O que é design ecológico? Que exemplos de produtos e serviços com design ecológico existem? Vamos descobrir.
O que é o Eco Design?
O design ecológico é um princípio e uma abordagem. Consiste na integração de critérios de proteção ambiental ao longo de um serviço ou do ciclo de vida de um produto. O principal objetivo do eco design é antecipar e minimizar os impactos ambientais negativos (de fabricação, uso e descarte de produtos). Simultaneamente, o eco design também mantém o nível de qualidade de acordo com seu uso ideal.
A abordagem do design ecológico
O design ecológico faz parte de uma abordagem global que suporta todo o ciclo de vida de um produto numa perspectiva de economia circular, economizando e reciclando ao máximo os recursos naturais. Tem a ver com a consideração de critérios específicos em diferentes etapas:
- Extração e fornecimento de matéria-prima
- Fabricação
- Distribuição de produtos
- Uso do consumidor
- Fim de vida (recuperação e reciclagem)
Principais critérios levados em consideração:
- Consumo de matérias-primas
- Consumo de energia
- Poluição Ambiental
- Impacto no Ecossistema
Quais os objetivos do Eco Design?
Alguns objetivos e princípios são especificamente sobre:
- Usar menos materiais e recursos para fabricar produtos
- Usar materiais e recursos obtidos com um impacto ambiental mínimo
- Produzir o mínimo de resíduos e poluição possível
- Reduzir os impactos ecológicos da distribuição
- Facilitar a reutilização e a reciclagem por meio de um design inteligente que facilita a desmontagem
- Uma abordagem de design ecológico envolve todas as pessoas, processos e estruturas envolvidas ao longo do ciclo de vida do produto.
Quais as etapas do Eco-Design?
Antes de implementar uma abordagem de design ecológico, primeiro precisamos descobrir quais são as etapas mais relevantes para o meio ambiente do ciclo de vida de um produto. Perguntas como “os materiais utilizados são biodegradáveis?” ou “a energia utilizada para a extração é renovável?” devem ser colocadas. Respondê-las permitirá identificar as medidas que precisam ser tomadas para reduzir efetivamente os impactos ambientais do produto.
Quais são as caraterísticas dos Produtos com Eco design?
Os produtos com design ecológico utilizam:
- Menor variedade e quantidade de materiais
Na produção dos produtos são utilizados menos materiais e menos energia. Os materiais são reciclados ou podem ser reciclados.
- Materiais reutilizáveis e recicláveis
Os produtos usam materiais que são fáceis de reutilizar e reciclar. Os produtos devem ser reutilizáveis e recicláveis. Os produtos devem ser adequados para reutilização e ser fabricados com materiais recicláveis.
- Biomateriais
Os produtos são feitos com poucos materiais e se possível materiais biodegradáveis.
- Materiais sustentáveis
Os produtos devem usar materiais sustentáveis de forma a maximizar a vida útil do produto.
- Menor quantidade de combustível
Os produtos devem ter um tamanho adequado para economizar o consumo de combustível durante o transporte.
Eco-Design em Casas
De uma perspectiva mais individual, o eco-design também pode ser usado na concepção de casas. Neste cenário, o eco-design é sobretudo a utilização de materiais de construção renováveis como o bambu ou a cortiça, a compra de mobiliário em segunda mão ou a utilização de tapetes de fibra reciclada. Ao mesmo tempo, o design ecológico em casa também tem a ver com o uso eficiente de energia. Desta forma, a utilização de janelas de vidro duplo e o investimento em painéis solares para geração de energia também são habituais.
Perguntas Frequentes sobre o Design Ecológico
O ecodesign considera os aspectos ambientais em todas as etapas do processo de desenvolvimento do produto. O objetivo do eco design é que os produtos causem o menor impacto ambiental possível durante todo o seu ciclo de vida.
Hoje em dia existem vários exemplos de bens de consumo com eco design, como embalagens de alimentos biodegradáveis, óculos de sol ou escovas de dentes de bambu, além de malas, roupa e calçado feitos com plástico recuperado do oceano.
O ecodesign é um pilar da economia circular, uma estratégia cujo objetivo é dar aos produtos uma vida útil indefinida dentro de um circuito fechado e sem desperdícios. Desenvolver materiais sustentáveis significa que os materiais chegam ao fim de sua vida útil em condições adequadas para serem colocados em novos usos, ao contrário da economia “comprar e deitar fora”.