Desperdício Alimentar
A população mundial encontra-se num crescimento constante, sendo que em 2050 será superior a 9 mil milhões de pessoas e, para a satisfação das suas necessidades futuras, será necessário um aumento da produção de alimentos de 60%.
A economia mundial começou por ser construída sobre um modelo linear de consumo que consiste em extrair, transformar, produzir, utilizar e descartar. No entanto, este modelo está cada vez mais a ser ameaçado pela disponibilidade limitada de recursos naturais.
De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF), o consumo está a evoluir na direção oposta à disponibilidade de recursos naturais desde 1970, sendo atualmente, 1,6 vezes superior à capacidade de regeneração anual.
A Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) estima que um terço da produção mundial de alimentos destinados ao consumo humano (cerca de 1,3 biliões de toneladas) é perdida ou desperdiçada anualmente. Um quarto desse valor seria suficiente para alimentar os 870 milhões de pessoas com fome no mundo.
Também pode gostar de Cozinha Sem Desperdício.