Se quer saber mais sobre os 5 efeitos adversos da Kombucha, mas não quer ler o artigo todo utilize a tabela de conteúdos.
O que é o Kombucha?
- O Kombucha é uma bebida fermentada e gaseificada com um sabor ácido e ácido.
- O Kombucha é uma bebida de chá fermentado e ligeiramente alcoólico.
- A bebida existe há mais de 2.000 anos.
Provavelmente, já viu o kombucha á venda no supermercado. Mas, provavelmente embora já tenha ouvido falar dele, talvez não saiba exatamente o que é.
Ao abrir a tampa de uma garrafa de kombucha, provavelmente ouvirá um leve chiado semelhante a abrir uma garrafa de refrigerante. Um cheiro de vinagre permeia a mistura, mas não é tão forte a ponto de desencorajá-lo de experimentá-lo. O sabor é ligeiramente ácido e azedo.
Embora beber kombucha seja uma tendência, esta bebida já existe há 2.000 anos e teve origem na China, onde era valorizada pelas suas qualidades energizantes. A bebida fermentada chegou à Rússia, depois à Alemanha e, na década de 1960, investigadores suíços relataram que beber kombucha era tão benéfico quanto comer iogurte. A partir daí, o kombucha tornou-se uma bebida popular.
Ingredientes do Kombucha
Os ingredientes básicos incluem água, folhas de chá preto ou verde, açúcar e a SCOBY (Simbiotic Colony of Bacteria and Yeast), uma cultura de bactérias e leveduras. O processo de fermentação é onde toda a magia acontece.
A fermentação é literalmente a decomposição de uma substância por bactérias, leveduras ou outros microorganismos. O kombucha é preparado (ou fermentado) ao longo de 10-14 dias.
A mistura começa como água com açúcar fervida com um saquinho de chá ou folhas de chá. Depois de arrefecido e coado, as bactérias e leveduras são adicionadas à base. Em seguida, a mistura é coberta durante duas semanas.
Duas semanas depois, o novo composto orgânico está pronto para beber. A bebida tem de estar borbulhante porque isso significa que passou por um processo normal de fermentação. O Kombucha contém vitaminas (especificamente vitamina B), antioxidantes e probióticos que podem ser bons para a saúde intestinal.
Porque é que algumas bebidas de Kombucha tem 0,5% a 2% de álcool?
O álcool é produzido durante o processo de fermentação mas não é nada que o deixará bêbado (a menos que beba muito kombucha de uma só vez). Durante a fermentação, a glicólise (a decomposição química da glicose e do ácido láctico) produz etanol. Em seguida, as bactérias usam o etanol para produzir vinagre. E é por isso que sente aquele cheiro e sabor azedo.
O kombucha normalmente encontra-se à venda na seção de alimentos saudáveis ou orgânicos ou em lojas especializadas em alimentação saudável.
Efeitos colaterais da kombucha
- Quando o kombucha é preparado em casa, existe uma possibilidade muito real de contaminação por bactérias e leveduras patogénicas.
- Quando o kombucha é preparado em casa existe a possibilidade de contaminação do kombucha por fungos, como Aspergillus e Candida sp.
- Algumas pessoas podem ser alérgicas à bebida.
- Os fabricantes do kombucha afirmam que sua produção no ambiente comercial é segura quando mantida crua e que a pasteurização deve ser evitada, pois elimina as bactérias benéficas. É verdade que a pasteurização elimina bactérias benéficas, mas a pasteurização também mata bactérias perigosas.
5 Efeitos adversos da Kombucha
Kombucha é uma bebida popular de chá fermentado com muitos benefícios impressionantes para a saúde.
Por exemplo, é uma fonte rica em probióticos e antioxidantes (1).
Além disso, tem qualidades antimicrobianas e demonstrou reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas e os níveis de açúcar no sangue (2).
Mas embora o consumo de kombucha tenha um lado positivo, também tem um lado negativo quando se bebe demais.
A seguir veja 5 possíveis efeitos colaterais de beber muito kombucha.
1 – Pode levar ao consumo excessivo de calorias
Existem muitos tipos diferentes de kombucha disponíveis para os consumidores.
Enquanto algumas marcas de kombucha têm poucas calorias, outros podem ter até 120 calorias por garrafa.
Tomar uma bebida de kombucha ocasionalmente não faz com que a pessoa aumente de peso, mas beber kombucha diariamente pode contribuir para o consumo excessivo de calorias, o que pode levar ao ganho de peso.
Pessoas que bebem com frequência bebidas ricas em calorias têm maior probabilidade de estar acima do peso ou serem obesas do que aquelas que não bebem (3).
Isto ocorre porque as calorias líquidas são muito mais fáceis de consumir e enchem menos do que as calorias de alimentos sólidos.
Além disso, bebidas com muitas calorias geralmente substituem lanches mais nutritivos e fartos que podem ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo.
A reter:
Algumas marcas de kombucha são ricas em calorias. Consumir muitas bebidas com alto teor calórico pode contribuir para o ganho de peso e pode substituir alimentos nutritivos.
2 – Pode causar inchaço e distúrbios digestivos
Descobriu-se que o Kombucha beneficia a saúde digestiva devido aos seus probióticos, as chamadas bactérias benéficas. No entanto, consumir muito pode causar efeitos colaterais (4).
Como o kombucha liberta dióxido de carbono (CO2) no sistema digestivo, beber muita quantidade pode causar inchaço e excesso de gás.
Além disso, o kombucha contém compostos chamados FODMAPs, tipos específicos de hidratos de carbono que podem causar problemas digestivos em muitas pessoas, particularmente naquelas com Síndrome do intestino irritável (5).
Por último, consumir muitas bebidas de kombucha pode levar à ingestão excessiva de açúcar, o que pode causar diarreia. (6, 7).
Por estas razões, algumas pessoas podem sentir inchaço, gases e diarreia se consumirem muito kombucha.
A reter:
O kombucha é carbonatado, pode ser rico em açúcar e contém FODMAPs, que podem causar problemas digestivos em algumas pessoas.
3 – Pode conter quantidades excessivas de açúcar adicionado
Muitas bebidas de kombucha são adoçadas com sumo de frutas ou açúcar de cana para tornar o produto mais atraente para os clientes. Embora os sumos de fruta tornem o sabor do kombucha delicioso, ele aumenta o teor de açúcar da bebida.
Quando consumidos em excesso, os açúcares adicionados, especialmente de bebidas adoçadas com açúcar podem afetar negativamente a saúde.
Por exemplo, bebidas adoçadas com açúcar estão associadas a um risco maior de ter diabetes e doenças cardíacas (8).
Dependendo da marca, apenas uma porção de kombucha pode conter até 28 gramas de açúcar, o equivalente a 7 colheres de chá. Portanto é importante escolher as melhores marcas de kombucha.
Ao comprar kombucha, procure bebidas que contenham menos de 4 gramas de açúcar por porção para manter a ingestão de açúcar adicionado a uma quantidade mínima.
A reter:
Certos tipos de kombucha são ricos em açúcar, o que não é bom para a saúde geral. A opção mais saudável para comprar produtos de kombucha é escolher sempre que possível, aqueles com baixo teor de açúcar.
4 – Perigoso para certas pessoas
Embora o kombucha seja seguro para a maioria das pessoas, pode causar efeitos colaterais graves em algumas.
Como o kombucha não é pasteurizado e contém uma mistura de diferentes tipos de bactérias e leveduras, ele pode promover o crescimento de bactérias nocivas que podem causar infeções em certas pessoas.
Por exemplo, aqueles que têm o sistema imunológico debilitado, como as pessoas com cancro, doença renal, podem desenvolver complicações graves por beber kombucha (9).
Embora raros, foram relatados casos de reações alérgicas graves, acidose e complicações hepáticas devido ao consumo de kombucha potencialmente contaminado (10).
Mulheres grávidas ou que amamentam
Como o kombucha não é pasteurizado e contém pequenas quantidades de cafeína e álcool, as mulheres grávidas e que amamentam devem evitá-lo (11).
A reter:
Aqueles com sistema imunológico comprometido e mulheres grávidas ou que amamentam devem evitar beber kombucha.
5 – Pode levar ao consumo excessivo de cafeína
O Kombucha é geralmente feito com chá preto ou verde, ambos contendo cafeína.
Embora o kombucha contenha muito menos cafeína do que o chá tradicional, é possível consumir cafeína em excesso se beber muito kombucha.
Pessoas sensíveis aos efeitos da cafeína podem ficar ansiosas ou nervosas se consumirem muito kombucha.
Além disso, beber kombucha perto da hora de dormir pode causar falta de sono.
A reter:
O Kombucha contém cafeína, que pode causar efeitos colaterais indesejados em certas pessoas.
Quanto chá de Kombucha deverá beber por dia?
Embora o kombucha seja seguro para a maioria das pessoas, é melhor limitar a sua ingestão por vários motivos.
A bebida pode ser rica em calorias e açúcar, então beber demais não é a melhor escolha para sua saúde.
Para colher os benefícios do kombucha sem consumir muitas calorias, limite sua ingestão a uma a duas porções de 240 ml por dia.
Escolha kombucha de alta qualidade, baixo teor calórico e baixo teor de açúcar armazenados em garrafas de vidro escuro. O vidro escuro protege os probióticos da bebida de danos causados pela luz.
Escolha uma bebida que forneça no máximo 50 calorias por porção para manter a ingestão de calorias líquidas sob controlo.
A reter:
Limitar a ingestão de kombucha a uma ou duas porções por dia é a melhor opção. Concentre-se em produtos de alta qualidade e com poucas calorias e açúcar.
Dicas de segurança alimentar para o Kombucha caseiro
Ao preparar kombucha em casa, é importante seguir o protocolo de segurança.
Preparar o kombucha incorretamente pode resultar num produto final contaminado que pode representar sérios riscos à saúde.
Por exemplo, produtos químicos de recipientes de cerâmica ou chumbo podem contaminar o seu kombucha. Por esta razão a bebida só deve ser armazenada e preparada em recipientes de vidro.
Sempre que preparar o kombucha use equipamento esterilizado e siga as instruções ao usar um kit de preparação do kombucha.
Aprender como preparar e fermentar adequadamente o kombucha antes de fazer o seu primeiro lote é a melhor maneira de evitar problemas de segurança alimentar.
A reter:
Quando o kombucha é feito em casa, as técnicas adequadas de preparação e fermentação são essenciais para garantir um produto alimentar seguro.
Conclusão
- O Kombucha tem sido associado a uma ampla gama de benefícios, levando algumas pessoas a consumir excessivamente a bebida.
- Beber muito kombucha pode levar ao excesso de açúcar e à ingestão de calorias e a efeitos colaterais como problemas digestivos.
- A bebida contém pequenas quantidades de cafeína e álcool. Por isso nem todas as pessoas a devem beber, incluindo pessoas com sistema imunológico debilitado, sensíveis à cafeína ou mulheres grávidas e que amamentam.
- Limite o consumo diário do kombucha.
Perguntas Frequentes sobre o Kombucha Caseiro
A maioria do kombucha contém menos de 0,5% ABV (para referência, a cerveja tem cerca de 5% ABV), por isso não é provável que fique bêbado com o kombucha.
A grande quantidade de probióticos no kombucha significa que beber demais pode levar a desconforto gastrointestinal (inchaço e, em alguns casos, diarreia). O kombucha contém cafeína e açúcar, o que também pode afetar algumas pessoas.
O Kombucha contém probióticos, que contribuem para um microbioma intestinal saudável (e, por sua vez, ajudam a regular o peso e a obesidade). Também contém antioxidantes e polifenóis.
Quando coloca o kombucha no frigorífico, a fermentação diminui drasticamente. Portanto se precisar fazer uma pausa na fermentação ou arrefecer a bebida antes de servir pode armazenar o kombucha no frigorífico .
Esta é uma das poucas receitas em que não pode usar substitutos do açúcar. O açúcar é o alimento para as bactérias e leveduras. No entanto o kombucha finalizado terá muito menos açúcar.
Sim! O Scoby pode afundar ou flutuar ao redor do recipiente. É normal e não tem nada para se preocupar.
(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5079149/
(2) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20008687/
(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3840121/
(4) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26796581/
(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5622700/
(6) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16538836/
(7)https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27773805/
(8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5945829/
(9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2920771/
(10) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26882579/
(11) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29508944/
Pois é eu também achava que beber kombucha era fantástico, até ao momento em que comecei a sentir-me inchada :S