Home » MITOS da Dieta do Paleolítico

MITOS da Dieta do Paleolítico

dieta paleolítico

Se quer saber mais sobre os mitos da dieta do paleolítico, mas não quer ler o artigo todo utilize a tabela de conteúdos.

O que é a dieta do Paleolítico?

A dieta paleo enfatiza comer de forma semelhante aos nossos ancestrais da Idade da Pedra, antes do surgimento da agricultura moderna.

Vantagens da dieta do Paleolítico

  • A maioria dos alimentos processados não são permitidos.
  • Cozinha mais vezes e come menos vezes fora de casa.
  • Come mais alimentos integrais.
  • Come mais fruta.

Desvantagens da dieta do Paleolítico

  • Restringe muitos alimentos como grãos, laticínios e alguns legumes.
  • A eliminação de certos alimentos da dieta pode levar a algumas deficiências de nutrientes.
  • Esta dieta é mais dispendiosa porque dá ênfase à carne bovina alimentada com pasto e peixes selvagens.

Crítica à dieta

A dieta paleolítica incentiva as pessoas a comer de maneira semelhante à era paleolítica e enfatiza a proteína animal. Comer dessa forma é caro e restringe vários grupos de alimentos. Muitos especialistas consideram este tipo de dieta muito restrita e insustentável.

Mitos da dieta do Paleolítico (Mitos Comuns)

 

Mito 1

A dieta paleo é exatamente como nossos ancestrais comiam na Idade da Pedra. Não se sabe exatamente como nossos ancestrais comiam. Antropólogos e cientistas referem que a dieta se baseava numa combinação de caça de animais e coleta de vegetais. As porções da dieta são desconhecidas. Por causa disso, não existe uma dieta paleo “oficial”, mas sim diretrizes gerais que parecem adequar-se à época do paleolítico.

Mito 2

Durante a Idade da Pedra, as pessoas comiam quase exclusivamente carne. Na realidade, os nossos ancestrais provavelmente foram mais “coletores” do que “caçadores” em certos zonas e épocas do ano.

Mito 3

A evidência científica apoia a eliminação de grãos, legumes e laticínios da dieta paleo porque eles são prejudiciais para muitas pessoas. Não existem evidências científicas que mostrem que a remoção de grãos, legumes ou laticínios melhora a saúde (com exceção de pessoas que têm problemas de saúde, como doença celíaca ou intolerância à lactose).

Mito 4

Os nossos genes não evoluíram nos últimos 10.000 anos. Alguns defensores do paleo afirmam que nossa composição genética não foi projetada para as dietas que surgiram com a agricultura moderna. No entanto, a genética evolutiva sugere que podemos ter algumas mudanças na composição genética, mesmo num período tão curto como 10.000 anos.

Shopping Cart