Energia fotovoltaica
A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite.
A conversão directa de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. O efeito fotovoltaico ocorre quando fotões (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de electrões, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.
A área útil para a aplicação dos painéis deve ser analisada com cuidado. A colocação dos painéis em regiões que sejam encobertas ou que sofram um sombreamento acentuado devido a obstruções, reduz o potencial de aproveitamento de radiação solar.
Tipo de sistemas fotovoltaicos
Existem dois tipos de sistemas solares fotovoltaicos, os sistemas com ligação à rede eléctrica e os sistemas sem ligação à rede eléctrica, normalmente designados de sistemas isolados sendo que, a diferença está na existência de baterias nos sistemas isolados. Nestes sistemas, sempre que há excesso de energia produzida, esta é armazenada nas baterias para ser utilizada quando o sistema não estiver a produzir. Nos sistemas ligados à rede eléctrica a energia produzida em excesso é encaminhada para a rede, enquanto que, quando a produção não é suficiente a energia passa a ser fornecida pela rede.
Constituição de um sistema fotovoltaico
Um sistema solar fotovoltaico é constituído pelos seguintes equipamentos: módulos fotovoltaicos (painéis fotovoltaicos), inversor e/ou regulador, baterias (no caso de sistemas isolados), estrutura de fixação e componentes eléctricos (quadro eléctrico, cabos, fusíveis, fichas e interruptor).
Tempo de vida útil dos equipamentos fotovoltaicos
O tempo de vida útil destes equipamentos é de, aproximadamente, vinte e cinco anos. No caso dos sistemas fotovoltaicos isolados da rede eléctrica, a diferença está apenas nas baterias que têm uma vida útil entre os seis e os dez anos, pelo que terão de ser substituídas nesse intervalo de tempo.
Vantagens dos sistemas de energia fotovoltaica:
- O excesso de energia gerado durante períodos de elevada radiação solar, ou de baixo consumo, pode ser armazenado, para uso durante a noite, por exemplo;
- Envolve a utilização de um sistema de geração fotovoltaico como uma fonte de electricidade conectada em paralelo com a rede eléctrica, em co-geração;
- Vantagem é a redução directa do custo da conta de electricidade;
Diferença entre o consumo e a geração local é fornecida ou consumida pela rede de energia, dispensando o uso de baterias; - Painéis fotovoltaicos são disponíveis hoje em várias apresentações, além da clássica forma plana: como telhas, laminados flexíveis, placas semitransparentes etc. Isto possibilita a integração dos painéis;
- fotovoltaicos às edificações, com um mínimo de impacto arquitetônico;
- Alta fiabilidade – não tem peças móveis, o que é muito útil em aplicações em locais isolados;
- A fácil portabilidade e adaptabilidade dos módulos – permite montagens simples e adaptáveis a várias necessidades energéticas;
- Os sistemas podem ser dimensionados para aplicações de alguns miliwatts ou de kiloWatts.
O custo de operação é reduzido – a manutenção é quase inexistente: não necessita combustível, transporte, nem trabalhadores altamente qualificados.
A tecnologia fotovoltaica apresenta qualidades ecológicas pois o produto final é não poluente, silencioso e não perturba o ambiente.
Desvantagens dos sistemas de energia fotovoltaica
- O fabrico dos módulos fotovoltaicos necessita tecnologia muito sofisticada necessitando de um custo de investimento elevado.
- O rendimento real de conversão dum módulo é reduzido (o limite teórico máximo numa célula de silício cristalino é de 28%), face ao custo do investimento.
- Os geradores fotovoltaicos raramente são competitivos do ponto de vista económico, face a outros tipos de geradores (ex. geradores a gasóleo).
- A excepção restringe-se a casos onde existam reduzidas necessidades de energia em locais isolados e/ou em situações de grande preocupação ambiental.
- Quando é necessário proceder ao armazenamento de energia sob a forma química (baterias), o custo do sistema fotovoltaico torna-se ainda mais elevado.
Como Cuidar da Ficus Lyrata? Tutorial e Dicas de PRO
Bem-vindo ao guia definitivo sobre como cuidar da tua Ficus...
Porque morrem as Begónias?
Bem-vindo ao nosso guia rápido sobre os cuidados essenciais para...
Como Cuidar de ALOCASIAS SAUDÁVEIS?
Ei, amante de plantas! Se estás a começar a tua...