Home » Como Cuidar da Monstera Deliciosa?
monstera deliciosa num fundo amarelo

Guia para cuidar da Monstera Deliciosa (Costela-de-Adão)

A monstera deliciosa é uma planta conhecida pelas suas folhas grandes, verde-brilhantes, que apresentam um recorte único. Na natureza comporta-se como uma liana perene que se desenvolve nas árvores da floresta tropical unindo-se a troncos e apoiando-se nas suas raízes aéreas.

A Monstera Deliciosa é uma planta de interior muito querida pelos amantes de plantas, e é originária das florestas tropicais da América Central e do Sul.

Para cultivar a Monstera Deliciosa, é importante ter alguns cuidados básicos. Ela precisa de luz indireta, regas regulares e adubação adequada. A poda é essencial para mantê-la saudável e com um aspeto bonito. Com estes cuidados, pode ter uma planta linda e vistosa em sua casa.

A Monstera Deliciosa Variegata é uma variedade muito procurada pelos colecionadores de plantas. A planta tem folhas com variações de cores e é uma verdadeira maravilha. Mas tenha atenção, pois esta variedade pode ser mais sensível do que a Monstera Deliciosa normal.

Após a germinação, a monstera deliciosa cresce na direção da área mais sombria até encontrar uma base de árvore onde possa crescer. A partir daí começa a trepar a árvore em direção à luz. Esta planta pode mesmo ultrapassar as copas das árvores.

Se quiser cultivar a Monstera Deliciosa em casa, não se esqueça de adquirir um bom adubo para a planta. Existem vários tipos disponíveis no mercado, que podem ajudar a garantir um bom crescimento e desenvolvimento da planta.

Em resumo, a Monstera Deliciosa é uma planta de interior bastante versátil e pode ser cultivada com sucesso seguindo alguns cuidados básicos. Não deixe de conhecer esta espécie encantadora e adicioná-la à sua coleção de plantas!

montera deliciosa luz, rega, temperatura

Questões Frequentes sobre a Monstera Deliciosa

Regue a Monstera moderadamente cerca de uma vez por semana. Aguarde até que o solo esteja bastante seco antes de voltar a regar. Mantenha a planta num ambiente bastante húmido.

A costela-de-adão, também conhecida como Philodendron scandens, é uma planta trepadeira da família Araceae, comumente encontrada em casas e jardins. A planta doméstica não produz frutos. A costela-de-adão é cultivada por suas folhas verdes grandes e suas flores pequenas que aparecem em espigas. Algumas variedades tem folhas vinhas, por isso é comum ser chamada de costela de Adão.

Pode levar de 1 a 7 semanas para que as folhas da sua planta de interior abram completamente. Em condições ideais as folhas podem desenrolar-se em menos de uma semana, dependendo da idade e do tipo de planta monstera.

Uma das partes mais importantes de criar uma costela-de-Adão bonita e saudável é dar-lhe a luz certa. Isto significa aprender a reconhecer os sinais que a planta dá quando precisa de mais luz.

A costela-de-Adão gosta de luz solar brilhante e indireta e geralmente serão mais felizes perto de uma janela onde os raios do sol não brilham diretamente nas folhas.

O melhor lugar para um monstera é muitas vezes numa janela virada a leste ou perto de uma janela virada a sul. As janelas viradas para norte podem não ser as ideais. Enquanto as janelas viradas para oeste podem deixar passar muita luz quente e direta durante a tarde.

Se o seu monstera não está a receber luz suficiente, você vai notar! Aqui estão alguns sinais que o seu monstera deliciosa precisa de mais luz.

O seu Monstera Adansonii prefere luz indireta brilhante. Pode sobreviver em condições de luz mais baixas, mas o crescimento pode abrandar. Não mantenha a planta na luz solar direta por longos períodos de tempo. Deixe o Monstera Adansonii secar até (cerca de 75%) antes de regar novamente.

Coloque o seu Monstera onde possa receber luz indireta média. A planta é tolerante a condições de luz mais baixas. O ideal é colocar o monstera num local onde receberá luz indirecta, a poucos metros de uma janela virada para sul, oeste ou leste.

O monstera gosta de um solo bem drenado. Um solo muito húmido que permanece encharcado ou excessivamente molhado pode causar apodrecimento das raízes. Regue a planta semanalmente e garanta que o excesso de água é escorrido. A monstera deliciosa não gosta de excesso de água.

Replante a planta a cada dois ou três anos, num recipiente com um diâmetro de 20 cm ou mais.

As Folhas da Monstera são verdes e cerosas  (embora as folhas das plantas mais jovens possam ser verdes claro). À medida que os Monsteras envelhecem, as suas folhas mais velhas acabam por ficar amarelas e morrer, por isso alguma descoloração é normal.

  1. Encontre um equilíbrio entre o sol e a sombra. Se a Monstera receber demasiado sol, as folhas ficarão amarelas.
  2. Regue o Monstera moderadamente e uniformemente, uma vez por semana.
  3. Para conter o crescimento excessivo, evite regar com demasiada frequência e podar regularmente.

Se as folhas da sua costela-de-Adão estiverem enroladas, é porque precisa de água. Dê-lhe muita água e deixe-a escorrer completamente antes de colocá-la de volta no vaso.

Plantas de Interior

1 thought on “Como Cuidar da Monstera Deliciosa?”

Comments are closed.

Shopping Cart