Home » Posso Compostar as Ervas Daninhas do meu Jardim?

Posso Compostar as Ervas Daninhas do meu Jardim?

caixa de vegetais frescos

Posso compostar as ervas daninhas do meu jardim?

Esta é uma pergunta típica para os iniciantes. A questão é importante porque, ao adicionar composto aos canteiros de seu jardim, corre o risco de introduzir plantas indesejáveis. O segredo é garantir que nenhuma semente ou raiz de erva daninha viável sobreviva ao processo.

Pode compostar ervas daninhas?

O problema de ter ervas daninhas na caixa de compostagem é a possibilidade de obter ervas daninhas no seu jardim. As sementes e raízes que sobrevivem à compostagem podem germinar quando usa o composto. Conforme as plantas na pilha de composto se decompõem, a temperatura aumenta. Se a temperatura for alta o suficiente, as sementes das ervas daninhas morrem e não serão um problema mais tarde. No entanto, a pilha pode não ficar quente o suficiente.

Como compostar ervas daninhas?

O composto de ervas daninhas pode ser perfeitamente seguro e estar repleto de nutrientes. O segredo é a compostagem a quente, ou seja, garantir que o composto fica quente o suficiente para matar todas as sementes e raízes.

Veja como fazer isso:

  • Vire a pilha regularmente e com frequência para garantir que tudo na pilha passa pela zona quente no centro.
  • Dê tempo à sua pilha de composto para aquecer e evite adicionar novo material vegetal.
  • Comece uma segunda pilha se tiver mais material para compostar antes que a primeira esteja pronta. Verifique a temperatura com um termómetro de composto. Deve atingir os 63º C.

Outra maneira de usar ervas daninhas no composto

Outra maneira de usar as ervas daninhas sem arriscar colocar as sementes viáveis no composto é transformá-las num fertilizante líquido. Mergulhe as ervas daninhas na água durante um mês e depois coe. O líquido resultante pode ser diluído e usado para adicionar nutrientes aos leitos.

Shopping Cart