Home » Como Plantar Tomateiros?

Como Plantar Tomateiros?

tomate de agricultura biológica
Tempo : 60 days 10 minutes
Custo :1.09
Calorias :
Ir para a receita Imprimir Receita
Partilhar no Facebook Pin Recipe

Tomateiros são plantas pertencentes à família Solanaceae, e são cultivadas para produzir os frutos chamados de tomates. O tomate é uma fruta (apesar de ser tratado como vegetal), que é usado para comer fresco, cozinhar, fazer molhos, ketchup, entre outros.

O tomateiro é uma planta trepadeira, que pode crescer até 3 metros de altura, mas também existem variedades menores, como as de crescimento compacto, que são ideais para cultivo em vasos.

Os tomateiros precisam de sol pleno para se desenvolver corretamente e produzir frutos, e eles requerem regas regulares e adubação adequada para produzir frutos saudáveis. Eles também precisam de suporte para crescer, como estacas ou arcos, para evitar que os caules se rompam com o peso dos frutos.

Existem várias variedades de tomateiros, que variam em tamanho, cor, forma e sabor dos frutos. Alguns dos tipos mais comuns incluem tomate cereja, tomate-rasteiro, tomate-casa, entre outros.

Além disso, os tomateiros podem ser cultivados em diferentes épocas do ano, dependendo das condições climáticas, sendo possível cultivá-los tanto em ambiente protegido, quanto ao ar livre.

Os tomates são fáceis de cultivar, no entanto requerem alguns cuidados para que cresçam e fiquem deliciosos! Se gosta de tomates biológicos como nós, veja a seguir como plantar tomateiros.

Como Plantar os Tomateiros?

Veja como plantar tomatateiros saudáveis que produzam muitos tomates.
Autor: Biolimentar
Custo: 1.09

Equipamento

  • Estacas para tomateiros.

Materiais

  • 6 Tomateiros prontos para o transplante.
  • Estacas para tomateiros. conforme o necessário
  • Fios para atar os tomateiros às estacas.

Instruções

1ª Etapa

  • O local de cultivo deve ter um solo bem adubado, arejado e pouco húmido. Escolha um local que receba pelo menos 6 a 8 horas de luz solar por dia.

2ª Etapa

  • Quando fizer o transplante procure não danificar as raízes dos tomateiros. Os pés do tomateiro devem ter distâncias de 0.50 metros entre si. Enterre os pés dos tomateiros.

3ª Etapa

  • Coloque estacas à volta de cada pé de tomate, para que cresça e se desenvolva. Use estacas altas, para que o tomateiro possa subir e ter onde se apoiar.

4ª Etapa

  • Após a primeira semana, regue os tomateiros 1 vez por semana. O excesso de água é pode matar os tomateiros, por isso tenha cuidado com a regas. Verifique o estado da terra antes de regar.

5ª Etapa

  • Cuide dos tomates, seguindo as indicações devidas, até que possa colher os seus tomates. As folhas e os rebentos que estiverem abaixo dos cachos já colhidos devem ser retiradas para evitar o apodrecimento dos tomateiros.

Notas

Proteja os Tomateiros do Calor Excessivo

Se for necessário, cubra os tomateiros nos momentos calor extremo, caso contrário pode har uma diminuição da qualidade e quantidade dos tomates.

 

Espante os Pássaros com Enfeites 

Os Pássaros adoram picar os tomates, por isso coloque enfeites que espantam as aves, como fitas ou objetos espelhados .

Como Plantar em Casa

Veja também como Semear Tomates

Você sabia que também pode plantar batatas greladas?

Leave a Comment

Shopping Cart