O que é o leite de ervilha?
- O leite de Ervilha é a nova bebida não láctea da moda.
- O leite de ervilha não tem gosto de ervilha e nem é verde.
Nunca foi tão fácil evitar os laticínios, graças a uma gama cada vez maior de leites à base de plantas: arroz, soja, cânhamo, aveia, coco, amêndoa, macadâmia, avelã, caju.
Mas nem tudo é um mar de rosas, algumas pessoas não podem beber alguns desses leites devido às suas alergias a frutos secos ou à soja. Além disso, a produção de alguns leites/bebidas à base de plantas não são bons para o meio ambiente, pois é desperdiçada muita água. Para além desses problemas, os leites alternativos podem carecer de certas vitaminas e nutrientes, como proteínas.
O leite de ervilha é vegan, sem nozes, sem soja, sem lactose e sem glúten. É melhor para o meio ambiente do que o leite de amêndoa. E tem mais proteína e cálcio do que outros leites alternativos.
Leite de ervilha não sabe a ervilha e não é feito da mesma forma que o leite de amêndoa, por imersão em água. O processo de fabrico desta bebida começa com a colheita de ervilhas amarelas e a transformação delas em farinha. Posteriormente a farinha é processada, separando a proteína da ervilha da fibra e do amido. A proteína da ervilha é posteriormente purificada e misturada com água e outros ingredientes, incluindo óleo de girassol e sal marinho, bem como vitaminas como B12.
O leite de ervilha tem ganho atenção por ser uma bebida vegetal mais ecologicamente sustentável do que outras bebidas, como o leite de amêndoa.
O leite de ervilha requer 100 vezes menos água para ser produzido do que o leite de amêndoa e 25 vezes menos água do que o leite de vaca.