Home » Como detetar o Greenwashing? (Empresas que fingem serem Sustentáveis )

Como detetar o Greenwashing? (Empresas que fingem serem Sustentáveis )

como detetar o greenwashing

O que é o Greenwashing?

Greenwashing é quando uma empresa ou organização gasta mais tempo e dinheiro em se autopromover como ambientalmente amigável do que em minimizar o seu impacto ambiental.

Greenwashing é quando uma empresa faz falsas alegações de que sua empresa ou os seus produtos são ecológicos.

A empresa pretende ser ambientalmente consciente para fins de marketing, mas na verdade não está a fazer nenhum esforço notável de sustentabilidade.

As empresas podem fazer greenwashing mesmo quando têm boas intenções.

Como resultado do greenwashing, a maioria dos consumidores não acredita nas afirmações da empresa sobre as suas práticas de sustentabilidade.

Provavelmente já ouviu falar de Whitewashing. Whitewashing é quando uma organização encobre ou encobre informações escandalosas, apresentando uma representação tendenciosa dos fatos. Mas o greenwashing não é tão conhecido.

Quando uma organização pratica o Greenwashing gasta mais tempo e dinheiro em marketing do que em realmente minimizar seu impacto ambiental. É um truque de marketing enganoso destinado a enganar os consumidores que preferem comprar bens e serviços de marcas ambientalmente conscientes.

Explicaremos o greenwashing, como ele pode prejudicar as marcas e o que pode fazer para evitá-lo.

Empresas que praticam Greenwashing

As empresas que se envolveram em greenwashing em larga escala ganharam manchetes ao longo dos anos. Em meados dos anos 80, por exemplo, a petrolífera Chevron encomendou uma série de dispendiosos anúncios impressos e televisivos para divulgar a sua dedicação ao meio ambiente.

No entanto a Chevron estava a violar ativamente a Lei do Ar Limpo e a Lei da Água Limpa, além de derramar petróleo na vida selvagem.

A Chevron estava longe de ser a única corporação a fazer alegações ultrajantes, infelizmente. Em 1991, a empresa química DuPont anunciou os seus petroleiros de casco duplo com anúncios apresentando animais marinhos empinando em coro ao “Ode to Joy” de Beethoven. No entanto, descobriu-se que a empresa era a maior poluidora corporativa nos EUA no ano em que fez os anúncios.

Como o greenwashing prejudica a reputação de uma marca?

O greenwashing mudou nos últimos 20 anos, mas certamente ainda está por aí. À medida que o mundo abraça cada vez mais a busca de práticas mais verdes, as corporações enfrentam um influxo de litígios por alegações ambientais enganosas.

Até mesmo a indústria de água engarrafada pratica greenwashing. Quantas garrafas plásticas já viu com imagens coloridas de montanhas escarpadas, lagos cristalinos e vida selvagem florescente impressas em seus rótulos?

O greenwashing raramente é causado por planos maliciosos para enganar – geralmente é o resultado de excesso de entusiasmo.

Como detetar o greenwashing das empresas?

Formas de detetar greenwashing das empresas:

  • Linguagem fofa: usa palavras ou termos sem significado claro (por exemplo, “ecologicamente correto”).
  • Produtos verdes: Cuidado com hipocrisias, como lâmpadas eficientes fabricadas em fábricas que poluem rios.
  • Imagens evocativas: usar imagens de marca que dêem uma impressão verde injustificada (por exemplo, flores a desabrochar nos canos de escape).
  • Designações que simplesmente não são confiáveis: Ex: Cigarros ecológicos, alguém acredita?
  • Mentiras descaradas: usar declarações ou dados totalmente fabricados.
    Existem muitas empresas socialmente responsáveis que contam as suas histórias ambientais para o mundo, e até mesmo algumas que não são, mas deveriam ser.

Como evitar praticar Greenwashing?

Se tem uma empresa aqui ficam algumas dicas para evitar o greenwashing. Use as estratégias a seguir para garantir que sua empresa não faça greenwashing.

  • Faça as suas reivindicações claras e fáceis de entender. Inclua detalhes como unidades de medida específicas (por exemplo, “70% algodão orgânico” em vez de “feito com algodão orgânico”) e certificações específicas de organizações ecológicas confiáveis.
  • Faça backup das suas alegações de sustentabilidade com dados. Mantenha os dados atualizados disponíveis e atualize-os no seu site ou em qualquer outro lugar onde faça declarações de sustentabilidade. Use apenas dados que possam ser verificados. Se possível, inclua certificação confiável de terceiros.
  • Compare maçãs com maçãs. Ao comparar a sustentabilidade do seu produto com a de um concorrente, certifique-se de comparar o mesmo tipo de produto para não enganar os consumidores.
  • Limpe as suas operações. Se deseja comercializar os seus produtos como ecologicamente corretos, torne a sustentabilidade parte do seu modelo de negócios. Implemente práticas sustentáveis nas suas operações de fabricação, descarte de resíduos e distribuição.
  • Seja honesto sobre as práticas e planos de sustentabilidade da sua marca. Informe os consumidores sobre quão verdes são seus produtos individuais, bem como as práticas gerais de sustentabilidade da sua empresa. Ao discutir planos ou metas, seja específico sobre suas metas e prazos para que os consumidores possam responsabilizá-lo.
  • Certifique-se de que as imagens em anúncios e embalagens não sejam enganosas. Não use a cor verde ou imagens da natureza, como árvores e flores, para sugerir que seus produtos ou marca são ecologicamente corretos, se esse não for o caso.

 

Diferença entre marketing verde e greenwashing

Há uma linha tênue entre marketing verde e greenwashing. Ao contrário do greenwashing, o marketing verde é quando as empresas vendem produtos ou serviços com base em aspectos positivos ambientais legítimos.

O marketing verde geralmente é prático, honesto e transparente, e significa que um produto ou serviço atende aos seguintes critérios:

  • Fabricado de forma sustentável
  • Não tem materiais tóxicos ou substâncias que destroem a camada de ozono
  • Reciclável ou produzido a partir de materiais reciclados
  • Feito de materiais renováveis (como bambu)
  • Não é feito de materiais colhidos de uma área protegida, ou que impactem negativamente espécies ameaçadas ou em extinção.
  • Não é fabricado com trabalho escravo ou por trabalhadores que não são pagos de forma justa.
  • Não usa demasiadas embalagens.
  • Projetado para ser reparável em vez de descartável

No entanto, é fácil para o marketing verde se traduzir em greenwashing na prática quando uma organização não cumpre os padrões de práticas de negócios sustentáveis. “Ecologicamente correto”, “orgânico”, “natural” e “verde” são apenas alguns dos rótulos amplamente utilizados que podem confundir e enganar os consumidores.

Se está pronto para colocar folhas no seu logotipo, seja transparente com os clientes sobre as práticas da sua empresa e tenha informações prontamente disponíveis para respaldar suas reivindicações.

Transparência e responsabilidade social corporativa

O greenwashing é, na verdade, do interesse de uma corporação. Embora o conceito de responsabilidade social corporativa exista, é muito raro que as corporações realmente cumpram, e quando o fazem, é um esforço superficial para se tornarem bons.

Em outras palavras, o greenwashing beneficia uma corporação apenas quando engana com sucesso os seus clientes. A transparência pode preencher a lacuna entre a preocupação artificial e genuína com o meio ambiente.

Faça o seu melhor para contar a história de sustentabilidade da sua empresa e evite o greenwashing. É uma prática suja, e todos nós sabemos o quão caro pode ser uma ida à lavanderia.

Últimos Artigos

1 thought on “Como detetar o Greenwashing? (Empresas que fingem serem Sustentáveis )”

  1. Finalmente percebo o que significa Greenwashing! Já tinha ouvido falar mas não tinha percebido o que significava.

Comments are closed.

Shopping Cart