Este fantástico molho pesto tem sabor fresco à base de ervas, de nozes e alho. O molho é originário da Ligúria, Itália, onde o pesto é feito em almofariz e pilão. (Na verdade, “peste” significa “pisar”). Se não tem paciência para esmagar o manjericão com o pilão, então use um processador de alimentos.
Pode servir o molho pesto em:
- Massas: De um modo geral, os melhores formatos de massa para o molho pesto são esparguete, o fusilli e os laços.
- Tostas ou pão torrado.
- Batatas assadas.
- Carne ou peixe grelhado.
Ingredientes do molho
O tradicional pesto alla genovese é feito simplesmente com manjericão, pinhões, parmesão, alho, sal e azeite. No entanto pode trocar os pinhões por nozes.
- Manjericão fresco
Quando tiver manjericão a mais experimente fazer este molho. Fazer este molho também é uma ótima opção para usar aquele molho de manjericão que está em casa a murchar.
- Pinhões ou nozes
Pinhões (sementes de pinhas) são a escolha tradicional. Os pinhões são macios, amanteigados e ricos em gordura, por isso produzem um pesto mais macio e sedoso.
Em contrapartida, os pinhões são extremamente caros. Por isso se quer poupar dinheiro utilize amêndoas ou nozes cruas.As amêndoas são a opção mais neutra. As nozes dão um toque de sabor ao pesto.
- Parmesão
O parmesão é salgado e cremoso e atenua o sabor do manjericão. Pode usar o queijo Pecorino Romano para dar um sabor de queijo mais proeminente. Tecnicamente, o parmesão geralmente não é vegetariano. Por isso se for vegetariano procure variedades de queijo vegetariano.
- Alho
O alho é um componente tradicional neste molho de pesto. O alho adiciona aroma e torna o sabor muito mais interessante. O alho é essencial neste molho.
- Sumo de limão
O sumo de limão é opcional. O sumo deixa o pesto mais refrescante.
- Sal
O sal aumenta todos os outros sabores e reduz o amargura do manjericão.
- Azeite Extra Virgem
O azeite virgem extra é um ingrediente essencial. Não só deixa o molho macio com dá um toque no sabor.
Molho de Pesto à Italiana
Ingredientes
- 50 gr queijo parmesão ralado
- 30 gr gramas de queijo pecorino ralado opcional
- 80 gr folhas de manjericão
- 150 ml de azeite
- 30 gr gramas de pinhões ou nozes
- 1 dente de alho
- Sal a gosto
Instruções
- Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos ou liquidificador e triture os ingredientes até o molho ficar homógeneo. Prove e retifique os temperos.
Notas
Óleos essenciais e vitaminas do manjericão:
- O metil chavicol é o principal óleo volátil que proporciona o sabor.
- Estragol, cânfora e linalol, contém ainda ácidos orgânicos e generosas doses de vitaminas C e A.
Dica para reduzir o desperdício alimentar
Substitua o manjericão e os pinhões por cascas de vegetais biológicas (ex: cascas de cenouras, beterrabas), por talos de ervas aromáticas cortados ou frutos secos que estão a amolecer. Na etapa 3 aumente o tempo de cozimento para 10 minutos.
Molho pesto com esparguete e camarão deve ficar uma delícia 🙂