segundo ano, começam a apresentar um crescimento notável. No terceiro ano, as plantas rapidamente cobrem treliças, paredes, cercas, árvores ou qualquer outra coisa que encontrem. Estas plantas são úteis e atraentes, pois ajudam a ocultar paredes ou estruturas pouco atraentes. No interior, cultive a hera inglesa em vasos com uma estaca ou outra estrutura vertical, ou em cestos suspensos. Além disso pode cultivar a hera num vaso com uma estrutura de arame moldado.
Como cuidar da hera inglesa
Há muito pouco envolvimento com os cuidados com a hera inglesa. Regue-a com frequência suficiente para manter o solo húmido até que as plantas estejam estabelecidas e a crescer.
Quando cultivadas como cobertura do solo, corte as pontas das plantas na primavera para rejuvenescer as vinhas e desencorajar os roedores. A folhagem cresce rapidamente. As hera inglesas raramente precisam de fertilizante.
Nome | Hedera helix |
Outros nomes | English ivy, common ivy, European ivy |
Tipo de planta | Trepadeira perene, perene |
Tamanho da planta | 1.8 a 2.8 metros de altura e 4.5 metros de largura (como cobertura do solo) |
Luz | Cor parcial a sombra total |
Solo | Fértil e húmido |
pH do sol | Neutro a ligeiramente alcalino |
Cor da flor | Branco-esverdeado, amarelo-esverdeado |
Área Nativa | Europa, Escandinávia, Rússia |
Luz
A hera inglesa cresce bem em sombra parcial a sombra total. A capacidade de crescer na sombra torna a hera inglesa uma cobertura tradicional do solo para o plantio sob as árvores, onde a maioria das gramíneas pode não crescer bem. O plantio da hera inglesa pode ser ideal onde o objetivo é afastar as ervas daninhas.
A hera cultivada no interior precisa de luz indireta no verão, mas pode beneficiar de alguma luz direta no inverno.
Solo
Cultive esta planta perene em solo bem drenado. Embora cresça em solos pobres e em solos com uma ampla gama de níveis de pH, ela cresce melhor em solos drenados. Uma espessa camada de cobertura morta ajuda a manter o solo húmido em climas secos.
Em ambientes internos, a ivy dá-se melhor com um solo bem drenado.
Água
Ao regar a sua hera, verifique sempre o estado do solo antes de adicionar água. As heras preferem ser mantidas em solos ligeiramente secos, portanto, deixe o solo secar um pouco antes de regar as plantas de hera novamente. Além disso, certifique-se de que a sua planta tenha uma drenagem excelente. A hera não deve ser mantida em água parada ou solo excessivamente húmido.
Temperatura e humidade
Plantas de hera inglesas podem crescer em temperaturas entre os 7 e os 27 graus Celsius. As suas folhas ficam verdes escuras quando cultivadas a humidade média ou alta. A hera inglesa (english ivy) não gosta do vento frio do inverno ou do calor excessivo do verão.
Á noite tente manter as plantas de interior abaixo dos 15 graus celsius. Em algumas áreas e com algumas espécies de hera, é possível manter plantas em vasos ao ar livre no inverno.
Fertilizante
Se precisar fertilize a trepadeira a cada duas semanas durante a primavera e o verão, usando um fertilizante 20-20-20 (ou uma fórmula orgânica 2-2-2). Não use fertilizantes se a planta estiver numa situação de stress: muito calor, muito frio ou solo muito seco, ou quando a produção de folhas for interrompida.
Poda
Podar a planta uma vez por ano pode ajudar a revitalizar a planta.
Se a hera inglesa já estiver subindo numa de suas árvores e você desejar removê-la, tome cuidado. Não apenas arranque uma videira, o que pode machucar a casca da árvore. Em vez disso, corte cada videira onde você achar que está saindo do solo na base da árvore, onde começa sua subida. Quando cortada da terra (e, portanto, de uma fonte de água), a parte da videira que ficou ancorada na casca da árvore eventualmente murchará e morrerá.
Essa técnica de remoção é a melhor maneira de se livrar da planta organicamente, mas requer um pouco de paciência. Você precisará voltar ano após ano e cortar novos ramos até que toda a força da planta tenha sido exaurida. É apenas nesse ponto que novos brotos deixarão de surgir a cada primavera.
Propagação
As aparas ou estacas do caule que tira da poda da hera podem ser usadas para propagar novas plantas. Use caules saudáveis que tenham de 10 a 12 cm de comprimento. Mergulhe as pontas do corte em água e espere que as raízes se desenvolvam, depois transfira os caules para um vaso ou para o solo. As plantas cultivadas como cobertura do solo espalham-se naturalmente. Se quiser pode cortar caules enraizados e desenterrá-los para movê-los para um vaso ou um local diferente no jardim.
Plantar em vaso
Alguns jardineiros cultivam essas plantas em cestos suspensos, deixando-as cair em cascata pelas laterais. Na verdade, considerando sua qualidade invasiva, esta é uma maneira muito sensata de cultivar as trepadeiras.
As pequenas plantas de hera podem ser replantadas uma vez por ano. As plantas maiores podem ser replantadas a cada dois anos. Transplante a planta com terra nova.
Monstera Deliciosa
Nativa das florestas tropicais da América Central, a planta Monstera deliciosa também é conhecida como “filodendro tropical de folhas divididas”. Esta árvore perene trepadeira é uma planta de casa popular e fácil de cultivar. Esta planta é uma das favoritas de muitos designers de interiores para espaços residenciais e comerciais.
Em espaços interiores, a planta cresce cerca de sessenta centímetros de altura. As suas folhas coriáceas, brilhantes, características e em forma de coração vêm de raízes aéreas intrincadas, que podem ser usadas para fazer cordas e cestos. É também chamada de planta de queijo suíço devido às folhas perfuradas, que podem crescer até um metro de comprimento e são significativamente maiores do que a Monstera adansonii.
A Monstera deliciosa prospera em ambientes com humidade, produz flores polinizadas por abelhas e dão frutas suculentas e comestíveis com o sabor combinado de abacaxi e banana. A frutificação não é comum em plantas de interior.
Características da Monstera Deliciosa
Nome botânico:
- Monstera Deliciosa
Nomes comuns:
- Filodendro de folhas divididas, planta de queijo suíço, Folha de janela, Ceriman
Tamanho adulto:
- 90cm de altura
Exposição ao sol
- Luz solar indireta brilhante, parcialmente sombreada
Tipo de solo
- Solo para vasos à base de turfa, bem drenado
Solo
- pH ácido ou neutro
Flor
- creme / bronzeado
Área Nativa
- América Central
Cuidados a ter com a Monstera Deliciosa
Se for uma planta de casa, escolha um vaso fundo com muitos orifícios de drenagem. Encha um terço com solo turfoso. Coloque uma estaca com cuidado para que o caule suba. Coloque as raízes no recipiente. Encha com terra ao redor das raízes. Use laços de plantas para prender a haste à estaca. A cada dois anos ou mais, a Monstera deliciosa provavelmente vai crescer mais do que o vaso pode conter. Quando assim for transplante a monstera para um vaso alguns centímetros mais largo e profundo.
Luz
Esta planta perene prefere luz solar indireta e temperaturas que permanecem consistentemente entre 18 e 23 graus Celsius. Muita luz direta nos meses mais quentes pode queimar a folhagem. Ainda assim, coloque as plantas de interior ao ar livre pelo menos uma vez por ano, sob a luz direta do sol para estimular o crescimento exuberante.
Solo
Num recipiente a planta requer meios de envasamento à base de turfa. Ao ar livre, é adequado para solos arenosos leves, argilosos médios e argilosos com pH ácido ou neutro. A planta desenvolve-se melhor em solos bem drenados e moderadamente húmidos.
Água
Dê à planta regas regulares durante a estação de crescimento. O solo precisará secar um pouco. Regue apenas ocasionalmente no outono e inverno. Para aumentar a humidade dentro de casa, borrife a folhagem usando um borrifador de água.
Fertilizante
Se necessário ou desejado, use um fertilizante líquido balanceado a cada poucas semanas durante a estação de crescimento para plantas de interior.
Pragas / doenças comuns
Limpar a poeira ou detritos com uma esponja húmida ou toalha de papel manterá a planta limpa e evita pragas. As pragas comuns incluem cochonilhas, pulgões, tripes, escama e ácaros. Se algum for encontrado na folhagem, borrife a planta com um jato de água direto.
Poda
Apare as raízes aéreas se ficarem muito rebeldes para o espaço, embora seja preferível colocá-las de volta no vaso.
Propagação
Os caules e as folhas respondem bem ao corte. As estacas podem ser usadas para iniciar novas plantas. No entanto, o método mais popular de propagação de M. deliciosa é a camada de ar, para a qual precisará de tesouras de poda afiadas e limpas, musgo floral ou esfagno, um saco plástico e laços de torção.
Primeiro, encontre uma folha que está a crescer fora de um caule e numa raiz aérea curta abaixo dela. Corte um pequeno entalhe com cerca de um terço da largura do caule, logo abaixo da raiz. Enrole onde a folha se junta ao caule numa camada de musgo esfagno de 2,5 cm. Borrife o musgo com água para aumentar a humidade e embrulhe-o em plástico. Use laços de torção para prendê-lo. Certifique-se de que o musgo permanece húmido até que as raízes se desenvolvam. Finalmente, corte o caule e estabeleça a planta jovem no solo.
Aloé vera
O aloé vera é comumente cultivado como planta de casa e ganhou popularidade porque o gel de suas folhas pode ser usado na pele (embora algumas pessoas fiquem realmente irritadas com o gel).
Existem mais de 300 espécies de Aloé vera, mas a mais comumente cultivada como planta de casa é a Aloe barbadensis miller. Possui folhas grossas e suculentas que contem um gel aquoso. As folhas crescem da base da planta, em roseta, e apresentam bordas recortadas com espinhos flexíveis. O aloé vera é uma suculenta de crescimento rápido, levando de três a quatro anos para atingir o tamanho maduro.
Como Crescer e Cuidar do Aloé vera
As flores pontiagudas aparecem em hastes altas, em tons de amarelo, vermelho ou laranja. As plantas jovens geralmente não florescem, e a babosa cultivada como planta de casa pode levar anos para produzir um caule de flor.
Cuidados a ter com o Aloé Vera
Uma vez que o aloé vera precisa de um solo arenoso ou com cascalho, quando cultivado ao ar livre, é melhor plantar com outras suculentas com necessidades semelhantes.
A floração ocorre no final da primavera / início do verão. As plantas só florescem quando estão maduras e podem não florescer todos os anos se as folhas estiverem a ser colhidas.
Nome botânico
- Aloe barbadensis miller
Nome comum
- Babosa
Tipo de Planta
- Suculenta
Tamanho Maduro
- 30-60 cm de altura
Exposição ao sol
- Luz solar indireta
Tipo de solo
- Arenoso
PH do solo
- 7,0-8,5
Cor da Flor
- Amarelo, vermelho ou laranja
Área Nativa
- África, Península Arábica e Madagascar
Luz
O Aloé Vera precisa estar em um local com luz solar indireta: o sol direto pode queimar a superfície das folhas.
Solo
O solo precisa ser bem drenado. No seu habitat natural, o Aloé geralmente cresce em encostas o que lhe permite ter uma boa drenagem. Para garantir a drenagem num vaso, pode usar solo especial para cactos ou misturar um pouco de areia grossa e fazer sua própria mistura.
Água
A babosa pode lidar bem com a seca, mas prefere ser regada regularmente, permita que o solo seque completamente entre as regas. Se a planta for deixada seca por muito tempo, as folhas irão murchar e enrugar levemente. Estas plantas recuperam quando forem regadas. O stresse prolongado ou falta de água, fazem com que as folhas amareleçam e morram.
A maioria dos aloés fica dormente no inverno e não precisa de água, desde que tenha recebido água suficiente durante a estação de crescimento. Se o seu clima for chuvoso durante o inverno, considere plantar a babosa em cascalho ou pedras.
Temperatura e Humidade
O aloé Vera tem melhor desempenho entre 12 e 30 graus Celsius. As babosas não toleraram bem as geadas.
Fertilizante
O aloé vera não requer solo férteis. Nas plantas domésticas basta fertilizar uma vez por ano.
Poda
Se as folhas externas da planta do aloé vera ficarem com pontas acastanhadas, é hora de podar. Usando uma tesoura de jardim limpa, você pode decidir simplesmente cortar a área afetada da folha ou podar a folha inteira, perto da base da planta. Isso encorajará um novo crescimento. Nunca podar as folhas no centro.
Propagação de Aloé Vera
O aloé vera pode ser propagado por semente, mas é mais fácil de remover algumas folhas que se desenvolvem na base da planta e voltar a plantar. Quebre cada ramificação, certificando-se de que haja algumas raízes presas a cada peça, e replante as ramificações separadamente.
Replantar a Aloé Vera
A aloé vera tem um sistema radicular bastante raso e perto da superfície. Conforme a planta cresce e precisa de mais espaço, mude para um vaso mais largo, em vez de um mais fundo.
Hibernação
O aloe vera não tolera geadas nem temperaturas muito frias. Se ocorrerem geadas inesperadas, cubra as plantas de babosa com lençóis ou cobertores para mantê-las aquecidas.