Home » Cuidados a ter com os antúrios

Cuidados a ter com os antúrios

As “flores” do antúrio são das flores mais duradouras na terra. O anthurium simboliza a hospitalidade. Com sua flor aberta em forma de coração e inspira felicidade e abundância.

 

Antúrio vermelho

 

  • Luz

O antúrio prefere luz indireta brilhante. O sol direto pode queimar as folhas. Quanto mais luz a planta recebe, mais flores produzirá.

 

  • Água

Regue a planta quando os primeiros 50-75% do solo estiverem secos. Escorra a água em excesso.

 

  • Temperatura

O anthurium prefere temperaturas entre 18-27 graus celcius durante o dia e não mais frio do que 15 graus celcius à noite. Evite colocar as suas plantas perto de aberturas e ventiladores de aquecimento e ar-condicionado.

 

  • Humidade

O antúrio adora ambientes húmidos, por isso fique à vontade para borrifar a planta todos os dias. Se quiser pode usar um humidificador durante os meses de inverno, quando o ar tende a ser muito mais seco.

 

  • Fertilizante

Fertilize a planta uma vez por mês durante a primavera e o verão com fertilizante líquido para plantas de interior.

 

  • Toxicidade

Os antúrios são tóxicos para animais de estimação e humanos. Normalmente, a ingestão causa irritação na boca e na pele.

 

  •  Cuidados adicionais

Remova rapidamente as flores que estejam a murchar. Isso ajuda a planta a concentrar sua energia em novos pontos de crescimento. Dê ao seu antúrio um descanso de seis semanas durante o inverno. A temperatura mais baixa, a menor luminosidade e o solo mais seco durante essa época ajuda o antúrio a produzir mais flores na primavera e no verão.

 

Problemas comuns dos antúrios

 

Porque é que o meu antúrio está a perder flores?

As flores de antúrio, também conhecidas como flores de flamingo (que são, na verdade, folhas modificadas em forma de coração) podem ser vermelhas, brancas ou rosas.

A planta pode perder as suas flores como parte do seu ciclo de vida natural! Um antúrio bem cuidado floresce durante todo o ano em intervalos de aproximadamente 3 meses, por isso pode estar num intervalo sem flores. No entanto, esta planta tropical também pode ser temperamental se não for cuidada adequadamente, e se as flores e folhas de planta estão a murchar, pode precisar fazer algumas mudanças.

 

Para estimular o crescimento saudável, corte as flores e folhas murchas com uma tesoura afiada para garantir que a planta dedica mais energia nas flores saudáveis. Se a saúde de sua planta continuar a deteriorar-se, aqui estão alguns dos motivos comuns pelos quais o seu antúrio está a perder flores e como ajudá-lo a recuperar.

 

Água em excesso

Muita ou pouca água pode fazer com que o antúrio perca as suas flores. O excesso de água pode causar o apodrecimento da raiz e matar a planta por completo. Se as folhas da sua planta estão a ficar acastanhadas ou a murchar, precisa fazer algumas correções rápidas na sua rotina de cuidados com aplanta.

Mantenha o solo ligeiramente húmido durante a estação de crescimento de março a setembro. Regue bem o antúrio e deixe que os primeiros 2,5 cm do solo sequem completamente antes de regar novamente.

 

Danos causados ​​pelo frio

Os antúrios são plantas com flores tropicais e requerem temperaturas amenas para prosperar. O anthurium prefere temperaturas entre 18-27 graus celcius durante o dia e não mais frio do que 15 graus celcius à noite. A circulação de ar pode ajudar a sua planta, mas evite colocá-la perto de saídas de ar e ventiladores.

 

Condições de luz impróprias para o antúrio

Quanto mais luz a planta recebe, mais flores ela produzirá, mas nunca a exponha à luz solar direta, pois essa é a maneira mais rápida não apenas de perder flores, mas também de matar sua planta. Coloque o seu antúrio num local com luz indireta brilhante.

Humidade imprópria

O antúrio adora um ambiente húmido, portanto, a nebulização diária pode ajudar a recuperação da planta. Use um humidificador durante os meses de inverno, quando o ar tende a ser muito mais seco.

 

Porque é que as minhas folhas de antúrio estão a ficar acastanhadas?

Aqui estão alguns dos motivos comuns pelos quais seu antúrio está a perder flores e como ajudá-lo a recuperar.

 

Envelhecimento natural do antúrio

As folhas podem estar apenas a envelhecer naturalmente! As folhas da parte inferior da planta, irão cair naturalmente. Quando as folhas ou flores estão a murchar ou a ficar amarelas ou acastanhadas, corte-as com uma tesoura afiada para garantir que a planta dedique mais energia a novas flores ou folhas. Cortar as folhas e flores murchas ajuda a planta a crescer de forma saudável.

 

O rápido amarelecimento e escurecimento geral do antúrio também é conhecido como “ferrugem das folhas”. Se a planta está a deteriorar-se rapidamente e por toda a parte, provavelmente está a sofrer de um dos problemas abaixo.

 

O antúrio está a sofrer de queimaduras solares

Quanto mais luz a planta recebe, mais flores ela produzirá, mas a luz solar direta fará com que suas folhas sequem rapidamente e mate a planta. Coloque o seu antúrio num local com luz indireta brilhante.

 

Deficiência de nutrientes

O seu antúrio pode não estar a receber nutrientes suficientes, como o nitrogénio, fósforo e potássio. Sugerimos o uso de um fertilizante natural, durante algumas semanas até que sua planta comece a recuperar.

 

Rega excessiva, levando à podridão da raiz

Plantas tropicais, como o antúrio, são altamente suscetíveis à podridão se as raízes forem irrigadas constantemente. Mantenha o solo ligeiramente húmido durante a estação de crescimento de março a setembro. Regue bem o antúrio e deixe secar os primeiros 2,5 cm do solo antes de regar novamente.

 

Se a saúde de sua planta está a deteriorar-se rapidamente, deve retirar a planta do vaso e verificar se há apodrecimento da raiz. Se as raízes forem pretas ou viscosas, a única maneira de ajudar a recuperação da planta é aparar a podridão e replantar o antúrio.

 

Salve o seu antúrio

Para salvar o seu antúrio, pode precisar replantá-lo. Para isso deve usar um solo fresco e bem drenado. Aqui estão algumas etapas para replantar a sua planta:

  • Escolha um vaso que seja aproximadamente 5 cm maior de diâmetro do que o vaso atual. Certifique-se que o novo vaso tem orifícios de drenagem.
  • Encha o vaso com um terço de mistura de envasamento.
  • Deslize suavemente o antúrio para fora do vaso. Pegue uma tesoura afiada e corte todas as raízes mortas ou pastosas.
  • Coloque o seu antúrio no novo vaso.
  • Encha o vaso com a mistura de envasamento restante.
  • Regue bem a planta até que a água escoe.

Também pode gostar:

Se quer saber como cuidar de outras plantas de interior veja as nossas dicas nos seguintes guias:

Shopping Cart