Guia Completo dos Mirtilos
O consumo de bagas tornou-se popular entre os consumidores preocupados com a saúde devido aos elevados níveis de compostos bioativos com propriedades antioxidantes.
O mirtilo é um fruto com ótimas propriedades nutricionais e funcionais, pois apresenta níveis elevados de polifenóis.
O mirtilo pode ser encontrado e consumido fresco ou processado em sumos, iogurtes, geleias, compotas, entre outros.
Ao mirtilo são atribuídas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O mirtilo é um fruto silvestre descendente de espécies e subespécies da família da Ericaceae e do género Vaccinium.
O mirtilo pertence à família Ericaceae, do género vaccinium e subgénero Cyanococcus. O género vaccinium apresenta um alto nível de diversidade morfológica, contabilizando cerca de 450 espécies, das quais 40% se encontram na Ásia e no Pacífico, 26 no sub-continente norte-americano e 6 na Europa.
Propriedades antioxidantes dos mirtilos
Os antioxidantes na dieta podem ter um papel importante na prevenção de algumas doenças em humanos resultantes da oxidação de lípidos e outros componentes celulares por radicais livres. Os mirtilos (Vaccinium sp.) são considerados, de entre os frutos frescos, uma das melhores fontes de antioxidantes.
Dentro dos compostos antioxidantes existentes no mirtilo, os que desempenham um papel de maior relevância são os compostos fenólicos, nomeadamente os flavonóides, antocianinas e taninos. Por esta razão é uma das frutas mais desejáveis e nutritivas.
Nutrientes dos mirtilos
Os valores nutricionais dos mirtilos variam em função de diversos fatores que incluem a composição genética, as práticas de cultivo, o grau de maturação, as condições climáticas e as condições de armazenamento.
A seguir apresenta-se a composição nutricional média do mirtilo por 100 g de parte edível.
Composição nutricional do mirtilo por 100 g de parte edível
Nutrientes Valor/100g:
- Energia 57,00 kcal
- Selénio 0,10 μg
- Proteínas 0,74 g
- Sódio 1,00 mg
- Gorduras 0,33 g
- Zinco 0,16 mg
- Hidratos de carbono 14,49 g
- Vitamina C 9,70 mg
- Fibra 2,40 g
- Tiamina 0,04 mg
- Água 84,21 g
- Riboflavina 0,04 mg
- Cálcio 6,00 mg
- Niacina 0,42 mg
- Ferro 0,28 mg
- Ácido pantoténico 0,12 mg
- Magnésio 6,00 mg
- Vitamina B-6 0,05 mg
- Manganésio 0,34 mg
- Folato 6,00 μg
- Fósforo 12,00 mg
- Vitamina A 54,00 UI
- Potássio (mg) 77,00
- Vitamina E 0,57 mg
O mirtilo é um fruto com excelentes propriedades organoléticas, nutricionais e funcionais, visto que, apresenta de um modo geral, teores elevados de polifenóis, em particular antocianinas e taninos, que contribuem fortemente para a sua atividade antioxidante.
O cultivo do mirtilo está claramente em expansão, e a sua aceitabilidade por parte do consumidor está relacionada com as suas características físicas, nomeadamente a textura e a cor.
O mirtilo é um fruto com numerosas espécies, distribuído por uma ampla área geográfica e, actualmente vem conquistando uma posição importante na dieta alimentar de vários povos, não só pelas suas propriedades organolépticas, mas também por todas as aplicações que vêm sendo corroboradas por diversos estudos científicos. A evolução do conhecimento é constante e o mirtilo ainda está numa fase de afirmação no domínio do consumo alimentar e da suplementação.
Uma das propriedades que se destaca como impulsionadora do mirtilo é a actividade antioxidante, conferida pela presença de compostos bioactivos na constituição deste fruto, como os flavonóides, os taninos e os ácidos fenólicos. Também é de destacar a sua actividade anti-inflamatória, conferida por alguns dos seus constituintes, como o ácido ursólico, a quercetina e as antocianinas.
As suas aplicações estendem-se a diversas patologias, no domínio da prevenção e da terapêutica, destacando-se a sua acção nas infecções do tracto urinário, infecções da cavidade oral, infecções virais, patologias gastrointestinais, neurológicas, cardiovasculares e cancerígenas.
O consumidor pode encontrar o fruto disponível na sua forma fresca, congelada ou seca, estando também disponíveis formas processadas do fruto, como sumos, geleias, compotas e iogurtes. Também se encontram comercializados suplementos alimentares obtidos através do fruto ou de componentes específicos deste, na forma de comprimidos, cápsulas e chás.
Perguntas Frequentes sobre os Mirtilos
Não, na verdade é melhor NÃO lavar os seus mirtilos até que esteja pronto para os consumir, porque a água acelera sua deterioração.
Estas frutas pode permanecer em temperatura ambiente por dois dias, e podem ser refrigeradas por uma a duas semanas num recipiente coberto. Além disso também podem ser congeladas por um ano.
Há desacordo sobre isso. É melhor colher mirtilos totalmente maduros, pois são mais doces e saborosos. Se tiver alguns que ainda precisam amadurecer, coloque-os juntamente com uma maçã num saco. O etileno da maçã fará com que os mirtilos amadureçam mais rápido.
Os mirtilos são fáceis de congelar. Se estiverem secos, basta fechá-los num saco plástico no congelador, sem lavar, e colocá-los no congelador. Se preferir lavá-los primeiro, ou se eles estiverem molhados, seque-os e espalhe-os sobre um tabuleiro para congelar antes de colocá-los em recipientes. Mantenha os mirtilos congelados. Não volte a congelar os mirtilos depois de descongelar!
O revestimento é uma parte segura e natural da fruta e não um resíduo de pesticida. A substância cerosa e branco-prateada na superfície das uvas, mirtilos e certas ameixas atua como uma barreira contra insetos e bactérias e ajuda a selar a humidade da fruta. A floração também é sinal de frescura.
Depois de colher mirtilos frescos, coloque-os numa única camada num tabuleiro. Certifique-se de não lavar os mirtilos antes de congelá-los. Depois de congelados, transfira-os para um recipiente hermético e coloque-os no congelador. Quando estiver pronto para usar os mirtilos, retire-os e lave-os antes de os comer.
As melhores combinações com mirtilos
Os mirtilos combinam especialmente bem com certos alimentos, sabores e pratos. Experimente pelo menos uma vez, senão repetidamente como os seguintes ingredientes:
- Limão: no topo da lista estão os mirtilos doces e o limão, uma combinação quase imbatível.
- Banana: mirtilos e bananas andam de mãos dadas, comidos sozinhos ou combinados. Existem infinitas receitas de smoothies que levam bananas e mirtilos. Nos smoothies as bananas trazem a cremosidade enquanto os mirtilos trazem o toque de cor e sabor.
- Cheesecakes: Os mirtilos são o complemento definitivo para qualquer cheesecake independentemente do seu formato.
Para muitos, os mirtilos são sinónimos de sobremesas doces e assados. No entanto, os mirtilos funcionam igualmente bem em lanches e pratos salgados, complementando os sabores picantes ou aromáticos. Aqui estão algumas ideias para combinar sabores:
- Vinagre balsâmico e mirtilo: estes dois formam um par poderoso para molhos para saladas e vinagretes, molhos para aves, carnes e vegetais.
- Queijo e mirtilo: o mirtilo é um parceiro delicioso tanto para queijos salgados quanto doces. Eles adicionam um toque fresco e suculento ao queijo feta e outros queijos salgados em saladas e tigelas de grãos. O queijo mascarpone também aparece em muitas receitas de mirtilo, servindo tão bem em pratos salgados e doces.
- Carnes curadas e mirtilos: as tábuas de charcutaria nunca mais serão as mesmas! Os mirtilos trazem o equilíbrio doce e suculento certo para os sabores defumados do bacon, salame, presunto e outras carnes curadas.
Receitas com mirtilos
Como fazer mini-panquecas?
Como fazer mini-panquecas?
Receita de Mini-panquecas
Receita de Mini-Panquecas
Receita de Mini-panquecas com frutas
Receita de Mini-Panquecas com mel e mirtilos
Receita de Mini-Panquecas com mel e mirtilos
Receita de Mini-Panquecas com mel e mirtilos
Receita de papas de aveia com mirtilos
Receita de papas de aveia com mirtilos
Receita de papas de Aveia com Mirtilos e Framboesas
Receita de papas de aveia com mirtilos e framboesas