O que é a agricultura biológica?
A agricultura orgânica é um método de produção agrícola e animal que envolve optar por não usar pesticidas, fertilizantes, organismos geneticamente modificados, antibióticos e hormonas de crescimento.
A produção orgânica é um sistema holístico projetado para otimizar a produtividade e adequação de diversas comunidades dentro do agro-ecossistema, incluindo organismos do solo, plantas, animais e pessoas. O principal objetivo da produção orgânica é desenvolver empreendimentos sustentáveis e harmoniosos com o meio ambiente.
Os princípios gerais da produção orgânica, o incluem o seguinte:
- proteger o meio ambiente, minimizar a degradação e a erosão do solo, diminuir a poluição, o
- otimizar a produtividade biológica e promover um bom estado de saúde
- manter a fertilidade do solo a longo prazo, otimizando as condições de atividade biológica no solo
- manter a diversidade biológica
- reciclar materiais e recursos o máximo possível dentro da empresa
- fornecer cuidados atenciosos que promovam a saúde e atendam às necessidades comportamentais do gado
- preparar produtos Biológicos, enfatizando métodos cuidadosos de processamento e manuseio, a fim de manter a integridade orgânica e as qualidades vitais dos produtos em todas as etapas da produção
A agricultura orgânica promove o uso de rotações de culturas e culturas de cobertura e incentiva relações equilibradas com o meio ambiente. Os resíduos Biológicos e os nutrientes produzidos no terreno são reciclados de volta ao solo. As culturas de cobertura e o composto são utilizados para manter a matéria orgânica e a fertilidade do solo. São praticados métodos preventivos de controlo de insetos e doenças, incluindo rotação de culturas, genética aprimorada e variedades resistentes. A gestão integrada de pragas e ervas daninhas e os sistemas de conservação do solo são ferramentas valiosas num terreno orgânico. Os pesticidas organicamente aprovados incluem produtos “naturais” ou outros produtos de gerenciamento de pragas incluídos na Lista de Substâncias Permitidas das normas orgânicas. A Lista de Substâncias Permitidas identifica substâncias permitidas para uso como pesticidas na agricultura orgânica.
Os padrões Biológicos geralmente proíbem produtos de engenharia genética e clonagem de animais, pesticidas sintéticos, fertilizantes sintéticos, ingredientes sintéticos de processamento de alimentos e radiação ionizante.
Porquê cultivar organicamente?
Os principais motivos pelos quais os agricultores declaram querer cultivar organicamente são suas preocupações com o meio ambiente. Há também um problema com a quantidade de energia usada na agricultura, uma vez que muitos produtos químicos agrícolas requerem processos de fabricação intensivos, com gastos de energia que dependem fortemente de combustíveis fósseis.
Porquê comprar produtos biológicos?
Os consumidores compram alimentos Biológicos por muitas razões diferentes. Muitas pessoas querem comprar produtos alimentares isentos de pesticidas químicos ou cultivados sem fertilizantes convencionais. Outras simplesmente gostam de experimentar produtos novos e diferentes. O sabor do produto, as preocupações com o meio ambiente e o desejo de evitar alimentos de organismos geneticamente modificados estão entre as muitas razões pelas quais alguns consumidores preferem comprar produtos Biológicos.
O que é o certificado Biológico?
O certificado Biológico é um termo dado a produtos produzidos de acordo com padrões Biológicos, certificados por um dos organismos de certificação. Um produtor que deseja ser certificado como Biológico deve solicitar a um organismo de certificação que solicita uma inspeção independente de seu terreno para verificar se atende aos padrões Biológicos. Agricultores, processadores e comerciantes são obrigados a manter a integridade orgânica do produto e a manter uma trilha de documentos para fins de auditoria.
Agricultura Biológica
O design e o gerenciamento do sistema de produção são críticos para o sucesso do cultivo no terreno.
Os rendimentos de cada cultura biológica varia, dependendo da sua gestão. Durante a transição do convencional para o Biológico, os rendimentos da produção são inferiores aos níveis convencionais, mas após um período de transição até cinco anos, os rendimentos Biológicos geralmente aumentam.
As culturas de cereais podem ser cultivadas organicamente de maneira relativamente fácil devido a pressões relativamente baixas de pragas e necessidades de nutrientes. A soja também tem um bom desempenho, mas as ervas daninhas podem ser um desafio. Além disso, o milho começa a ser cultivado com mais frequência em terrenos orgânicos.
As culturas de frutas e legumes apresentam maiores desafios, dependendo da cultura. Certas pragas de insetos ou doenças são mais graves em algumas regiões do que em outras. Alguns problemas de pragas são difíceis de gerenciar com métodos Biológicos. No entanto, isso é menos problemático à medida que mais biopesticidas aprovados organicamente se tornam disponíveis. Os rendimentos comercializáveis das culturas hortícolas orgânicas são geralmente inferiores aos rendimentos das culturas não orgânicas. A redução de rendimento varia de acordo com a cultura e a terreno. Alguns produtores Biológicos agregaram valor aos seus produtos transformando-os em compotas, sumos etc.
Produtos Animais Biológicos
Os produtos animais também podem ser produzidos organicamente. Nos últimos anos, produtos lácteos Biológicos tornaram-se mais populares. Existe um mercado em expansão para produtos de carne orgânica. Os animais são alimentados apenas com alimentos orgânicos (exceto em circunstâncias excepcionais). Os alimentos para animais não podem conter subprodutos de mamíferos, aves ou peixes. Antibióticos, hormonas do crescimento e insecticidas são geralmente proibidos. Se um animal ficar doente e os antibióticos forem necessários para a recuperação, eles são administrados, mas é separado do rebanho de gado Biológico e não pode ser vendido para produtos derivados de carne orgânica. As vacinas são permitidas quando as doenças não podem ser controladas por outros meios. A inseminação artificial também é permitida.
Preços de Produtos Biológicos
Os produtos Biológicos geralmente podem se qualificar para preços mais altos do que os produtos não Biológicos. Preços mais altos compensam os custos mais altos de produção (por unidade de produção) de gestão, mão-de-obra e menores rendimentos agrícolas. Essas diferenças variam de acordo com o produto. Alguns produtores experientes de culturas de campo, particularmente cereais, relatam muito pouca mudança no rendimento, enquanto em algumas culturas hortícolas, como frutos de árvores, foram observadas diferenças significativas no rendimento comercializável.
Resumo
A agricultura biológica pode ser um método de produção alternativo viável para os agricultores, no entanto acarreta alguns desafios. Uma chave para o sucesso é estar aberto a abordagens orgânicas alternativas para resolver problemas de produção.