5 óleos essenciais populares
Os óleos vegetais são muito usados em cosméticos, onde suas propriedades nutritivas, hidratantes e protetoras fazem maravilhas.
Óleo de amêndoa
Rico em gorduras vegetais, contém ómega 6 e 9, além de vitaminas A (que melhora a elasticidade da pele), B, D e E (que acelera a recuperação celular). Mas não é tudo: o óleo de amêndoa também é rico em sais minerais, proteínas, ferro, zinco e cobre, o que o torna um de seus aliados de saúde e bem-estar.
Conselhos de utilização: Para cuidados com o corpo: antes de se deitar, troque o leite corporal por óleo de amêndoa, para uma pele mais lisa ao acordar. Para o cuidado do cabelo: antes de lavar, molhe o cabelo em óleo de amêndoa e enrole-o em uma toalha. Espere pelo menos 15 minutos e depois lave duas vezes para eliminar o óleo.
Óleo de abacate
O óleo de abacate amolece, repara e protege a pele. Regenera a pele e protege-a e acalma irritações.O formato em spray permite uma fácil aplicação no rosto, corpo e cabelos. Um verdadeiro ativo nutritivo e antienvelhecimento, graças às virtudes nutritivas e protetoras do abacate, o óleo é perfeitamente recomendado para peles secas.
Óleo de argão
Óleo de argão serve para regenerar as células e retardar o envelhecimento.
Este óleo dá elasticidade à pele. Neutraliza os radicais livres e combate os efeitos do envelhecimento da pele. É útil para regenerar, nutrir e reestruturar sua pele, unhas e cabelo. É rico em vitamina E e antioxidantes.
Óleo de jojoba
Este óleo se adapta a todos os tipos de pele. Sua composição é próxima à do sebo humano. Portanto, permite regular a sua produção. O óleo de jojoba imita a sebo para proteger as peles secas, enquanto que nas peles gordas previne a superprodução de sebo. O óleo de Jojoba combate ativamente os sinais de envelhecimento da pele e protege a pele da desidratação.
Usos do óleo de jojoba:
- Hidrata a pele seca ajudando a formar uma camada protetora que previne a desidratação;
- É rico em vitamina E. Esta vitamina auxilia a bloquear os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele;
- Ajuda s retardar a inflamação da acne ao dissolver o sebo que obstrui os poros;
Permite removedor de maquilhagem natural; - Estimula a produção de colagénio, o que pode ajudar a pele a recuperar de pequenos cortes e arranhões.
Óleo de coco
Pode ser usado tanto na casa de banho como na cozinha, o óleo de coco é um dos óleos essenciais mais populares! Este óleo vegetal protege a pele e o cabelo da desidratação. Além disso pode usá-lo para remover a maquilhagem. Em suma, é um must-have.
Óleo de rícino
Fortalece unhas, cabelos e cílios (aplique em pequena quantidade). Este óleo ajuda a hidratar os cabelos mais secos, desvitalizados e quebradiços. É geralmente conhecido por estimular o crescimento do cabelo.
O óleo de rícino é extraído das sementes trituradas da planta de rícino. Este óleo tem níveis extremamente elevados de ácido ricinoleico, um ingrediente rico em ácidos gordos com propriedades que ajudam a minimizar a perda de humidade, mantendo a pele hidratada.
Este óleo ajuda a hidratar a pele seca, por esta razão é muito utilizado para fazer cremes de dia.
Usos do óleo de rícinio:
- Ajuda a reduzir a proliferação de bactérias normalmente responsáveis pela acne
- Atua como um anti-inflamatório quando aplicado topicamente nas inflamações e nas borbulhas;
- Ajuda a limpar em profundidade e remover a acumulação de sujidade e sebo.