Neste artigo, daremos alguns exemplos de ervas, legumes e frutas que podem ser cultivados numa horta vertical em apartamento. Além disso, damos algumas dicas simples e úteis para que as possa aplicar na sua horta de varanda.
Sabe como cultivar legumes e frutas na varanda? Se tem limitação de espaço, opte por produzir os seus vegetais em vaso, fazendo por exemplo um horta vertical na varanda do seu apartamento.
No entanto nem todos os legumes podem crescer em vasos, no entanto, neste artigo damos alguns exemplos de vegetais que podem ser produzidos nestas condições sem perderem sabor ou qualidade.
Como cultivar ervas, frutas e vegetais num apartamento
Algumas das melhores opções para jardinagem em apartamentos incluem hortelã, cebolinho, salsa, lavanda, manjericão e tomilho. Além disso também pode cultivar alface, espinafre e rúcula, plantas de crescimento rápido com raízes superficiais. Estas plantas não são muito dificeis de cultivar, desde que recebam bastante água.
Como cultivar ervas, frutas e vegetais num espaço pequeno
Mesmo que more num apartamento minúsculo, deve ser capaz de cultivar algumas plantas. Além das plantas domésticas típicas, certas ervas, frutas e vegetais podem prosperar no jardim vertical de um apartamento. Comece com apenas alguns recipientes à medida que aprimora as suas habilidades de jardinagem. Fatores como o acesso à luz solar e o peso dos vasos devem ser levados em consideração. Veja como começar um jardim no seu apartamento.
Como cultivar plantas em apartamentos?
Embora algumas plantas sejam mais resistentes e indulgentes para os jardineiros iniciantes do que outras, todas as plantas têm necessidades de cultivo específicas que deve ter atenção. Aqui estão alguns elementos que deve ter em atenção ao escolher plantas para cultivar no jardim do seu apartamento:
Luz solar: a maioria das plantas frutíferas e com flores precisam de luz direta. O que significa seis a oito horas de sol direto. O que pode ser difícil de acontecer num apartamento, especialmente numa cidade onde os edifícios altos podem bloquear o sol, pelo menos parte do dia. As varandas e os telhados oferecem a melhor alternativa de pleno sol. Se estiver a fazer jardinagem no parapeito de uma janela, pode escolher plantas que requerem menos luz solar, como certos vegetais e ervas, ou pode adicionar uma luz de cultivo para imitar os raios do sol.
Solo: as plantas dependem do seu solo para obter água, ar e nutrientes. Como o jardim do seu apartamento provavelmente envolve vasos, não pode usar solo de jardim comum. Portanto precisa de uma mistura de envasamento bem drenada.
Água: as plantas em recipientes precisam de muita água, muitas vezes várias vezes ao dia. Portanto, escolha um local para o seu jardim que tenha fácil acesso a um abastecimento de água. Carregar regadores pode ser entediante, especialmente se tiver várias plantas. Se funcionar para sua configuração de jardim, considere comprar uma mangueira que possa ser conectada a uma torneira de pia.
Humidade: se estiver a cultivar as suas plantas num parapeiro de uma janela interna, pode ser necessário fornecer um pouco de humidade extra, especialmente quando o calor estiver ligado. Borrifar as plantas pode ajudar.
Vento: se suas plantas ficarem expostas a ventos fortes, pode precisar de alguma proteção adicional. O vento pode rasgar as folhas e derrubar vasos pesados. Portanto, forneça um bloqueador de vento, como uma tela ou grade. Ou certifique-se que seus recipientes sejam largos e pesados o suficiente para ancorar as plantas.
Peso: Os recipientes cheios de solo são pesados, e uma vez saturados de água, o seu peso pode triplicar. Certifique-se de que o local do jardim do seu apartamento aguenta o peso. E se estiver a fazer jardinagem numa varanda ou telhado, tenha atenção às restrições de peso.
Melhores escolhas de plantas para apartamentos
Se quiser pode cultivar praticamente qualquer planta num recipiente. Por exemplo, uma macieira em tamanho real pode estar fora de questão, mas existem variedades estreitas que podem caber num canto de 30 centímetros quadrados da sua varanda. Pense no que gosta de comer e escolha alguns tipos de plantas para experimentar no jardim do seu apartamento. Pode começar com as sementes, que oferecem mais variedade e são mais baratas.
Ervas Aromáticas: embora muitas ervas cresçam bem em recipientes, elas não ficarão tão grandes e cheias como fariam ao ar livre no solo.
É maravilhoso ter ervas frescas por perto para cozinhar. Algumas das principais opções para jardinagem em apartamentos incluem hortelã, cebolinho, salsa, lavanda, manjericão e tomilho.
Os vegetais como a alface, espinafre e rúcula, são plantas de crescimento rápido e raízes superficiais. Estas plantas não são muito exigentes com as suas condições de cultivo, desde que recebam bastante água.
Tomates: os tomates podem ficar grandes e pesados, mas crescem bem em vasos.
Malaguetas: Se gosta de picante, experimente cultivar malaguetas crescem muito bem em vasos e podem dar frutos o ano todo.
Limões: algumas das frutas mais fáceis de cultivar num recipiente são as árvores cítricas anãs. Os limões dão-se bem em ambientes fechados se receberem de seis a oito horas de sol por dia, juntamente com um pouco de humidade. Coloque algo por baixo do vaso para proteger o chão e os móveis, pois os limoeiros soltam uma seiva pegajosa.
Morangos: os morangueiros geralmente precisam de pelo menos seis horas de sol por dia e solo consistentemente húmido (mas não encharcado) para produzir os seus melhores frutos.
Existem certas tarefas que pode esperar realizar regularmente no jardim do seu apartamento:
Rega: De longe, a tarefa de jardinagem mais importante é regar. Mesmo que o seu jardim fique exposto à chuva, provavelmente não será suficiente. O solo em recipientes seca rapidamente, especialmente à medida que a planta cresce. Teste o solo colocando o dedo a 2,5 ou 5 centímetros abaixo da superfície. Se sentir que está seco, precisa de regar a planta.
Alimentação: Precisa alimentar as suas plantas regularmente, de acordo com suas necessidades individuais de cultivo. Um fertilizante solúvel em água que pode ser adicionado quando rega é geralmente o método mais fácil. Além disso, observe se a mistura de envasamento já contém fertilizante.
Problemas: as plantas podem ficar com doenças ou pragas, não importa onde as cultive, e não há predadores naturais para insetos dentro de casa. Inspecione as suas plantas à procura de problemas sempre que as regar. Se detectar sinais de pragas ou doenças, como descoloração ou buracos nas folhas, afaste essa planta das outras até que o problema seja resolvido.
Colheita: aprenda quando as suas plantas estão no auge para a colheita e, então, não demore a colher os frutos do seu trabalho. Em alguns casos, a colheita realmente promove a planta a produzir ainda mais alimentos.
Joana Rodrigues: A arquiteta que compra Móveis em Segunda Mão
Entrevista com uma mulher arquiteta que compra móveis em segunda...
Ema Costa: A Designer que se dedica ao Design Ecológico
Ema é uma mulher do norte apaixonada pela natureza e...
Como Cuidar da Ficus Lyrata? Tutorial e Dicas de PRO
Bem-vindo ao guia definitivo sobre como cuidar da tua Ficus...
Porque morrem as Begónias?
Bem-vindo ao nosso guia rápido sobre os cuidados essenciais para...
Como Cuidar de ALOCASIAS SAUDÁVEIS?
Ei, amante de plantas! Se estás a começar a tua...