Home » Como transformar a sua casa num oásis ecológico

Como transformar a sua casa num oásis ecológico

jardim com plantas e um sofá

Veja como transformar a sua casa num oásis ecológico de forma eficiente e sustentável.

Nos últimos anos, o aquecimento global e o consumo de energia tornaram-se uma das principais preocupações a nível mundial. Como resultado, as pessoas mais eco-conscientes estão cada vez mais interessadas a procurar formas de tornar as suas casas mais eficientes em termos de energia e reduzução da pegada de carbono.

À medida que a consciência ecológica está a tornar-se mais comum, as pessoas estão procurar formas de tornar as suas casas mais ecológicas. Tornar-se mais ecologicamente consciente não precisa ser caro ou complicado.

Este artigo discutirá as três principais dicas para transformar sua casa num oásis ecológico, desde o uso de materiais reciclados em todo o design de interiores até a utilização da natureza e a manutenção da eficiência energética.
Então, se é uma das muitas pessoas interessadas em criar uma casa mais ecológica, luxuosa e eficiente, continue a ler!

 

Aposte no design de interiores ecológico

A vida ecológica não é apenas economizar energia ou usar menos água. É também estar consciente dos materiais que usa na sua casa e como eles impactam o meio ambiente. Felizmente, vários métodos de design de interiores ecológicos podem tornar sua casa mais cara e luxuosa e ajudar a reduzir sua pegada ecológica.

 

Decore com móveis em segunda mão ou reciclados

Móveis de segunda mão são uma ótima maneira de criar uma casa ecológica. Materiais sustentáveis como bambu e vime duram mais do que materiais convencionais, como painéis de partículas ou plástico, e além disso têm um impacto ambiental menor quando são produzidos.

Quando compra móveis usados feitos de madeira, metal e vidro, eles já foram produzidos e não há necessidade de serem utilizados mais recursos ambientais para fazer mais.

Portanto, o uso de móveis de segunda mão traz muitos benefícios ambientais, incluindo a redução da quantidade de resíduos em aterros sanitários e a preservação dos recursos naturais do planeta. Além disso o mobiliário em segunda mão criar um espaço elegante e único. Dificilmente vai ter um amigo ou familiar com móveis iguais! Os móveis vintage são únicos.

artigo circular

Tintas ecológicas

Hoje em dia, para criar uma casa ecologicamente correta pode usar tintas ecológicas em vez de tintas produzidas em massa que usam produtos químicos e energia. Pode pensar que as tintas ecológicas são como as tintas comuns, mas com um rótulo verde colado nelas, mas esse não é o caso! As tintas ecológicas ou recicladas são feitas de ingredientes naturais, como argila, soja e proteína orgânica do leite, que são recursos menos prejudiciais do que as alternativas à base de látex ou óleo. Estas tintas não libertam tantas toxinas nocivas para o ar.
Se está a procurar uma maneira de mudar suas paredes e ser mais ambientalmente consciente, as tintas ecológicas são o caminho a seguir!

 

Traga o exterior para dentro

Uma maneira popular de criar uma casa ecológica é incorporar mais plantas e natureza na sua decoração. As plantas não dão só uma aparência fresca e natural à sua casa, mas também trazem vários benefícios para sua saúde e bem-estar.

As plantas geralmente melhoram a qualidade do ar de uma casa, melhoram os níveis de humidade e até ajudam a reduzir a poluição sonora. Além disso, elas podem ajudar a melhorar seu humor e clareza mental. Então, se está a procurar uma maneira de tornar a sua casa mais ecológica, adicionar algumas plantas pode ser a solução perfeita.

Se está interessado em aprender mais sobre como criar uma casa verde ou a maneira correta de incorporar a natureza no design de interiores de sua casa e cuidar de suas plantas, também temos um artigo mais aprofundado sobre este tópico, pode ler mais aqui.

 

Use materiais de construção ecologicamente corretos

Há muitas razões para escolher materiais de construção ecologicamente corretos e conceitos de design de interiores para a sua casa. Por um lado, os materiais ecológicos geralmente têm um impacto ambiental menor do que os materiais tradicionais, pois podem exigir menos energia para serem produzidos. Como resultado, o uso de materiais ecológicos pode ajudar a reduzir a sua pegada de carbono.

Além disso, os materiais ecológicos são mais duráveis ou mais fáceis de manter. E, claro, as casas ecológicas tendem a ser mais esteticamente agradáveis, com um ambiente natural e relaxante.

Se está a procurar economizar dinheiro, e a ajudar o meio ambiente ou simplesmente criar uma casa mais convidativa e confortável, vale a pena considerar materiais de construção ecológicos.

Os materiais de construção sustentáveis que deve considerar incorporar na sua casa podem incluir:

  • Bambu: O bambu é um material sustentável de rápido crescimento que pode ser usado em pisos e móveis. Também é incrivelmente forte e durável, uma vez tratado para resistir ao desgaste. Por exemplo, o bambu é naturalmente resistente a pragas e podridão, por isso não requer produtos químicos agressivos para mantê-lo em boas condições.
  • Aço e alumínio reciclados: Aço e alumínio podem ser reciclados infinitamente sem perder qualidade, o que significa que pode usá-los repetidamente. O aço reciclado é geralmente mais robusto do que o aço virgem, tornando-o uma excelente escolha para construtores com consciência ecológica.
  • Madeira recuperada: A madeira recuperada é um material de construção ecológico com vários benefícios em comparação com a madeira nova. Para começar, não exige a derrubada de árvores, o que pode ajudar a reduzir o desmatamento. Por já ter sido usada noutro projeto, não há necessidade de processá-la mais, o que pode economizar energia e água. E, finalmente, incorporar madeira recuperada na sua casa pode dar-lhe um caráter e charme únicos que não encontrará em nenhum outro material de construção.
  • Cortiça: Se procura materiais de construção ecológicos para a sua casa, a cortiça é uma ótima opção. A cortiça provém da casca dos carvalhos. A casca é colhida a cada nove a doze anos, e as árvores não são prejudicadas no processo. Na verdade, a produção de cortiça ajuda a melhorar a saúde da árvore, prevenindo doenças e incentivando o novo crescimento. A cortiça também é durável, resistente ao fogo e possui excelentes propriedades isolantes. Além disso, é fácil de trabalhar e pode ser usado de várias maneiras.

 

Torne a sua casa energeticamente eficiente

Tornar a sua casa energeticamente eficiente não é apenas bom para o ambiente, mas também ótimo para o seu bolso!

 

Iluminação com eficiência energética

Instale iluminação energeticamente eficiente. As lâmpadas fluorescentes compactas e as luzes LED consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais e também duram mais, pelo que não terá de as substituir com tanta frequência. Se deseja dar uma aparência mais luxuosa à sua casa, considere o uso de lâmpadas com eficiência energética reguláveis. As lâmpadas reguláveis permitem que a luz fique mais suave, o que pode ajudar a criar uma atmosfera mais relaxante.

Se quiser também pode aproveitar a luz natural instalando cortinas solares ou clarabóias. Esses recursos permitem a entrada de luz solar durante o dia, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

 

Janelas e portas energeticamente eficientes

As janelas e portas tradicionais são muitas vezes muito ineficientes, deixando entrar correntes de ar e fazendo com que as casas percam calor no inverno e fiquem desconfortavelmente quentes no verão. Janelas e portas com correntes de ar permitem que o calor escape no inverno e o ar fresco escape no verão, fazendo com que seus sistemas de refrigeração e aquecimento trabalhem mais do que o necessário. Mas, fazendo algumas mudanças simples, pode criar janelas e portas com eficiência energética que ajudarão a manter as temperaturas adequadas durante todo o ano.

Uma solução sustentável é instalar janelas de vidro duplo ou triplo. Essas janelas têm duas ou três camadas de vidro com uma camada de gás entre elas, que são classificadas com estrelas de energia e ajudam a isolar a sua casa e manter a temperatura estável.

Outra opção é instalar portas energeticamente eficientes. Essas portas são feitas de materiais que resistem melhor à transferência de calor, para ajudar a manter sua casa fresca no verão e quente no inverno.

 

A Loja da Biolimentar

Se procura móveis e decoração em segunda mão, a loja da Biolimentar é uma excelente opção a considerar, especialmente se  estiver a procurar decoração moderna e minimalista. Tudo o que vendemos é inspecionado, limpo e pronto para ser entregue em poucos dias. Os compradores podem encontrar descontos nas principais marcas até 80% dos preços dos artigos em 1ª mão. Oferecemos uma ampla seleção de diferentes tipos de móveis excelentes, incluindo  armazenamento, mesas e cadeiras e decoração de casa! 

Portanto, se quer poupar algum dinheiro na sua próxima compra de móveis, não deixe de dar uma olhadela no nosso site.

Receitas Mediterrânicas

Shopping Cart