Home » Álcool no corpo

Álcool no corpo

O álcool é absorvido pelo corpo muito rapidamente. Ao contrário da maioria dos alimentos e bebidas, é absorvido pela corrente sanguínea em poucos minutos. O fígado demora cerca de uma hora a processar uma unidade de álcool, formando um composto altamente tóxico à medida que o decompõe para eliminação.

À medida que o álcool atinge o estômago, cerca de 20% começa a ser imediatamente transferido para a corrente sanguínea. O álcool é rapidamente levado para o fígado, cérebro e pâncreas, onde começa a se decompor. O resto é absorvido pelo intestino. 

efeitos do álcool no corpo

O contacto com álcool pode danificar as células que revestem a boca, a garganta e o esófago, promovendo problemas nestas áreas, especialmente entre os fumadores.

O álcool estimula o estômago a produzir grandes quantidades de ácido, que podem irritar o revestimento do estômago, e levar a úlceras ao longo do tempo.

efeitos do álcool no corpo

O álcool faz com que os vasos sanguíneos dilatem, fazendo-nos sentir quentes. Além disso, também causa uma queda temporária da pressão arterial e da pulsação.

O consumo repetitivo de álcool, leva à inflamação e cicatrizes das células hepáticas. A gordura torna-se depositada entre as células, dificultando o funcionamento do fígado.

 O excesso de bebida pode levar à sede e à desidratação.

 Algum álcool afeta o cérebro muito rapidamente. O controlo das funções físicas e mentais torna-se progressivamente mais difícil.

 Beber aumenta o risco de inalação de vómito e também afeta os níveis de óxido nítrico, ambos os quais tornam os pulmões mais suscetíveis à infeção.

Enquanto bebe, a concentração de álcool no sangue aumenta. Isto leva a uma perda crescente de controlo das faculdades físicas e mentais.

  • Com apenas 0,03 gramas de álcool por mililitro do sangue, as suas inibições desaparecem e pode sentir-se eufórico.
  • Com 0,08 gramas de álcool, a sua visão, equilíbrio e fala começam a ser afetados.
  • Com 0,12 gramas de álcool, a coordenação do seu corpo começa a ser afetada.
  • Com 0,2 gramas de álcool, pode ter uma perda de controlo motor e função mental.
  • Se tiver 0,3 gramas de álcool, pode ficar inconsciente e necessitar de hospitalização.Com mais de 0,3 gramas existe o risco de intoxicação alcoólica e morte.

As ressacas só começam a surgir, depois do álcool ter sido metabolizado. Os sintomas típicos incluem cansaço, tonturas, náuseas e dor de cabeça. Normalmente os sintomas podem durar 24 horas.

Shopping Cart