Diferença entre o chá verde e o chá preto
O chá é uma bebida que apresenta diferentes benefícios consoante as suas propriedades. Existem vários tipos de chás, aqui iremos abordar a diferença entre o chá verde e o chá preto.
Chá Verde
O chá verde é um tipo de “chá verdadeiro” feito das folhas da planta do chá. É cultivado na China e no Japão, onde também é mais consumido. O chá verde está a ganhar reconhecimento mundial, principalmente devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Existem diferentes tipos de chá verde, incluindo dragonwell, matcha e sencha. Embora variem no sabor, os chás verdes tendem a ter um sabor suave e são utilizados em receitas como bebidas ou smoothies.
O chá verde é o tipo mais popular de chá no Japão e em certas zonas da China, e está a ganhar popularidade no Ocidente devido aos seus supostos benefícios à saúde, que incluem altos níveis de antioxidantes e vitaminas.
O que é o chá verde?
O chá verde é um tipo de chá feito das folhas da planta do chá (Camellia sinensis). É um arbusto sempre verde que tem origem na região da floresta sudoeste da China. Este chá vem da planta de chá chinesa (Camellia sinensis sinensis) que cresce em altas altitudes com temperaturas baixas e tem um sabor mais doce e suave do que a outra planta de chá varietal (Camellia sinensis assamica), usada principalmente para chás pretos. O Japão e a China são os países que dominam a produção de deste chá popular.
Produção
O chá verde é um tipo de chá que é colhido e rapidamente preservado. Enquanto as folhas de chá preto podem oxidar após serem colhidas, as folhas de chá verde são imediatamente aquecidas para evitar a oxidação. A oxidação é um processo natural que acontece quando por exemplo corta uma maçã e ela começa a ficar acastanhada e com um sabor mais doce à medida que é exposta ao oxigénio.
Os chás verdes são processados com calor a vapor ou com calor seco. O processado é feito de forma diferente aos outros tipos de chá, incluindo chá preto, chá oolong, chá branco e chá pu-erh.
Todas as folhas de chá são colhidas à mão. Com o chá verde, as folhas são preservadas com calor imediatamente após a colheita, enquanto as folhas de chá preto são deixadas para oxidar antes de serem secas. No Japão, o chá é seco com vapor, enquanto os chás verdes chineses são processados com calor seco usando um tambor semelhante a um forno ou um recipiente semelhante a uma wok. A maioria do chá é composta apenas pelas folhas de chá. Alguns tipos japoneses usam apenas caules ou combinam-nas com as folhas.
Como é o sabor do chá verde?
O sabor do chá depende de onde foi cultivado, como foi processado, quando foi colhido etc. Os descritores comuns para um chá de boa qualidade são: doce, agridoce, noz, vegetal, amanteigado, floral, pantanoso, frutado e oceânico.
Existem no mercado vários tipos de chá, que variam na forma como o chá é processado. Os sabores diferem, embora o sabor deste chá seja geralmente mais suave e mais doce que o chá preto. Os chás verdes japoneses são distinguem-se devido ao forte sabor vegetal que é gramíneo e lembra as algas marinhas, com notas cítricas. Os chás verdes chineses tendem a ter um sabor mais vegetal e suave, doce e com notas de nozes, florais e baunilha.
Os chás verdes cozidos no vapor tendem a ter um sabor agridoce (especialmente no final), enquanto outros chás verdes tendem a ter um sabor doce.
Como escolho o melhor tipo de chá verde?
Existem muitos tipos de chá para escolher. Embora alguns chás verdes que estão disponíveis nas lojas, sejam de mais baixa qualidade ou estão misturados com outras ervas. Existem chás verdes com sabor, chás verdes no vapor ou chás verdes torrados.
Algumas lojas de chá oferecem amostras de chá ou permitem que os clientes encomendem bules ou chávenas de chá para testá-las, e essa é outra boa maneira de testar suas preferências de sabor. Se quiser comprar chá verde numa mercearia, tente conferir algumas marcas e tipos diferentes.
Como fazer chá verde?
Muitas pessoas que pensam que não gostam deste tipo de chá simplesmente nunca experimentaram um bom chá verde que foi preparado corretamente. Um erro comum na uso deste chá é usar água a ferver. Embora geralmente seja bom utilizar água a ferver para fazer chá preto, o mesmo não acontece com o chá verde, a água a ferver deixa o chá amargo e desagradável. A temperatura ideal para a água do chá verde é entre 66 a 82 Cº.
Também é importante evitar embeber o chá por muito tempo, pois o excesso de embebimento torna o chá verde extremamente amargo. Alguns chás (especialmente chás verdes japoneses) devem ser mergulhados apenas por 20 ou 30 segundos, enquanto outros (como o chá verde Jasmine Pearls) podem ficar até quatro minutos.
Como as temperaturas e os tempos da infusão do chá variam, verifique a embalagem do seu chá ou peça ao seu fornecedor de chá instruções mais detalhadas sobre a infusão.
Posso adicionar leite e açúcar?
A adição de leite e açúcar é considerado menos saudável do que o chá simples, mas se gosta do sabor vá em frente e adicione!
Benefícios
Como este chá leve menos processamento que o chá preto, muitos dos potenciais benefícios à saúde atribuídos às folhas de chá permanecem intactos. Muitos estudos revelam que este chá é uma bebida saudável, mas como tudo o que comemos e bebemos recomenda-se a moderação do seu consumo.
Função cerebral e envelhecimento
O nível moderado de cafeína do chá verde é um estimulante que pode melhorar o foco, a concentração e o raciocínio rápido, além de aumentar o humor. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode reduzir a ansiedade e o nervosismo da cafeína. Estudos associaram o consumo regular deste bebida a uma vida mais longa e sugerem que ele pode reduzir o risco de doença de Alzheimer ou doença de Parkinson.
Metabolismo e peso corporal
O chá é uma bebida sem calorias, por isso pode ajudar a manter um peso saudável. Substituir bebidas calóricas por chá verde pode ajudar na perda de peso. Além disso, estudos observaram que o bebida pode aumentar a taxa metabólica do corpo e ajudar a queimar gordura.
Cancro
Esta bebida está no centro de centenas de estudos de prevenção e tratamento do cancro. Muitos estudos apontam que as catequinas do chá (antioxidantes naturais) podem afetar a formação de tumores em alguns tipos de cancro.
Colesterol e Pressão Sanguínea
A saúde do coração é outra área comum de estudo para todos os chás. Acredita-se que beber chá regularmente possa reduzir o colesterol, a pressão arterial e reduzir os riscos de doenças cardíacas.
Diabetes
Esta bebida secular é naturalmente livre de açúcar, desde que não o adicione, por isso pode uma boa bebida para pessoas com diabetes. Alguns estudos apontam para a possibilidade deste chá melhorar a sensibilidade à insulina e os níveis de açúcar no sangue.
Saúde da pele e dentes
As catequinas do chá podem ajudar na saúde dos dentes, matando as bactérias. Pensa-se que seus antioxidantes são bons para manter a pele saudável e principalmente os sinais de envelhecimento.
Usos
Uma vez que contém cafeína, é melhor não beber chá verde durante a noite ou quando quiser dormir. O chá verde ajuda na digestão, por isso se quiser beba antes, durante ou após uma refeição.
Como Beber?
Ao contrário do chá preto, o chá verde não precisa de natas, açúcar e outros aditivos, o que pode até reduzir seus benefícios à saúde. Um pouco de sumo de limão é uma boa adição para alguns tipos de chá verde.
Cafeína no chá verde
Em geral, o chá verde tem menos cafeína do que a maioria dos outros chás e café. No entanto, alguns tipos de chá verde, como o matcha, podem conter mais cafeína do que o chá preto ou até o café expresso. Se é sensível à cafeína, experimente descafeinar o chá verde, produzindo-o mais fraco ou mudando de saquinhos de chá para chá de folhas soltas.
Compra e armazenamento
Existem muitos chás verdes no mercado e são fáceis de encontrar em supermercados, lojas de chá e lojas online. Vale a pena explorar diferentes marcas e tipos para descobrir qual é a que mais gosta.
Armazenar o chá adequadamente é importante para preservar seu sabor e prolongar sua vida útil. Mantenha o chá longe do calor, humidade, luz direta e outros produtos com odor forte. Geralmente, é melhor armazenar chá verde num recipiente opaco e hermético. Quando abrir a embalagem, beba o chá dentro de alguns meses.
Tipos de chá verde
Existem vários tipos diferentes de chá verde, e cada um tem as suas próprias características de sabor.
Tipos de chá verde:
- Bi Luo Chun: Um dos chás favoritos da China, este chá tem um sabor doce e vegetal.
- Dragonwell: É um chá chinês popular nos EUA, tem um sabor suave, doce.
- Genmaicha: uma mistura de chá japonês com arroz tufado, esse tipo de chá tem um sabor doce, torrado e vegetal.
- Gyokuro: um chá verde japonês cultivado na sombra. Este chá tem o sabor de umami.
- Hōjicha: Um chá japonês torrado de folhas e caules, esse tipo de chá é pobre em cafeína e tem um sabor amadeirado que agrada às pessoas que também gostam de café.
- Jasmim: A doçura suave das flores de jasmim adiciona um sabor delicado ao chá verde.
- Kukicha: Um chá cozido no vapor feito de hastes de chá japonês, tem um sabor doce e vegetal com pouca cafeína.
- Matcha: Um chá japonês em pó com sabor agridoce.
- Sencha: Um chá verde popular no Japão e que tem um sabor vegetal.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do chá verde são muito raros, geralmente acontecem em pessoas que bebem grandes quantidades ou por pessoas com certas condições médicas. O chá verde pode interferir com certos medicamentos; portanto, consulte seu médico sobre como tomar chá verde.
Pessoas com sensibilidade à cafeína são mais suscetíveis aos efeitos colaterais do consumo excessivo deste chá. Alguns efeitos incluem: inquietação, palpitações cardíacas, dificuldade para dormir, ansiedade, irritabilidade, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial elevada.
Embora em menor quantidade que o café, o chá verde contém taninos, que estimulam o estômago a secretar mais ácido. Isso pode causar dor de estômago ou náusea em pessoas com úlcera péptica ou refluxo ácido.
Chá Preto
O chá preto é o tipo de chá mais popular no Ocidente, provavelmente devido ao seu sabor arrojado e vida útil longa. A Índia é o maior produtor deste chá que é apreciado quente ou frio.
A reter:
- Origem: China
- Temperatura: quente ou fria
- Cafeína: 50-90 mg por chávena
O que é o chá preto?
O chá preto é um verdadeiro chá proveniente da planta Camellia sinensis. As folhas de chá preto oxidem completamente antes de serem processadas e secas, o que torna as folhas castanhas escuras e confere ao chá seu perfil de sabor característico.
Descoberto na China em meados do século XVII, o chá preto foi o primeiro tipo de chá a ser introduzido na Europa e no Oriente Médio. O seu sucesso comercial no Ocidente levou à produção em larga escala na China. Com a finalidade de produzir chá, empresários e aventureiros escoceses e ingleses levaram plantas e sementes do chá da China para outros países. As primeiras empresas inglesas de chá plantaram plantações de chá e desenvolveram máquinas para processar o chá sem a necessidade de fabricantes de chá especializados. Com o tempo, a produção de chá preto espalhou-se para a Índia, Sri Lanka e Quénia e, posteriormente, para Indonésia, Vietname, Tailândia, Ruanda, Brasil e outros países.
Na China, o chá preto é conhecido como hong cha (ou chá vermelho) devido à cor avermelhada de sua infusão. No Oriente, no entanto, o consumo de chá preto é menos comum que o chá verde.
Benefícios para a saúde
O chá preto é popular por conter muitos antioxidantes e polifenóis que estão associados a vários benefícios à saúde.
Ajuda na prevenção de doenças
O chá preto é rico em catequinas, poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas. O chá preto contém flavonóides complexos (uma chávena de chá preto contém uma média de 200 miligramas), que são polifenóis que ajudam na prevenção de doenças.
Trata distúrbios gastrointestinais
Este chá tem mais taninos do que qualquer outro tipo de chá, também beneficia a saúde digestiva. Taninos aliviam doenças gástricas e intestinais, geralmente ajudam na digestão e diminuem a atividade intestinal (como diarreia).
Usos
O chá preto é usado para fazer chá quente e frio. Alguns chás pretos podem ser bebidos com leite e / ou açúcar, enquanto outros devem ser bebidos simples sem acrescentar nada. Os chás tradicionalmente bebidos com leite e / ou açúcar incluem masala chai, café da manhã inglês e chá preto de Assam. Os chás que são tradicionalmente bebidos com limão e / ou açúcar incluem Earl Grey (que não é tradicionalmente consumido com leite), chás gelados de Ceilão e chás pretos de Nilgiri.
Muitos dos melhores chás para o café da manhã e para o chá da tarde são chás pretos. Os chás pretos têm sabores arrojados, ideais para combinar com pratos da cozinha ocidental, mas também com pratos indianos, tailandeses e africanos.
Como beber?
De todos os tipos de chá, o chá preto é geralmente o mais fácil de beber. Use cerca de 1 colher de chá de folhas de chá por chávena de água quente. A água pode estar a ferver ou quase ferver. Mergulhe as folhas na água quente e deixe em infusão por 2 a 6 minutos. O momento dependerá do seu gosto e do tipo de chá. Por exemplo, os chás pretos de Darjeeling costumam ter um sabor melhor com uma infusão mais curta. Coe as folhas de chá e beba o líquido simples ou adicione leite, açúcar ou limão, conforme o seu gosto.
Se quiser pode utilizar água fria (“infusão a frio”) para o chá, mergulhando as folhas na água e deixando repousar por 4 a 18 horas no frigorífico. Para fazer chá preto frio, duplique a quantidade de folhas de chá, e despeje o chá quente sobre gelo.
Teor de cafeína
De um modo geral, o chá contém entre 50 a 90 miligramas de cafeína por chávena. No entanto, existem muitos fatores que influenciam os níveis de cafeína no chá, como por exemplo a forma como o chá é fabricado e se as folhas estão inteiras ou em pedaços.
Compra e armazenamento
Muitas variedades diferentes de chá, incluindo chás aromatizados, estão disponíveis para venda em saquinhos de chá ou folhas soltas. As caixas de saquinhos de chá podem ser compradas nos principais supermercados, enquanto as folhas de chá a granel são mais frequentemente encontradas em lojas de produtos naturais, lojas especializadas de chá e online.
O chá deve ser mantido em local fresco e escuro. Não guarde saquinhos de chá ou folhas em potes de vidro, pois a exposição à luz danifica o chá com o tempo e altera o sabor. É melhor manter o chá na caixa do fabricante ou em um recipiente de lata.
Tipos de chá
Existem muitos tipos de chá preto disponíveis para compra, e a maioria das marcas comerciais são misturas de chás pretos de diferentes origens. Diferentes origens do chá produzem diferentes perfis de sabor. Os sabores dos chás de origem única podem ser amplamente descritos com base em sua origem.
Tipos de chá preto:
- Chá de Assam na Índia: da maior região de chá em crescimento no mundo, este chá é ousado, maltado e vigoroso, ideal para combinar com leite e açúcar.
- Chá da Índia em Darjeeling: A região montanhosa de Darjeeling produz um chá delicado, frutado, floral e leve. A estação em que é cultivada afeta o sabor do chá. Um chá preto Darjeeling colhido na primavera terá um sabor muito mais claro e verde, enquanto um chá colhido um pouco mais tarde no ano será doce e frutado.
- Chá Nilgiri da Índia: Este chá é perfumado e floral, com uma doçura sutil. Tem um corpo médio e sabor suave e é ideal para fazer chás gelados.
- Chá do Ceilão no Sri Lanka: este chá geralmente é ousado, forte e rico, e às vezes tem notas de chocolate ou especiarias.
- Chá Keemun da China: semelhante ao vinho, este chá é frutado e floral, este chá também pode ter aromas de pinho e tabaco, dependendo da variedade. O sabor é suave.
- Chá de Yunnan na China: cultivado nas elevações mais altas da província de Yunnan, este chá evoca os sabores de chocolate e malte, às vezes com notas de especiarias.
- Chá queniano da África: Este chá africano é ousado e escuro. Introduzido na família no início de 1900, o chá preto do Quénia é considerado um recém-chegado.
O chá preto também é usado para criar misturas com sabor de frutas, flores e especiarias, e exibem uma ampla variedade de perfis de sabor, dependendo de seus ingredientes. As misturas clássicas com sabor incluem Earl Grey, que é aromatizado com óleo essencial de bergamota ou sabor cítrico, e masala chai, que é misturado com várias especiarias. Nos últimos anos, muitas empresas de chá começaram a oferecer misturas mais exóticas e não tradicionais, incluindo sabores como chocolate ou baunilha, madeira, frutas tropicais, especiarias picantes e ervas secas.
Valor nutricional
Como outros tipos de chá, este contém:
- Cafeína
- Aminoácidos
- Carboidratos
- Proteínas
- Potássio
- Minerais principais e minerais
- Manganês
- Fluoreto
- Polifenóis
O chá preto contém catequinas (os poderosos antioxidantes do chá que combatem as células causadoras de câncer e ajudam a prevenir doenças cardíacas), taninos (os compostos químicos naturais que dão adstringência ao chá preto e ao vinho tinto), guanina (estimulante natural) e xantina (outro estimulante natural, semelhante à cafeína).
Os muitos antioxidantes e polifenóis do chá preto estão associados a vários benefícios à saúde. Especificamente, o chá preto contém flavonóides complexos, que são polifenóis que ajudam na prevenção de doenças.
Uma única xícara de chá preto contém uma média de 200 miligramas de flavonóides.
Os polifenóis flavonóides no chá preto, conhecidos como thearubigin e theaflavin, atuam como antioxidantes especialmente poderosos. Curiosamente, esses dois flavonóides estão mais concentrados no chá preto do que no chá verde.
Além disso, o chá preto é pobre em sódio e calorias (se não adicionar um adoçante). Além disso, o chá preto tem um sabor arrojado, tornando-o um bom substituto para os que estão acostumados a refrigerantes e outras bebidas não saudáveis (que também tendem a ter sabores arrojados).