Cosméticos naturais vs orgânicos: Qual é a diferença?
Hoje em dia com tanta variedade de produtos cosméticos, nem sempre é fácil saber a diferença entre um cosmético natural e um orgânico. Neste artigo, vamos esclarecer o que diferencia esses dois tipos de produtos e também ajudá-lo a diferenciá-los dos cosméticos convencionais!
O que é um cosmético natural?
Nesta seção do artigo, daremos a definição de cosméticos naturais e mostraremos como diferenciá-los dos cosméticos clássicos.
A definição de cosméticos naturais
Em geral, um cosmético natural é um cosmético que contém pelo menos 95% de ingredientes naturais.
Não se deixe enganar por produtos que dizem que são naturais mas na realidade não são! Se quer mesmo produtos naturais leia sempre os rótulos.
Com o greenwashing de algumas empresas de cosméticos nem sempre é fácil reconhecer quais produtos são verdadeiramente naturais. Muitas vezes vemos certos cosméticos alegando ter mais de 95% de ingredientes naturais, mas mesmo assim ainda contêm silicones, BHT, fenoxetanol …
O que é um cosmético orgânico?
Com exigência ainda maior do que com os cosméticos naturais, os cosméticos orgânicos são certificados com base nos ingredientes oriundos da agricultura orgânica.
A definição de cosméticos orgânicos
Um cosmético orgânico é um cosmético natural, que também deve conter uma determinada percentagem de ingredientes provenientes da agricultura biológica. Pelo menos 95% dos ingredientes devem ser orgânicos.
Água e minerais são certamente naturais, mas não podem ser orgânicos.
Presente na maioria dos cosméticos, a água não pode ser considerada orgânica porque não pode ser cultivada, ao contrário de outros ingredientes, como extratos vegetais. O mesmo vale para os minerais, como a argila por exemplo, que provém da terra.
Para ter a máxima transparência sobre o que realmente está nos seus cosméticos, há um 2º percentual indicado nos produtos. Esse percentual é a quantidade de ingredientes orgânicos em relação à totalidade do produto. Esse percentual tem um mínimo de 20% (10% para produtos laváveis, como géis de banho ou cosméticos com maior percentual de minerais).
Qual é a diferença entre cosméticos orgânicos e cosméticos convencionais?
A diferença entre um cosmético orgânico e um cosmético clássico está em grande parte na sua composição. Ao fazer comparações gerais, os dois podem parecer semelhantes. É após uma olhadela mais atenta nos ingredientes que vemos que os dois são muito diferentes. Aqui estão alguns exemplos para ajudar a ilustrar mais claramente as suas diferenças:
- Na fase aquosa, os cosméticos convencionais usam água simples. No entanto, um cosmético orgânico usará mais frequentemente hidrossóis (água de flores) para dar benefícios adicionais ao produto final.
- As fragrâncias adicionadas a cosméticos convencionais muitas vezes são artificiais, enquanto os cosméticos orgânicos usam fragrâncias naturais (óleos essenciais, etc).
- Com os cosméticos convencionais, os ingredientes permitidos são controlados pela norma europeia n ° 1223/2009. Nesta norma, há ingredientes controversos.
- Além disso, os cosméticos convencionais nem sempre estão preocupados com seu impacto ambiental. Eles tendem a usar métodos de fabricação altamente poluentes.