O que são alimentos perecíveis?
Os alimentos perecíveis são alimentos que se deterioram facilmente devido ao seu alto teor em água e à não existência de outros fatores que inibam o crescimento microbiano.Para serem alimentos seguros, necessitam de ser mantidos a temperaturas baixas, tais como lacticínios, carnes e pescado frescos, frutas suculentas, cremes, molhos, sobremesas, alimentos pré-confecionados ou alimentos cuja rotulagem indique “manter em ambiente refrigerado”.
As matérias-primas, os ingredientes, os produtos intermédios e acabados suscetíveis de permitir o crescimento de microrganismos patogénicos ou a formação de toxinas, devem ser conservados a temperaturas seguras de modo a que o seu consumo não possa provocar riscos para a saúde e não se alterem as características organolépticas e valor nutricional.
Alimentos semi-perecíveis
Os alimentos semi-perecíveis são os que foram submetidos a método de conservação e têm prazo de validade. Os processos de conservação podem ser físicos
(desidratação, calor, frio, micro-ondas e irradiação), químicos (ácidos, sais, açúcar, álcool ou óleos), ou por transformação bioquímica (fermentação). Dado que a conservação a frio é o método de conservação alimentar mais usado em casa, é muito importante o bom estado da embalagem, que a data de limite de consumo aconselhada não seja ultrapassada e verificar também se os alimentos não se deterioram durante o armazenamento. Qualquer anomalia da embalagem (golpes, cor, deformação, oxidação, aumento de volume) deverá dar origem à rejeição do alimento.
Alimentos não perecíveis
Os alimentos estáveis que não se estragam rapidamente (não perecíveis) são de consistência seca como arroz, massas, açúcar, farinhas e feijão e devem ser armazenados à temperatura ambiente em locais secos e frescos, longe de qualquer foco de contaminação e da presença de roedores e insetos.