Home » As 9 Melhores Plantas para a Qualidade do Ar em Casa

As 9 Melhores Plantas para a Qualidade do Ar em Casa

2 plantas

Sabias que o ar interior da sua casa pode ser mais poluído, do que o ar do exterior.  Melhorar a qualidade do ar interno é especialmente importante, para pessoas com problemas respiratórios.

A qualidade do ar afeta a saúde humana, dos animais e das próprias plantas.

 

Definição da qualidade do ar

A qualidade do ar é o termo que se usa, normalmente, para traduzir o grau de poluição no ar que respiramos. A poluição do ar é provocada por uma mistura de substâncias químicas, lançadas no ar ou resultantes de reações químicas, que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera. Estas substâncias poluentes podem ter maior ou menor impacte na qualidade do ar, consoante a sua composição química, concentração na massa de ar em causa e condições meteorológicas.

 

Efeitos genéricos da poluição do ar

A poluição do ar tem vindo a ser a causa de um conjunto de problemas, nomeadamente:

  • Degradação da qualidade do ar;
  • Exposição humana a substâncias tóxicas;
  • Danos na saúde humana.

Entre os efeitos na saúde humana referem-se os problemas ao nível dos sistemas respiratório e cardiovascular.

9 Plantas que melhoram a qualidade do ar interior em casa

De plantas arbóreas a suculentas pontiagudas, as plantas de interior podem ajudar a melhorar a qualidade do ar interior da sua casa. Além disso as plantas de interior tornam os espaços mais vivos e alegres. Dê um toque de personalidade à sua casa. 

 

  • Lírio da paz (Peace lily)

Peace Lily
Peace Lily

Os lírios da paz são plantas imponentes que adoram sombra não são apenas fáceis de cuidar, mas também excelentes para limpar o ar interior de casa. As suas folhas verdes e as suas flores brancas adicionam um toque de elegância a qualquer espaço.

Os lírios da paz são plantas tropicais que crescem no solo da floresta.  Estas plantas estão acostumadas a prosperar em sombras, mas florescem melhor quando expostas à luz direta da manhã algumas horas por dia. As plantas de interior podem crescer até 40 cm de altura.

  • Marble Queen Pothos

marble queen pothos
Marble queen pothos

A Marble Queen pothos é uma das plantas caseiras mais fáceis de cultivar, mesmo para iniciantes. Estas plantas são purificadoras de ar, e removem impurezas domésticas comuns do ar. Por isso são uma adição saudável e bonita para a sua casa. Em média, esta planta pode viver cerca de 10 anos e é uma planta que fica linda em qualquer casa.

  • Planta Aranha (Spider plant)

planta aranha
Planta aranha

A planta aranha está entre as plantas de interiores mais adaptáveis e é muito fácil de cultivar. A planta aranha é conhecida por ajudar a purificar o ar interior, tornando-a uma adição saudável à sua casa.

Nativas da áfrica tropical e do sul, as plantas de aranha têm a reputação de serem quase impossíveis de matar. Essas plantas divertidas de crescimento rápido são uma ótima opção para tratadores iniciantes de plantas.

  • Calathea Peacock

PLANTA calathea
Calathea

As calatheas são conhecidas pela sua folhagem com padrões arrojados. As folhas da maioria das variedades de Calathea dobram-se ligeiramente durante a noite, revelando a parte inferior frequentemente colorida.

  • Dracaena Marginata

Dracaena Marginata
Dracaena Marginata

As plantas Dracaena variam em tamanho, forma e cor, mas todas compartilham uma característica principal – suas folhas longas que crescem para fora e para cima a partir de um talo central ou cana.

Dracaenas são plantas de interior fáceis de cuidar e que prosperam em quase todos os ambientes. 

A NASA lista as variedades de Dracaena como excelentes plantas para a remoção de toxinas nocivas do ar.

  • Suculenta Jade

suculenta jade
Suculenta jade

As plantas de jade são suculentas com folhas ovais rechonchudas, nativas da América do Sul, mas populares em todo o mundo. Estas plantas são fáceis de cultivar, embora só cresçam apenas cinco centímetros por ano. As plantas de jade são muito resistentes e têm vida longa e, se forem bem cuidadas, podem ser transmitidas de geração em geração. Esta planta é muito resistente e é um ótimo complemento para a sua coleção de suculentas ou plantas de interior.

  • Antúrio

antúrio
Antúrio

As flores do antúrio são das flores mais duradouras na terra. O anthurium simboliza a hospitalidade. Com sua flor aberta em forma de coração e inspira felicidade e abundância.

As flores de antúrio, também conhecidas como flores de flamingo (que são, na verdade, folhas modificadas em forma de coração) podem ser vermelhas, brancas ou rosas.

A planta pode perder as suas flores como parte do seu ciclo de vida natural! Um antúrio bem cuidado floresce durante todo o ano em intervalos de aproximadamente 3 meses, por isso pode estar num intervalo sem flores.

  • Echeveria Perle

suculentas de várias cores
suculentas de várias cores

A suculenta Echeveria, tolerante à seca, é conhecida por sua icónica forma de roseta e folhas carnudas que armazenam água.

Prospera em luz direta brilhante, mas pode tolerar luz indireta brilhante.

  • Borracheira

borracheira
borracheira

A Borracheira é uma planta espetacular de interior com folhas grossas e brilhantes que variam de cor vermelha para preto. A borracheira é uma planta forte e robusta, mas não gosta de mudanças de luz e temperatura drásticas.

Esta planta é nativa das florestas tropicais da Índia e da América do Sul.

Artigos sobre Plantas de interior

Shopping Cart