O que é a pectina?
A pectina é um tipo de fibra solúvel que podemos encontrar naturalmente em frutas e vegetais como maçã, beterraba e frutas cítricas.
As pectinas têm o poder de gelificar e espessar, propriedades que ajudam a fazer compotas de frutas, mas também produtos de panificação, iogurtes, sumos e doces. A pectina ajuda a melhorar a textura e consistência dos alimentos.
Alimentos ricos em Pectina
As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.
Mas não só os alimentos naturais possuem pectina, alguns produtos industrializados também possuem de forma a melhorar sua textura, como por exemplo bolos, tortas, iogurtes, compotas, massas, iogurtes e molhos.
Como fazer Pectina em casa?
A pectina caseira pode ser usada para produzir compotas de frutas mais gelatinosas. A seguir mostramos como fazer pectina a partir das laranjas:
Colocar 5 maçãs laranjas cortadas e lavadas, com casca e sementes, e colocar para cozinhar em água. Após o cozimento, a fruta e o líquido devem ser colocados sobre uma peneira coberta com gaze, de forma que as laranjas cozidas consigam passar lentamente pela gaze. Essa filtragem deve ser feita durante toda a noite.
No dia seguinte, o líquido gelatinoso que passou pela gaze é a pectina das laranjas, que pode ser conservada no congelador para usos futuros.
Onde comprar?
As pectinas podem ser encontradas na forma líquida ou em pó em lojas de produtos naturais e farmácias, elas normalmente são utilizadas para confeccionar bolos, iogurtes caseiros e compotas.