Home » Cozinha Sem Desperdício

Cozinha Sem Desperdício

O que é exatamente uma cozinha sem resíduos?

Para entender o que é uma cozinha sem desperdício, vamos usar o princípio dos 5 R’s (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar).

Recusar:

Recusar está relacionado com o diminuir a utilização de embalagens de alimentos e sacos plásticos descartáveis. É dada prioridade às compras a granel em mercearias locais e/ou mercado de agricultores.

Reduzir:

Aqui, o objetivo é reduzir os acessórios de cozinha ao que realmente precisamos e definir os itens básicos da despensa para evitar o desperdício de alimentos. Ao reduzir os itens ao essencial, reduz o consumo e o desperdício.

Reuso:

Aplicar a reutilização na cozinha envolve comprar mantimentos com reutilizáveis ​​e repensar as suas sobras para evitar o desperdício de alimentos.

Reciclar:

Embora a reciclagem não seja a opção mais confiável para reduzir nossos resíduos na cozinha ou em qualquer outro lugar, quando inevitável, certifique-se de fazê-lo corretamente. Siga as diretrizes dos programas municipais de reciclagem da sua zona, para aumentar a probabilidade dos seus recicláveis ​​serem realmente reciclados e não enviados para um aterro sanitário.

Repensar:

Então, aqui somos chamados a compostar os nossos restos de comida, o que ajudará bastante a nos aproximar de nossas metas de desperdício zero na cozinha. Faz compostagem e reduz a tua pegada ambiental!

Mantenha estes princípios em mente à medida que avança na sua jornada e use-os como um guia para ajudá-lo a descobrir o que realmente funciona melhor para si e onde pode fazer os ajustes necessários.

Geralmente, o objetivo de uma cozinha sem desperdício é reduzir a geração de resíduos ao mesmo tempo que atendemos com responsabilidade às nossas necessidades usando esses princípios. Pense nisso como uma otimização para reutilização e redução dos resíduos.

Uma vez que o estilo de vida desperdício zero visa reduzir a nossa pegada ambiental em todos os aspectos, também é importante considerar a otimização do consumo de recursos em coisas como o uso de água e energia, que exploraremos mais detalhadamente em nossas dicas para uma cozinha com desperdício zero.

O que quer que você decida fazer, é importante que seja capaz de mantê-lo a longo prazo e é perfeitamente normal não fazer tudo.

Artigos sobre o Desperdício Alimentar

Perguntas Frequentes sobre Cozinha Eco-Friendly

Existem várias maneiras de tornar a cozinha mais ecológica e reduzir o impacto ambiental. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Compre alimentos orgânicos e de agricultores locais: Isso reduz a quantidade de químicos e pesticidas utilizados na produção de alimentos e também ajuda a apoiar a agricultura local.
  2. Reduza o desperdício de alimentos: Planeie suas refeições com antecedência e compre apenas o que você precisa. Aproveite as sobras para refeições futuras.
  3. Use panelas e utensílios de cozinha de aço inoxidável, alumínio, vidro ou cerâmica: Evite os utensílios de cozinha de plástico descartáveis e não se esqueça de limpar os utensílios antes de usá-los, para evitar usar produtos químicos
  4. Use produtos de limpeza ecológicos: Faça seu próprio sumo de limão e use-a para limpar a cozinha. Outros exemplos incluem vinagre, bicarbonato de sódio e álcool.
  5. Recicle: Além de separar lixo orgânico e reciclável é possível usar garrafas de vidro, latas e frascos para armazenar alimentos e também aproveitar as sobras de alimentos para criar composto.
  6. Faça escolhas conscientes: Escolha produtos embalados com menos plástico, opte por produtos que não contenham substâncias tóxicas, opte por produtos e marcas éticas e sustentáveis.
  7. Considere mudar sua fonte de energia: Se é possível, considere a possibilidade de usar fontes de energia renováveis para cozinhar e aquecer água, como painéis solares ou a energia eólica.
arrumação em 2ª mão

Como fazer compostagem?

Shopping Cart