Home » Como cuidar da Suculenta Jade
guia para suculenta jade

Como cuidar da suculenta Jade

O que é a planta Jade?

As plantas de jade são suculentas com folhas ovais rechonchudas, nativas da América do Sul, mas populares em todo o mundo. Estas plantas são fáceis de cultivar, embora só cresçam apenas cinco centímetros por ano. As plantas de jade são muito resistentes e têm vida longa e, se forem bem cuidadas, podem ser transmitidas de geração em geração. Esta planta é muito resistente e é um ótimo complemento para a sua coleção de suculentas ou plantas de interior.

Classificação botânica: Crassula ovata

Fato engraçado

Às vezes conhecida como “Planta de dinheiro”, a planta de jade é usada no Feng Shui para promover riqueza e prosperidade. Estas suculentas costumam ser dadas como presentes de inauguração, e pode encontrá-las em muitos escritórios, lojas e restaurantes.

Como cuidar da suculenta jade

  • Luz

A planta de jade gosta de luz direta ou indireta brilhante. Ela não cresce se não receber luz solar suficiente.

  • Água

A planta de jade não precisa ser regada com a mesma frequência que a maioria das plantas de interior. Regue apenas quando o solo estiver completamente seco ou quando notar que as folhas começam a murchar. Regue bem para que as raízes tenham a oportunidade de absorver a humidade. Certifique-se de que não há água parada por baixo do vaso, pois isso pode levar à podridão das raízes.

  • Humidade

Esta planta não necessita de humidade extra e tolera ar seco.

  • Temperatura

A planta de jade fica bem em temperaturas ambientes médias entre 15-26 graus celcius.

  • Fertilizante

Fertilize uma vez na primavera e uma vez no verão com um fertilizante de suculentas.

  • Toxicidade

A planta de jade é considerada tóxica.

  • Cuidados adicionais

Com o tempo, a suculenta Jade perde as suas folhas inferiores. Embora isso possa ser alarmante, é completamente natural e não significa que a sua planta esteja a morrer.

 

Problemas comuns com a suculenta jade

Porque é que minha suculenta Jade tem as folhas a cair?

A queda das folhas da planta de jade pode ser causada por vários fatores.

Regar em demasia

As folhas da planta podem cair se forem regadas com muita frequência. Certifique-se de molhar o solo apenas quando o solo estiver 100% seco. Regue lentamente até que comece a escorrer pelo orifício de drenagem e, em seguida, remova o excesso de água capturado no pires.

Falta de água

As folhas de jade que caem rapidamente, secas e enrugadas, podem ser um sinal de falta de água. Certifique-se de verificar o solo regularmente para que nunca fique totalmente seco durante muito tempo. As plantas de jade têm mais sede na primavera e no verão, portanto, espere que o solo seque com mais frequência durante esses meses.

Muito pouca luz

A sua planta está a receber luz suficiente? As plantas de jade adoram luz forte! Idealmente, eles precisam de luz solar pelo menos 4 horas por dia quando cultivadas em ambientes fechados como no interior de casa ou escritório. As plantas menores devem ser mantidas sob luz brilhante e indireta, mas as plantas maduras podem tolerar mais luz solar direta.

Pragas

Verifique atentamente se há pragas! Os insectos podem estar a fazer com que as folhas da suculenta caiam. Os insectos tornam as folhas pegajosas e estimulam o crescimento de mofo. Se algum sinal de praga for descoberto, coloque a planta em quarentena e trate-a imediatamente.

 

Porque há manchas brancas na minha Jade?

As manchas brancas na sua jade podem ser causadas por uma série de fatores! Vamos nos aprofundar e ver qual pode ser o problema.

Qualidade da água

O aparecimento de manchas brancas na planta pode ser causado por excesso de sal na água da torneira. Se a água tiver excesso de sal, a planta irá expelir o sal pelos poros das folhas. Isso não prejudicará a planta, mas se quiser evitar manchas pode considerar regar a planta com água filtrada, da chuva ou destilada. Limpe as folhas com um pano húmido para se livrar das manchas.

Mofo

A planta pode ficar com mofo se estiver localizada numa área de baixa circulação de ar com temperaturas baixas, mas alta humidade. Pode identificar o mofo pelo aparecimento de pequenas manchas circulares brancas que ocorrem nas partes mais largas da planta. Começará nas folhas e, e numa fase mais avançada, formam-se fios macios que se espalham pela planta. Para tratar, pode borrifar a planta com uma mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ colher de chá de sabonete líquido e 1 litro de água.

Pragas

Os insectos aparem com frequência em ambientes fechados. O aparecimento de manchas brancas na suculenta jade pode significar que tem insectos. Sugerimos que olhe atentamente para planta para perceber se as manchas brancas se movem. Se for alguma praga de insectos deve tratar de os eliminar. Especialmente se a planta tem iluminação deficiente, deficiência de nutrientes ou humidade inadequada do solo.

Também pode gostar:

Se quer saber como cuidar de outras plantas de interior veja as nossas dicas nos seguintes guias:

Shopping Cart