Home » Cuidados a ter com o Lírio da Paz

Cuidados a ter com a Peace Lily (Lírio da Paz)

Essas plantas imponentes que adoram sombra não são apenas fáceis de cuidar, mas também excelentes para limpar o ar interior de casa. As suas folhas verdes e as suas flores brancas adicionam um toque de elegância a qualquer espaço.

Os lírios da paz são plantas tropicais que crescem no solo da floresta. Spathiphyllum é um género de plantas com flores da família Araceae. Estas plantas estão acostumadas a prosperar em sombras, mas florescem melhor quando expostas à luz direta da manhã algumas horas por dia. As plantas de interior podem crescer até 40 cm de altura.

As plantas do lírio-da-paz não são lírios verdadeiros, mas têm esse nome porque as suas flores assemelham-se às flores do copo-de-leite. A parte do lírio-da-paz que a maioria das pessoas presume ser uma flor é, na verdade, uma folha especializada que cresce como um capuz sobre a flor real.

Fato engraçado

O nome do lírio da paz é provavelmente uma referência às flores brancas que se assemelham a bandeiras brancas da paz. Eles também são conhecidos como “plantas de armário”.

 

Luminosidade para o Lírio da Paz 

O Peace Lily gosta de luz indireta média a brilhante. Nunca permita que a sua planta receba luz solar direta, pois as folhas podem queimar.

Água para o Lírio da Paz 

Mantenha um cronograma de rega regular e mantenha o seu lírio-da-paz Húmido, mas não molhado ou encharcado. Esta planta não é tolerante à seca, mas é relativamente indulgente se esquecer de regá-la de vez em quando. Períodos prolongados de secura podem resultar em pontas ou bordas acastanhadas nas folhas.

Humidade para o Lírio da Paz 

Como muitas plantas tropicais de interior, o Peace Lily prefere um local com bastante humidade. Se as bordas das folhas começarem a ondular ou a amarelar, borrife-as com água morna regularmente ou utilize um humidificador. A casa de banho ou a cozinha são locais perfeitos para o seu Peace Lily porque essas áreas tendem a ser mais húmidas.

Temperatura

A planta Peace Lily prefere temperaturas ambientes médias de 13-27 graus celcius. As plantas são sensíveis a correntes de ar frio e calor durante os meses de inverno, portanto, mantenha as plantas longe de janelas e aquecedores.

 

Fertilizante para o Lírio da Paz 

Use um fertilizante geral para plantas domésticas todos os meses durante a primavera e o verão. Nenhum fertilizante é necessário no inverno, quando o crescimento das plantas diminui naturalmente.

Toxicidade

Peace Lily é considerada tóxica para animais e humanos.

Porque é que as folhas do meu Lírio da Paz estão a ficar amarelas?

As folhas amarelas são um problema comum para as plantas de lírio-da-paz e, mas se forem cuidadas logo no início, a planta pode recuperar rapidamente. Existem vários motivos para as folhas de seu lírio-da-paz ficarem amarelas:

  • Folhas envelhecidas que naturalmente ficam amarelas
  • Excesso de água
  • Qualidade da água
  • Problemas de iluminação
  • Existência de pragas

 

Veja a seguir qual poderá ser o problema da sua planta e como corrigir o que está mal.

Problema com a Rega

Os lírios da paz são plantas tropicais acostumadas a receber muita humidade. Dito isso, é fácil ficar superexcitado e dar mais água do que o necessário. Folhas caídas ou amareladas podem ser um sinal de submersão e excesso de água.

Só deve regar a planta quando o solo está seco. Regue a planta abundantemente até que excesso de água saia pelo orifício de drenagem do vaso. Se regar com muita frequência o solo fica constantemente húmido, e as raízes podem apodrecer.

Os lírios da paz são muito resistentes e podem tolerar solo seco durante vários dias. No entanto, alternar entre solo seco e húmido devido a regas inoportunas pode gerar stresse e fazer com que sua planta tenha folhas amarelas, bem como bordas secas. Se a planta ficar muito seca durante muito tempo, as raízes começam a murchar e a planta pode morrer.

 

Problemas com a água da torneira

O amarelecimento e escurecimento das folhas podem ser causados ​​pela água da torneira usada para regar sua planta. A água da torneira normal pode conter minerais e flúor que podem afetar plantas sensíveis, como os lírios da paz. Se possível, use água destilada ou da chuva. Se isso não for possível, pode deixar um pouco de água da torneira a repousar durante a noite para usar no dia a seguir. Deixar a água da torneira repousar num balde durante a noite permite que alguns aditivos evaporem.

 

Problemas com a iluminação

Os lírios da paz crescem naturalmente sob as copas das árvores selvagens e preferem luz brilhante, mas indireta. A luz indireta brilhante pode ser encontrada em locais próximos a uma janela voltada para o leste

Se a planta for exposta a muita luz solar direta, ela pode começar a secar e adquirir uma cor pálida descolorada. Se isso acontecer tente deslocar a sua planta para longe das janelas para um local onde elas receberão apenas luz indireta.

Por outro lado, se sua planta está a ficar com pouca luz, ela pode não estar a realizar a fotossíntese adequadamente, o que pode levar ao amarelecimento das folhas e ausência de flores.

 

Problema com o Fertilizante

Se nenhum dos problemas acima parecer ser a causa, considere fertilizar a sua planta. Um sinal de que a sua planta está a sofrer de falta de nitrogénio, ferro ou magnésio é quando as áreas ao redor das folhas estão a ficar amarelas. Esta é uma condição chamada clorose. Se quiser pode fertilizar o seu lírio-da-paz com segurança aproximadamente a cada 6 semanas, durante a primavera e o verão. Não fertilize durante os meses de outono e inverno. A planta só deve ser fertilizada nos meses em que cresce mais ativamente.

 

Problemas com Pragas

Plantas stressadas tornam-se mais suscetíveis a infestações de insetos. Insetos sugadores de seiva, como os ácaros, podem remover a humidade da planta. Quando isto acontece as folhas ficam amareladas. Escamas, cochonilhas e ácaros-aranha ocorrem com frequência em ambientes fechados. Se não forem mortas no início, essas pequenas pragas proliferam para todas as folhas.

 

Envelhecimento natural

Se a maior parte de sua planta ainda parece saudável, ao apresentar um novo crescimento as folhas mais velhas perto do fundo podem ficar amarelas.

Também pode gostar:

Se quer saber como cuidar de outras plantas de interior veja as nossas dicas nos seguintes guias:

Shopping Cart