Home » Como conservar queijo

Como conservar queijo

queijos

Como conservar queijo?

A maioria dos queijos tem uma data de validade na embalagem, no entanto tal como outros produtos, não existe um dia específico em que o queijo passa de totalmente comestível para totalmente estragado. O queijo está vivo e em constante evolução e por isso muda à medida que permanece no frigorífico. O queijo pode ser congelado sem que se estrague, mas há passos a ter em conta para garantir que mantém as suas características de o sabor, aroma e textura. Antes de o congelar, corte-o em pedaços mais pequenos e envolva-o bem em película aderente. 

Para garantir que o gelo não entre directamente em contacto com o queijo. Ao descongelar o queijo, dependendo do queijo, use-o para gratinar ou derreter. Os queijos mais duros são os melhores para congelar, por outro lado, os mais amanteigados como têm mais água são os que deve congelar menos. Em qualquer queijo, o limite máximo para conservar queijo no congelador é de 6 meses. Queijos como camembert, roquefort, brie, gorgonzola, mozzarella, parmesão, cheddar e gruyere  são óptimos para congelar, desde que sejam tomados todos os cuidados para que isso seja bem feito. A seguir veja como conservar queijo.

Dicas para congelar queijo

Congelar Queijo em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.

Congelar Queijo em Fatias: Para que as fatias não se agarrem é importante colocarem uma folha de papel vegetal entre cada camada.

Congelar Queijo Ralado: Rale os queijos e separe em sacos de congelação. Se o queijo for macio e difícil de ralar coloque o queijo no congelador por 30 minutos antes de ralar.

Como congelar: Guarde os queijos em sacos de congelação hermeticamente fechados. Certifique-se de retirar todo o ar dos sacos, etiquete com a data em que o queijo está a ser colocado no congelador.

Para descongelar: Os queijos mais macios devem ser descongelados no frigorífico, já os queijos mais firmes podem ser descongelados em temperatura ambiente.

Tempo de armazenamento: Até 3 meses.

Dica: Se tiver vários tipos de queijo, é importante não misturar. Congele os diferentes tipos de queijo separadamente.

Conservar queijo no frigorífico

Aqui estão os prazos recomendados para armazenar seus queijos favoritos no frigorífico e os melhores métodos de armazenamento para cada um.

Queijos duros

Os queijos com menor humidade são os menos perecíveis porque possuem menor teor de água e maior teor de sal. O maior problema de queijos duros é a perda de humidade quando exposto ao ar. Para obter melhores resultados, embrulhe o queijo em película aderente ou papel vegetal.

Tipos: Parmigiano-Reggiano, pecorino Romano, queijo cheddar, grana padano ou qualquer queijo envelhecido por um ano ou mais.

Tempo máximo de armazenamento no frigorífico: quatro a seis meses

Queijos Semi-Duros ou Semi-Macios

Este tipo de queijos são os mais difíceis de saber quanto tempo devem permanecer no frigorífico é especialmente importante provarem antes de os guardar. Envolva o queijo em pelicula aderente e/ ou papel vegetal e coloque-o dentro de uma saco de congelação com zip e remova o ar.

Tipos: Porto Salut, Gruyère, a maioria das goudas, Condado, muenster

Tempo máximo de armazenamento no frigorífico: duas a quatro semanas após a data de vencimento.

Queijos Macios

Este tipo de queijo tem maior teor de água e é altamente perecível. Seguir a data de validade para queijos frescos como ricota e queijo cottage é mais importante. Se encontrar algum mofo no queijo macio, deite fora. Os queijos macios podem ser armazenados de maneira semelhante aos queijos semi-macios e embrulhados em papel respirável e colocados em sacos de congelação.

Tipos: Ricota, burrata, mussarela, brie, gorgonzola, chevre, queijo cottage

Tempo máximo de armazenamento no frigorífico: uma ou duas semanas

Shopping Cart