Home » Receita de Lulas Estufadas com Tomate

Receita de Lulas Estufadas com Tomate

prato com lulas estufadas com molho tomate

prato com lulas estufadas com molho tomate

Se está à procura de um prato delicioso e fácil de preparar, experimente as lulas estufadas! Esta receita é uma escolha clássica para um jantar de família ou uma refeição especial. As lulas são um ingrediente versátil e, quando cozidas corretamente, ficam suculentas e saborosas.

Para fazer lulas estufadas, comece por limpar as lulas. Retire a cabeça e as vísceras, e limpe bem o interior das lulas com água corrente. Corte as lulas em anéis ou em pedaços, como preferir.

Numa panela, refogue cebola e alho em azeite até que fiquem dourados. Acrescente os tomates pelados e picados, e deixe cozinhar por alguns minutos até que os tomates se desfaçam e formem um molho.

Adicione as lulas à panela e tempere com sal, pimenta e outros temperos a gosto. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as lulas estejam macias e tenham absorvido o sabor do molho.

Para dar um toque extra de sabor, pode acrescentar vinho branco ou tinto e deixar que evapore antes de adicionar as lulas. Ou, se preferir, pode acrescentar também legumes como cenoura, pimento ou cogumelos para enriquecer a receita.

Para servir, coloque as lulas numa travessa e regue com o molho por cima. Sirva acompanhado de arroz ou de pão para molhar no molho.

As lulas estufadas são uma excelente escolha para um jantar de família ou um almoço especial. Experimente esta receita e surpreenda os seus convidados com um prato delicioso e fácil de preparar!

Quer saber como fazer Lulas Estufadas? Então veja a nossa fantástica receita super fácil de fazer! A nossa receita de lulas estufadas não tem laticínios nem gluten. Esta receita é para duas pessoas, mas se quiser pode duplicar (para 4 pessoas) ou triplicar (para 6 pessoas).

prato com lulas estufadas com molho tomate

Receita de Lulas Estufadas

Biolimentar
Prato sem laticínios.
Prato sem gluten.
Rendimento da receita de lulas estufadas: 2 porções.
Tempo Total da receita: 35 minutos.
Dificuldade da receita: fácil
5 from + 100 votes
Preparação 15 minutes
Cozimento 20 minutes
Total 35 minutes
Prato jantar, Prato principal
Cozinha Mediterrânica
Rendimento 2 pessoas
Calories 330 kcal

Equipamento

  • Panela para estufar as lulas.
  • Tábua para cortar a lulas (se precisar)
  • Colher e faca.

Ingredientes
  

  • 1 fio de azeite extra virgem
  • 1 cebola pequena finamente picada
  • 1 dente de alho fatiado
  • alguns ramos de salsa fresca folhas colhidas e picadas, talos picados
  • 1 malagueta vermelha sem sementes e cortada em fatias finas
  • 1 pitada de paprica doce
  • 400 g de tomate pelado picado
  • 300 g de lulas frescas limpas, cortadas em pedaços, ou cortadas em anéis
  • raspas de limão finamente raladas
  • rodelas de limão para servir (opcional)

Instruções
 

  • Numa panela larga, aqueça um fio de azeite e frite a cebola, o alho e os talos de salsa até ficarem macios. Adicione pimenta e paprica. Deixe cozinhar durante 15 minutos.
    1 fio de azeite, 1 cebola pequena, 1 dente de alho, alguns ramos de salsa fresca, 1 pitada de paprica, 1 malagueta vermelha
  • Triture o tomate pelado adicione à panela. De seguida tempere com sal e pimenta. Deixe ferver e coloque as lulas no molho de tomate. Cubra com uma tampa ou folha dupla de papel alumínio e deixe cozinhar lentamente durante 15 minutos.
    400 g de tomate pelado, 300 g de lulas frescas
  • Verifique se as lulas estão macias e tempere a gosto. Se gostar adicione folhas de salsa picadas e as raspas de limão raladas. Sirva com rodelas de limão.
    alguns ramos de salsa fresca

Notas

Sugestões

 
  • Adicione Batatas
    • Depois de adicionar as lulas adicione batatas descascadas, lavadas e cortadas às rodelas (ou cubos). As batatas são um ótimo complemento para o estufado, as batatas acabam por absorver todos os sabores do molho e das lulas.
  • Adicione Cenouras
    • Depois de adicionar as batatas adicione as cenouras descascadas, lavadas e cortadas aos cubos. As cenouras são uma ótima adição ao estufado, pois dão um toque de doçura ao molho de tomate.
Prep Time15 minutes
Cook Time20 minutes
Total Time35 minutes

Perguntas Frequentes sobre Cozinhar Lulas

Cozinhar as lulas numa frigideira bem quente é de longe a maneira mais rápida de cozinhar a lula. Corte as lulas ou deixe-as inteiras, tempere com sal e pimenta, sele as lulas no lume alto durante dois ou três minutos.

A regra geral da culinária de lulas: Cozinhe brevemente em lume alto para mantê-las macias. Use uma wok ou frigideira para fritar rapidamente ou bata a lula para fritar mais rápido. Ou experimente a lula grelhada na brasa.

Para amaciar a lula mergulhe a lula em água com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (água suficiente para simplesmente cobrir a lula) durante 15 minutos e depois enxágue bem e escorra bem. Seque as lulas com papel de cozinha, para que fiquem mais crocantes ao cozinhar.

pratos com caril de frango

4 thoughts on “Receita de Lulas Estufadas com Tomate”

  1. 5 stars
    Que delícia adoro lulas estufadas com molho de tomate e batatas assadas regadas com azeite de alho e ervas aromáticas.

Comments are closed.

Shopping Cart