Como cuidar das suculentas: 9 dicas para cuidar das plantas
As suculentas são plantas que podem estar no interior ou exterior da casa. Aprenda como cuidar e manter as suas suculentas vivas e prósperas.
- Certifique-se de que suas suculentas recebem luz suficiente
As suculentas adoram luz e precisam de cerca de seis horas de sol por dia, dependendo do tipo de suculenta. As suculentas recém-plantadas podem queimar com a luz solar direta, por isso precisa introduzi-las gradualmente à exposição total ao sol ou fornecer sombra com uma cortina transparente.
- Roda as suculentas com frequência
As suculentas adoram o sol direto, mas se a sua fica exatamente no mesmo lugar dia após dia, é provável que apenas um lado receba luz suficiente. Rode a planta com frequência. As suculentas inclinam-se em direção ao sol. Se as suculentas estiverem inclinadas pode ser um sinal de que eles precisam estar em um local mais ensolarado.
- Dê água de acordo com a estação
Assim como nós, as suculentas precisam de mais energia quando estão em um período de crescimento. Durante a primavera e o verão, as plantas florescem e bebem muito mais água do que quando descansam no outono e inverno. Teste o solo com um dedo – quando os 3.5 cm de cima estiverem secos, regue a planta. A rega excessiva pode matar sua suculenta, por isso certifique-se de deixar o solo secar entre as regas.
- Regue o solo diretamente
Quando você regar as suas suculentas, molhe o solo até que a água saia pelos orifícios de drenagem. (Se o seu recipiente não tiver orifícios de drenagem, use menos água.) Não use um borrifador para regar as suculentas, a pulverização pode causar raízes quebradiças e folhas mofadas.
- Mantenha as suculentas limpas
Inevitavelmente, as plantas de interior ganham alguma poeira, o que pode inibir seu crescimento. Limpe as folhas e lombadas delicadamente com um pano húmido (use um pincel macio para chegar aos pontos difíceis de alcançar).
- Escolha um recipiente com drenagem
As suculentas não gostam de ficar em solos encharcados, por isso a drenagem é um passo importante para evitar o apodrecimento. O vaso da suculenta deve ter um orifício de drenagem para permitir que o excesso de água saia. Os vasos de terracota são ideais para iniciantes.
- Plante as suculentas no solo certo
As suculentas precisam de solo que drene, por isso o solo de envasamento regular não serve. Escolha um solo de envasamento com areia, pedra-pomes ou argila expandida. As raízes suculentas são muito frágeis, por isso seja gentil ao envasar a plantar.
- Livre-se dos insetos
As pragas não devem ser um problema para as suculentas de interior, mas ocasionalmente pode ter que lidar com insetos. Os mosquitos são atraídos por suculentas plantadas em solo muito húmido e sem drenagem adequada. Para se livrar de ovos e larvas, borrife o solo com álcool isopropílico a 70%. As cochonilhas são outra praga com a qual os donos de suculentas têm de lidar. O excesso de água e a fertilização em excesso são as causas comuns do aparecimento de cochonilhas. Afaste as plantas infectadas de outras suculentas e borrife álcool isopropílico a 70 por cento.
- Fertilize suculentas no verão
As suculentas não precisam de muito fertilizante, mas pode dar-lhes um fertilizante leve durante a primavera e o verão. Tenha cuidado para não fertilizar demais, senão a suculenta pode crescer muito rapidamente e enfraquecer.