Home » Como cuidar da Dracaena?
Dracaena Marginata

Como cuidar da Dracaena

As plantas Dracaena variam em tamanho, forma e cor, mas todas compartilham uma característica principal as suas folhas crescem para fora e para cima a partir de um talo central ou cana.

 

O que é uma Dracaena?

As plantas Dracaena variam em tamanho, forma e cor, mas todas compartilham uma característica principal – suas folhas longas que crescem para fora e para cima a partir de um talo central ou cana.

Dracaenas são plantas de interior fáceis de cuidar e que prosperam em quase todos os ambientes.

Classificação botânica: Asparagaceae Dracaena

Fato engraçado

A NASA lista as variedades de Dracaena como excelentes plantas para a remoção de toxinas nocivas do ar.

 

A Dracaena precisa de muita luz?

A Dracaena prefere luz solar indireta média, mas pode sobreviver em situações de pouca luz. Quando as folhas estão pálidas geralmente indicam que a planta está a receber muita luz. Se as folhas ficarem claras, crescimento lento e surgimento de folhas novas pequenas indicam que não está a receber luz suficiente.

 

Com que frequência deve regar a dracaena?

Regue a planta apenas quando o solo estiver seco. A rega deve ser regular mas limitada, para não apodrecer as raízes da planta. É suficiente regar a cada 5 a 7 dias.

 

Como cuidar da sua Dracaena

Use estas instruções para cuidar da sua Dracaena.

Este guia explica:

  • Como regar uma Dracaena;
  • Suas preferências de luz, temperatura, humidade
  • Cuidados adicionais que possa ser necessário para ajudá-la a crescer.

Tipos de Dracaena

Existem vários tipos de Dracaena:

  • Dracaena Colorama
  • Dracaena Dorado
  • Dracaena Elegance
  • Dracaena Fragrans
  • Dracaena Giganta
  • Dracaena Gold Star
  • Dracaena Green Jewel
  • Dracaena Jade Jewel
  • Dracaena Janet Craig
  • Dracaena Lemon Lime
  • Dracaena Limelight
  • Dracaena Marginata Bush
  • Dracaena Marginata Open Weave
  • Dracaena Rikki Cane
  • Dracaena Sol
  • Dracaena Song of India
  • Dracaena Song of Jamaica
  • Dracaena Twister
  • Dracaena Warneckii
  • Dracaena sanderiana

Problema Comum da Dracaena: Folhas a ficar castanhas

 

Porque é que as pontas da minha Dracaena estão a ficar castanhas?

 

Humidade

A causa mais comum de escurecimento das pontas das folhas entre as plantas Dracaena é a irrigação insuficiente ou permitir que a Dracaena fique seca por longos períodos de tempo. Regue a Dracaena quando os primeiros 75% do solo do vaso estiverem secos. O solo nunca deve ser encharcado ou molhado. No inverno, permita que sua planta seque mais entre as regas, mas certifique-se de aumentar a humidade com nebulização regular.

Quando regar a sua Dracaena, certifique-se de fornecer água suficiente para que o líquido escorra do orifício de drenagem no fundo do vaso. É extremamente importante descartar qualquer excesso de água que fica no prato do vaso e não deixar a sua planta ficar na água. A Dracaena não gosta de ficar encharcada. Se a planta ficar encharcada as raízes apodrecem e levem à eventual morte da planta.

Qualidade da água

A qualidade da sua água também pode estar a fazer com que as folhas da Dracaena fiquem amareladas. As plantas Dracaena são sensíveis aos produtos químicos encontrados na maior parte da água da torneira. Use água filtrada ou deixe que a água da torneira fique descoberta e a repousar durante a noite antes de regar, para que produtos químicos como o cloro possam evaporar.

Nível de humidade

A baixa humidade e o solo seco faz com que as folhas caiam e fiquem acastanhadas nas bordas. Borrifar as folhas de sua Dracaena frequentemente aumentará a humidade. Se quiser pode usar um humidificador para aumentar a humidade da planta.

Pragas

Uma Dracaena stressada é mais suscetível a infestações de insetos. Insetos sugadores de seiva, como os ácaros, podem remover a humidade da planta. Quando isto acontece as folhas ficam amareladas. Escamas, cochonilhas e ácaros-aranha ocorrem com frequência em ambientes fechados. Se não forem mortas no início, essas pequenas pragas proliferam para toda a folhagem.

Algum amarelecimento e escurecimento são naturais

Problema Comum da Dracaena: Folhas a ficar amarelas

Porque é que as folhas da minha Dracaena estão a ficar amarelas?

As folhas da sua Dracaena podem estar a ficar amarelas por vários motivos, mas não se preocupe! Vamos investigar e chegar ao fundo da questão!

Humidade

A causa mais comum do amarelecimento das folhas entre as plantas Dracaena é a humidade inadequada do solo, em particular o excesso de água. A sua Dracaena gosta de ser mantida húmida (mas não molhada ou encharcada!). Por isso manter um plano regular de rega é fundamental.

Quando regar a sua Dracaena, certifique-se de fornecer água suficiente para que o líquido escorra do orifício de drenagem do vaso. É extremamente importante descartar qualquer excesso de água do prato do vaso. A planta não gosta de ficar na água. Se a planta ficar na água as raízes podem apodrecer e eventualmente levar à morte da planta. As folhas amarelas são o primeiro sinal que as raízes estão a apodrecer.

Fornecer humidade adequada e consistente ao solo é importante para cuidar da planta Dracaena. Alternar entre solo seco e húmido pode criar stresse na planta. A dracaena não é uma planta tolerante à seca.

 

Qualidade da água

A qualidade da sua água também pode estar a fazer com que as folhas da Dracaena fiquem amarelas. As plantas Dracaena são sensíveis aos produtos químicos encontrados na maior parte da água da torneira. Use água filtrada ou deixe que a água da torneira fique descoberta durante a noite antes de regar a planta.

 

Humidade

A baixa humidade e o solo seco fazem com que as folhas caiam e fiquem amarelas nas bordas. Se for este o caso a dracaena precisa de um aumento da humidade. Pode combater a falta de humidade com humidificador.

Pragas

Uma Dracaena enfraquecida ou stressada é mais suscetível a infestações de insetos. Insetos sugadores de seiva, como os ácaros, podem drenar a humidade da planta. Este problema se manifesta-se rapidamente nas folhas. Escamas, cochonilhas e ácaros-aranha ocorrem com frequência em ambientes fechados.

A sua Dracaena está a crescer?

Se houver um novo crescimento na sua planta e as folhas amareladas estiverem na parte inferior da planta, esse amarelecimento é natural. A sua planta perde as folhas velhas e envia energia para um novo crescimento.

Questões Frequentes sobre a Dracaena

A Dracaena Marginata prefere luz solar indireta média, mas pode sobreviver em situações de pouca luz. Quando as folhas estão pálidas geralmente indicam que a planta está a receber muita luz. Folhas claras, crescimento lento e surgimento de folhas novas pequenas indicam que não está a receber luz suficiente.

Regue a sua Dracaena Marginata regularmente enquanto deixa a mistura do solo secar à superfície antes de regar novamente. A rega deve ser regular mas limitada, para não apodrecer as raízes da planta. É suficiente regar a cada 5 a 7 dias.

Faça um corte abaixo da linha da folha da planta, certificando-se de incluir vários nós do caule da planta. As mudas podem ser plantadas num recipiente com solo húmido ou num copo com água limpa. As estacas propagadas na água requerem pouco tempo antes que as raízes comecem a se formar. Coloque os recipientes ou vasos num local quente que receba luz solar indireta.

Também pode gostar:

Se quer saber como cuidar de outras plantas de interior veja as nossas dicas nos seguintes guias:

2 thoughts on “Como cuidar da Dracaena?”

  1. Esta planta é super simples de propagar, comigo demorou 2 mês para começar a ver as raízes! É uma planta bastante resistente e fácil de cuidar. Fiz a propagação da minha dracaena e agora tenho 3 dracaenas em ótimo estado 🙂

Comments are closed.

Shopping Cart