Bacalhau à Brás da Prima Vera
Equipamento
- Fogão
Ingredientes
- 1 Kg Bacalhau
- 6 colher de sopa de Azeite
- 0,5 Kg de Batatas fritas palha
- 6 Ovos
- 2 Cebolas médias
- 2 Dente de alho
- Salsa a gosto
- Sal q.b.
- Pimenta-preta q.b.
- Azeitonas a gosto
Instruções
- Coza o bacalhau. Ao fim de 15 minutos. Retire o bacalhau da água. Desfaça o bacalhau em lascas. Numa frigieira adicione a cebola e os alhos, e refogue-os com um fio de azeite.
- Adicione as lascas de bacalhau. Ao fim de 5 minutos adicione a batata em palha. Misture o bacalhau nas batatas. Bata os ovos e adicione à frigideira. Mexa até os ovos ficarem cozinhados.
- Deite o bacalhau numa travessa.
- Polvilha o bacalhau com salsa picada e se gostar adicione algumas azeitonas.
Notas
Informação nutricional do bacalhau consoante o prato
Por cada 100g de bacalhau:- Cru, 80 Kcal
- À Brás, 159 Kcal
Como demolhar o bacalhau?
Demolhe o bacalhau durante 2 a 3 dias. Mude a água 2 vezes por dia.
Porquê usar bacalhau seco em vez de congelado?
O bacalhau seco com sal, é mais ecológico do que o bacalhau congelado. Os métodos de conservação e embalamento do bacalhau seco, têm menor pegada ecológica do que o bacalhau congelado. A secagem é crucial para estabilizar os níveis de humidade no peixe, e manter a integridade do mesmo.
Além disso, como o bacalhau seco é armazenado em sal, o seu sabor é mais intenso. O bacalhau já demolhado ultra-congelado possui menos sabor, dado que já submetido a um processo de demolha e congelação que retiram o sabor característico do bacalhau.
Enquanto que o bacalhau salgado seco, mantém o sabor desde o fim da cura até ao seu prato.
Outra razão é o facto do preço por kilo ser mais económico do que o bacalhau congelado. O bacalhau salgado seco, após demolha, ganha aproximadamente 30% em volume, fazendo render mais na hora de o cozinhar, e por sua vez, o custo por kilo fica mais barato que o bacalhau congelado.
Como escolher bacalhau seco?
Quando escolher o bacalhau escolha um que tenha um corte direito do rabo e três barbatanas no dorso. Esta diferença permite diferenciar o bacalhau genuíno dos seus substitutos.
Um bacalhau com uma cor demasiado branca não significa que está perante um bacalhau de qualidade, pelo contrário, o bacalhau deve apresentar-se com uma coloração amarela. Não compre bacalhau que apresenta zonas de cor preta ou avermelhada.