Home » 5 Mitos da dieta cetogénica

5 Mitos da dieta cetogénica

dieta keto

Se quer saber mais sobre os mitos da dieta cetogénica, mas não quer ler o artigo todo utilize a tabela de conteúdos.

 

O que é a dieta cetogénica?

Uma dieta cetogénica também chamada de dieta keto, é uma dieta com muito baixo teor de carboidratos projetada para forçar o corpo a queimar gordura em vez de glicose para obter energia.

A dieta pode ser rígida e pouco sustentável para muitas pessoas.

A dieta cetogénica limita severamente a ingestão de carboidratos para forçar o corpo a queimar gordura. No entanto, os carboidratos são tão limitados na dieta que os vegetais e frutas são restritos. O que pode afetar no consumo de fibras e nutrientes. Além disso, a restrição muitas vezes promove ganho de peso a longo prazo.

Prós e contras da dieta cetogénica

A dieta cetogénica tornou-se uma das tendências dietéticas mais populares, pois é amplamente divulgada porque pode proporcionar perda de peso rápida. Também chamada de “dieta keto”, ela promete resultados num curto período de tempo.

Existem evidências contraditórias para apoiar a dieta cetogénica como uma forma eficaz de reduzir a obesidade, ajudar os atletas ou manter um peso saudável. Além disso, alguns especialistas expressam preocupação sobre a sustentabilidade do plano alimentar e os seus efeitos a longo prazo da dieta na saúde do coração.

Recomendação:

Se tenciona seguir este tipo de dieta, fale primeiro com um nutricionista. Esta dieta não pode ser praticada por qualquer pessoa.

Prós da dieta cetogénica (Keto)

  • Proporciona rápida perda de peso
  • Aumenta a saciedade
  • Pode reduzir a gordura abdominal
  • Pode melhorar o desempenho atlético em alguns casos
  • Existem muitos recursos e receitas online
  • Pode melhorar a pressão arterial, os triglicerídeos e os níveis de colesterol
  • Pode ser aplicada para gerir alguns distúrbios convulsivos

 

Contras da dieta cetogénica (Keto)

  • Difícil de manter porque as opções de alimentos são limitadas
  • Pode levar a efeitos colaterais durante os primeiros tempos
  • Pode levar a deficiências nutricionais
  • A versão mais saudável da dieta pode ser cara, inacessível
  • Não pode ser praticada por qualquer pessoa
  • Pode não ser saudável para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de saúde
  • Enquanto pratica esta dieta podem surgir sintomas negativos como fadiga, fraqueza, tontura, dores de cabeça, irritabilidade leve.
  • Além disso, esta forma de alimentação elimina ou restringe severamente alimentos ricos em fibras e outros nutrientes que podem levar a problemas de saúde como prisão de ventre e deficiências de vitaminas ou minerais.

 

Mitos da dieta cetogénica (Keto)

Como a dieta cetogénica tem muitas variações muitas das quais são promovidas em círculos de celebridades, revistas de moda e online por bloggers de fitness.Existe muita confusão sobre este estilo de alimentação.

1ºMito: as dietas cetogénicas são extremamente perigosas e podem até causar a morte.

Algumas pessoas confundem cetose com cetoacidose. A cetoacidose diabética é uma condição perigosa que afeta pessoas com falta de insulina e é observada principalmente na diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 insulino-dependente. Na cetoacidose diabética, os níveis de cetonas são mais elevados do que na cetose produzida pela dieta. Em um esforço para esclarecer a confusão sobre as duas condições, às vezes a cetose é chamada de “cetose nutricional”.

2ºMito: Numa dieta cetogénica, pode comer todos os alimentos gordurosos que quiser, como bacon, queijo, batatas fritas e sorvete.

Embora seja verdade que uma dieta cetogénica inclui principalmente alimentos gordurosos, muitos alimentos ricos em gordura também são ricos em carboidratos. Por exemplo, alguns tipos de queijo contêm carboidratos. Além disso, alimentos como sorvete e batatas fritas são ricos em gordura, mas também têm alto teor de amido (batatas fritas) e açúcar (gelado). Portanto, esses alimentos não seriam recomendados em um plano de dieta cetônica.

3ºMito: Numa dieta cetogénica, come muita carne.

Na verdade, as dietas cetônicas incluem menos carne do que você pode imaginar. Comer alimentos ricos em proteínas pode compensar o equilíbrio de macronutrientes necessário para atingir e manter a cetose. Por exemplo, um hambúrguer é rico em gordura, mas mais rico em proteínas. Se você aumentar a ingestão de proteínas, seu corpo pode queimar proteínas como combustível em vez de gordura (um processo chamado gliconeogênese).

4ºMito: Não pode ser vegetariano e seguir uma dieta cetogénica.

Embora seja mais difícil ser vegetariano e seguir uma dieta cetogénica, não é impossível. No entanto, existem menos fontes vegetais de gordura do que laticínios e fontes de gordura de carne. Portanto, a variedade de alimentos é limitada.

5ºMito: em uma dieta cetogénica, não precisa contar calorias.

A maioria das dietas cetogénicas não exige que você limite as calorias. Portanto, embora você não conte as calorias em si, precisa observar e calcular sua ingestão de macronutrientes em uma dieta cetogénica, especialmente no início do programa, quando você está tentando fazer seu corpo entrar em cetose. Macronutrientes como gordura, carboidratos e proteínas são diferentes tipos de calorias.

Shopping Cart