Home » Quais são os Benefícios da Alfarroba?

Guia Completo sobra a Alfarroba

Se quer saber mais sobre quais são os benefícios da alfarroba utilize a tabela de conteúdos do lado direito.

Alfarroba

  • A alfarroba em pó, também chamada de farinha de alfarroba, é uma alternativa ao cacau em pó.
  • É feito de vagens de alfarroba torradas e secas. O pó da alfarroba é frequentemente usado como adoçante natural em produtos de panificação. É doce e tem um sabor único.
  • Continue a ler para aprender sobre os benefícios para a saúde e informações nutricionais da alfarroba em pó.

O que é alfarroba e como é usada?

Nativa do Mediterrâneo, a alfarroba vem das vagens da alfarrobeira. Quando os frutos estão maduros, a polpa doce é removida, torrada e moída num pó fino. Esse pó costuma ser um substituto do chocolate em receitas de panificação.

A alfarroba ou Ceratonia siliqua, que não deve ser confundida com o cacau (do qual é feito o chocolate), é da família da ervilha e nativa da região leste do Mediterrâneo. Os frutos da alfarrobeira são chamados de vagens e são de cor castanha.

Fatos rápidos sobre a alfarroba

  • Lugar de origem: Mediterrâneo
  • Outros nomes: alfarroba
  • Substituto: cacau em pó
  • Encontrado: lojas de alimentos naturais e algumas lojas especializadas
  • Prazo de validade: até 1 ano

O que é a alfarroba?

A alfarroba cresce em árvores, faz parte da família das leguminosas e é frequentemente transformada num popular substituto do chocolate. A alfarroba é cultivada desde o final de 1800 no Mediterrâneo e noutras partes do mundo com climas semelhantes. A árvore produz frutos castanhos coriáceos de 15 a 30 centímetros de comprimento, com sementes não comestíveis que mudam de cor à medida que amadurecem. As vagens cruas e maduras são consumidas por humanos como guloseima, mas são mais frequentemente usadas como ração animal devido ao seu alto teor de açúcar.

As sementes produzem uma goma usada na fabricação de alimentos. Elas podem ser usadas como espessante estabilizador de alimentos e agente emulsificante para doces, molhos para salada e outros produtos. A preparação mais conhecida da alfarroba, no entanto, é um pó castanho obtido da secagem, torra e moagem da polpa comestível do interior da vagem.

Este pó castanho é utilizado como substituto do chocolate em produtos de panificação ou bebidas. Dependendo da receita, o pó de alfarroba não precisa de preparação extra e é um pouco mais caro do que o cacau em pó.

As vagens e a polpa da alfarroba são comestíveis, naturalmente doces e altamente nutritivas. A alfarroba costuma substituir o chocolate na confeção de doces, produzindo um produto com menos gordura e mais fibra.

A alfarroba também não contém cafeína nem glúten. É frequentemente usado em planos de refeições vegans que evitam o chocolate ao leite. A goma de alfarroba pode ser utilizada como um aditivo em produtos não alimentares, tais como cosméticos, bem como em alimentos para animais de estimação.

Qual é a diferença entre a alfarroba e o cacau?

A alfarroba vem das vagens de uma árvore perene do Mediterrâneo, enquanto os grãos de cacau (também chamados de sementes) vêm de uma árvore nativa da América Central e do Sul.

A alfarroba é feita a partir da torrefação e moagem da polpa comestível do interior das vagens. Os grãos de cacau são fermentados, moídos numa pasta e usados para criar o chocolate.

A alfarroba é naturalmente doce, enquanto os adoçantes são adicionados ao cacau por este ser amargo na sua forma natural.

Além disso, a cafeína e a teobromina, estimulantes encontrados no chocolate, estão ausentes na alfarroba.

A alfarroba tem menos açúcar e gordura do que alguns chocolates (cacau) e contém proteínas, o que a torna uma ótima escolha para quem tem diabetes.

Os perfis nutricionais do cacau e da alfarroba sem açúcar são semelhantes. No entanto, a alfarroba não contém gordura e contém um pouco mais de carboidratos e fibras do que o cacau. Dependendo da marca, o cacau ou a alfarroba são adoçados.

Geralmente, uma colher de sopa de cacau sem açúcar contém aproximadamente:

  • 35 calorias
  • 2 gramas de gordura
  • 1 grama de gordura saturada
  • 0 miligramas de sódio
  • 9 gramas de carboidratos
  • 0 gramas de açúcar
  • 6 gramas de fibra
  • 3 gramas de proteína
  • 19 miligramas de cálcio

Comparativamente, uma colher de sopa da alfarroba sem açúcar contém aproximadamente:

  • 35 calorias
  • 0 g de gordura
  • 0 g de gordura saturada
  • 0 mg de sódio
  • 13 g de carboidrato
  • 7 g de fibra (valor diário de 24%)
  • 7 g de açúcar
  • 52 mg de cálcio

Embora a alfarroba tenha mais açúcar e carboidratos que o cacau, a sua doçura natural leva menos açúcar adicionado ao fazer receitas que pedem cacau.

O cacau é mais amargo e, quando é utilizado nos doces geralmente é necessário adicionar mais açúcar para contrariar esse sabor.

O conteúdo nutricional também depende da forma da alfarroba e se ela é adoçada.

Por exemplo, duas colheres de sopa de pedaços de alfarroba fornecem 70 calorias, 0 g de gordura, 0 mg de sódio, 18 g de carboidrato, 6 g de fibra, 12 g de açúcar, 2 g de proteína e 52 mg de cálcio.

Duas colheres de sopa de pepitas de alfarroba adoçados contêm 80 calorias, 4,5 g de gordura, 4 g de gordura saturada, 0 mg de sódio, 10 g de carboidrato, 0 g de fibra, 4 g de açúcar, 0 g de proteína e 0 g de cálcio.

Observe que o teor de gordura na alfarroba adoçada é quase cinco vezes maior do que na alfarroba sem açúcar.

Como cozinhar com alfarroba?

A alfarroba em pó pode ser usada como o cacau em pó e na mesma proporção, embora seja naturalmente mais doce. Como a alfarroba é mais doce do que o cacau não precisa adicionar a mesma quantidade de açúcar na receita.

A alfarroba também pode ser transformada em pepitas e xarope. Os pepitas de alfarroba derretem de maneira diferente do que os de chocolate. Além disso também têm sabores diferentes, algumas pessoas gostam de usar uma mistura de pepitas alfarroba e chocolate. Devido à doçura natural da alfarroba, as pepitas geralmente não têm adição de açúcar.

Uma substituição típica para um quadrado de 30 gramas de chocolate são três colheres de sopa de alfarroba em pó misturada com uma colher de sopa de água.

O xarope de alfarroba, às vezes chamado de melaço de alfarroba, é uma redução da polpa em água. O xarope tem um sabor achocolatado e frutado.

Experimente utilizar o xarope de alfarroba em panquecas, vai ver que vai gostar.

Qual é o gosto da alfarroba?

A alfarroba tem sabor semelhante ao chocolate, mas é mais doce e menos amargo. O pó tem sabor tostado e textura semelhante à do cacau em pó. Não é comido sozinho, mas é adicionado a sobremesas, bebidas e muito mais.

Receitas com alfarroba

A alfarroba em pó é um bom substituto para o cacau em pó em doces como brownies e bolos de chocolate.

  • Brownies de alfarroba sem glúten
  • Bolo de Chocolate Sem Farinha

Onde comprar a alfarroba?

Antes encontrados apenas em lojas de alimentos naturais, a maioria dos grandes supermercados e lojas especializadas agora vendem alfarroba em pó e em pepitas no corredor de alimentos naturais. Pode encontrar alfarroba a ser vendida em saco, embalagem ou a granel. O pó pode ser adquirido torrado ou cru, que não é tão doce.

Como armazenar a alfarroba?

Guarde o pó da alfarroba, as pepitas e as vagens secas inteiras num recipiente hermético num local fresco e escuro até um ano.

Nutrição e benefícios

Para as pessoas com alergia ao leite ou intolerância à lactose, a alfarroba pode ser um bom substituto do chocolate, pois não contém laticínios.

Para pessoas com sensibilidade à cafeína ou teobromina, estimulantes encontrados no chocolate (embora em pequenas quantidades) a alfarroba é uma boa alternativa. Como a alfarroba é naturalmente doce e tem menos teor de gordura, ela passou a ser vista como uma alternativa mais saudável ao chocolate na década de 1950.

No entanto, não contém os antioxidantes do chocolate preto.

Quais são os benefícios da alfarroba?

Descubra os muitos benefícios da alfarroba para a saúde e como ela pode ajudar em vários cenários diferentes. A seguir referimos 15 benefícios da alfarroba.

 

15 benefícios da alfarroba

1 – A alfarroba tem poucas calorias

A alfarroba (sem açúcar) é uma alternativa naturalmente doce e de poucas calorias. É rico em fibras e pobre em gordura. As fibras estão associadas a um peso mais saudável, a um melhor controlo do açúcar no sangue e à redução do colesterol.

2 – Variedade de compostos bioativos

As vagens da alfarroba contêm compostos bioativos, como fibra alimentar, polifenóis, flavonóides, ciclitóis (como o d-pinitol) e taninos.

Esses compostos têm sido associados a uma variedade de benefícios à saúde, incluindo controlo glicémico (açúcar no sangue) e redução do colesterol.

3 – Rica em fitoquímicos

A alfarroba é rica em compostos fitoquímicos que, segundo a literatura científica, apresentam atividade antitumoral, antiproliferativa e pró-apoptótica.

4 – Boa fonte de minerais

A alfarroba é uma fonte de cálcio não láctea. Duas colheres de sopa contêm cerca de 4% do valor diário recomendado para o cálcio. Estudos mostram que dietas ricas em cálcio podem diminuir o risco de osteoporose e ajudar no controlo do peso.

As frutas da alfarroba também contêm minerais importantes, incluindo ferro, cobre, zinco, manganês, níquel, bário e cobalto.

5 – Ajuda com a diarreia

A alfarroba é rica em pectina e taninos, por isso tem sido usada no tratamento da diarreia.

6 – Não contém oxalatos 

Ao contrário do chocolate, a alfarroba não contém oxalatos. Os oxalatos são compostos naturais encontrados em muitos alimentos que se ligam ao cálcio e são eliminados nas fezes, promovendo a excreção de cálcio. Uma dieta rica em oxalatos pode aumentar a sua probabilidade de desenvolver pedras nos rins, especialmente se tiver histórico de pedras nos rins.

Portanto, a alfarroba pode ser uma boa alternativa para o chocolate nas pessoas com histórico de pedras nos rins que precisam comer uma dieta baixa ou modificada de oxalato.

7 – Vegan e sem glúten

A maioria das variedades de alfarroba sem açúcar não contém leite. Leia sempre os rótulos, porque algumas variedades de alfarroba adoçadas têm ingredientes que podem incluir leite.

A alfarroba também pode ser processada em instalações que contém leite, soja, trigo ou outros ingredientes. A alfarroba totalmente natural, sem açúcar, também não tem glúten e pode ser usada na panificação sem glúten.

8 – Isenta de cafeína

A alfarroba não contém cafeína e pode ser uma boa alternativa ao chocolate para crianças ou adultos sensíveis à cafeína.

A cafeína é um ótimo estimulante, mas em excesso pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como:

  • Insónia
  • Frequência cardíaca rápida
  • Nervosismo
  • Irritabilidade
  • Dor de estômago
  • Tremores musculares

O pó da alfarroba não contém cafeína. Esta é uma boa notícia para pessoas sensíveis à cafeína que procuram um substituto do chocolate.

9 – Naturalmente com baixo teor de gordura

O pó da alfarroba não contém praticamente nenhuma gordura. Se faz uma dieta com baixo teor de gordura, a alfarroba em pó é uma boa opção. Basta ter em mente que é mais rico em açúcar e carboidratos do que o cacau em pó. Apenas 2 colheres de sopa de pó de alfarroba têm 6 gramas de açúcar, cerca de 1,5 colheres de chá.

Como a maioria das receitas de panificação pede até 1 xícara de alfarroba em pó, os gramas de açúcar podem somar rapidamente. Ainda assim, se você substituir a alfarroba em pó por pedaços de chocolate, economizará gordura e calorias.

Uma chávena de alfarroba em pó contém 51 gramas de açúcar e menos de 1 grama de gordura. Uma chávena de pepitas de chocolate meio amargo, contém 92 gramas de açúcar e 50 gramas de gordura.

10 – Baixo teor de sódio

De acordo com a American Heart Association a quantidade de sódio recomendado por dia é no máximo 1.5 mg por dia. O excesso de sódio na sua dieta pode aumentar o risco de:

  • Pressão alta
  • Ataque cardíaco
  • Acidente vascular encefálico
  • Osteoporose
  • Problemas renais

Pó de alfarroba não contém sódio. É uma ótima opção para pessoas que seguem uma dieta com baixo teor de sódio.

11 – Contém cálcio, mas sem oxalatos

O cálcio é um mineral. É importante para a saúde óssea. Além disso, também ajuda o coração, os nervos e os músculos a funcionar bem. Duas colheres de sopa de alfarroba em pó contêm 42 mg de cálcio, ou 4% da RDA.

O cacau contém oxalatos, compostos que reduzem a capacidade do corpo de absorver cálcio. Uma dieta rica em oxalatos também aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins. O pó da alfarroba não contém oxalatos.

12 – Rica em fibras

Duas colheres de sopa de pó de alfarroba têm quase 5 gramas de fibra, mais de 20% da dose diária recomendada.

A fibra ajuda:

  • A fica satisfeito por mais tempo para ajudá-lo a comer menos
  • A prevenir obstipação
  • A manter os intestinos saudáveis
  • A controlar seu açúcar no sangue
  • A baixar o seu colesterol

13 – Isenta de glúten

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e no centeio. Em algumas pessoas, o glúten ativa o sistema imunológico para atacar o intestino delgado.

Essa condição é chamada de doença celíaca. Se tem doença celíaca ou é sensível ao glúten, deve evitar alimentos que contenham glúten. Alfarroba em pó não contém glúten.

14 – Boa fonte de antioxidantes

A fibra de alfarroba é uma fonte rica em antioxidantes polifenóis. O ácido gálico e os flavonóides demonstraram reduzir o stresse oxidativo.

O ácido gálico também ajuda a eliminar os radicais livres e eliminar células cancerosas.

15 – Isento de tiramina

A tiramina é um subproduto da tirosina, um aminoácido. De acordo com a National Headache Foundation, os alimentos que contêm tiramina podem causar enxaqueca.

Como o chocolate contém tiramina, não é recomendado para pessoas que têm enxaqueca.

A alfarroba não contém tiramina e é considerada segura para comer se tiver enxaquecas.

 

Maneiras de usar alfarroba

Experimente estas formas de adicionar alfarroba em pó à sua dieta:

  • Adicione alfarroba em pó aos smoothies
  • Polvilhe alfarroba em pó no iogurte
  • Adicione alfarroba em pó à sua massa de pão ou massa de panqueca favorita
  • Faça uma bebida de alfarroba quente em vez de chocolate quente
  • Faça pudim cremoso de alfarroba
  • Substitua as barras de chocolate por barras de alfarroba feitas de alfarroba em pó e leite de amêndoa
  • Faça brownies de alfarroba

Quais são os efeitos colaterais da alfarroba?

Possíveis efeitos colaterais:

  • Não parece haver nenhum efeito colateral por ingerir alfarroba.
  • Se estiver grávida ou a amamentar, discuta o uso de alfarroba com o seu médico.
  • Normalmente, as pessoas alérgicas a chocolate, nozes e nozes não têm reações à alfarroba. No entanto, não é impossível ser alérgico à alfarroba.

 

Dosagem e preparação

Não existe uma dosagem definida para a alfarroba, uma vez que não é uma vitamina, mineral ou suplemento essencial. Os tamanhos das porções são geralmente indicados nos rótulos e as porções típicas são cerca de duas colheres de sopa.

Como preparar alfarroba?

Pode usar a alfarroba para fazer smoothies, muffins, pão ou como um substituto do chocolate em misturas de granola e nozes. Quando estiver a seguir uma receita pode substituir o chocolate por alfarroba, na mesma proporção (1:1 em qualquer receita).

Se gostar de experimentar a alfarroba, pode experimentar uma destas receitas:

  • Smoothie de hortelã-pimenta de alfarroba: os smoothies são uma ótima alternativa para o pequeno-almoço ou lanche.
  • Pasta de Alfarroba: use esta pasta para cobrir bolos.

Como armazenar a alfarroba?

Armazene a farinha ou pepitas de alfarroba, em recipientes herméticos numa despensa fresca e seca.

O que procurar

Procure comprar alfarroba na sua forma natural. Quando possível, compre alfarroba em pó e pepitas sem açúcar. Algumas pepitas de alfarroba são adoçadas com açúcar. A alfarroba em pó pode ser crua ou torrada.

Não se esqueça de ler sempre as listas de ingredientes e esteja atento aos adoçantes, óleos e emulsificantes adicionados.

Por exemplo, algumas pepitas têm ingredientes adicionados como açúcar, óleo de palma, leite em pó desnatado e lecitina de girassol (Emulsificante). Esses aditivos aumentam as calorias, a gordura e o açúcar do produto.

Como é feita a farinha de alfarroba?

A farinha de alfarroba e pó de alfarroba são termos usados indistintamente. A farinha de alfarroba é produzida pela moagem de vagens de alfarroba maduras.

O sabor é bom?

O sabor é sempre uma preferência pessoal. Por si só, os pedaços de alfarroba sem açúcar nem sempre são os mais apetitosos, mas são muito saciantes e podem combinar bem com frutos secos.

Além disso, usar pepitas de alfarroba em biscoitos ou bolos pode ser um bom substituto para o chocolate. Por último, muitas pessoas gostam de alfarroba em pó quando adicionada a smoothies, panquecas, pães, muffins, barras energéticas e nutritivas.

Alfarroba: o adoçante natural

As vagens de alfarroba são um doce com um sabor sugestivo de chocolate, mas nutricionalmente muito melhores para si.

Se já fez compras em uma loja de alimentos naturais, provavelmente já conhece a alfarroba.

A alfarroba é rica em proteínas, vitaminas A e B e minerais essenciais como fósforo e cálcio. Também é muito mais baixo em gordura e especialmente porque é naturalmente doce em calorias do que o chocolate ou seus derivados. Além disso, a alfarroba não contém teobromina, um estimulante presente no chocolate.

A alfarroba cresce em árvores!

Embora a maioria das pessoas pense na alfarroba como uma farinha, ela não é derivada de grãos. A farinha é, na verdade, um pó finamente moído a partir de vagens de alfarroba que crescem nas árvores. Nativa da região mediterrânea, a planta da alfarroba pode atingir uma altura de 15 metros. Os frutos têm forma de vagens longas e achatadas. Cada vagem contém 10 a 16 pequenas sementes castanhas.

Antigamente a alfarroba era amplamente usada como adoçante natural, por causa dos seus açúcares.

Ao procurar vagens de alfarroba, tome cuidado para não escolher espécimes verdes (imaturos) ou mofados (maduros demais).

Conclusão

A alfarroba é uma alternativa ao chocolate. A alfarroba é naturalmente doce e pode servir como substituta vegan do chocolate.

A alfarroba contém uma variedade de compostos naturais, como polifenóis, taninos, fibras, fitoquímicos e minerais que proporcionam uma grande variedade de benefícios à saúde.

Embora a alfarroba possa não ter um sabor excepcional por si só, pode ser usado como ingrediente em muitas receitas que pedem chocolate, produzindo um produto com mais fibra, menos gordura e menos açúcar.

Procure comprar alfarroba sem açúcar e leia a lista de ingredientes.

Alfarroba em pó é uma alternativa saudável ao cacau em pó, embora o cacau em pó minimamente processado tenha alguns benefícios próprios para a saúde.

Como a alfarroba em pó é naturalmente doce, não há necessidade de adicionar açúcar ou outros adoçantes ao usá-la nas suas receitas doces.

O pó de alfarroba é geralmente considerado seguro para comer.

Curiosidade:

O Pó de alfarroba não contém altos níveis de teobromina, um composto tóxico para cães e gatos em grandes quantidades. Muitos petiscos para cães são feitos com alfarroba em pó.

Shopping Cart