Recolha de Monos em Coimbra
Como funciona a recolha de Monos?
A recolha de monos é oum serviço de recolha de resíduos provenientes das casas que, pelo seu volume, forma, dimensões, ou outras características, não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha de resíduos.
Exemplos de resíduos que não podem ser recolhidos pelos meios normais são os eletrodomésticos, móveis, colchões, sofás, loiças sanitárias, entre outros.
Quer esteja a fazer mudança de casa ou simplesmente a trocar de eletrodomésticos, vai precisar de deitar fora os seus monos. Para isso peça ajuda ao serviço de recolha de monos das câmaras municipais.
Este serviço de recolha surgiu porque nem todos os produtos que temos em casa podem ser depositados no contentor do lixo doméstico. Abandonar o que já não queremos na via pública, hoje em dia é uma prática proibida.
O que são monos?
Os monos (ou resíduos volumosos) é um termo técnico proveniente da área gestão de resíduos que serve para descrever os tipos de resíduos que são demasiado grandes para serem aceites pelo serviço regular de recolha de resíduos. Geralmente estes resíduos são recolhidos nas ruas mediante agendamento. Em muitos locais este serviço é fornecido gratuitamente, mas frequentemente é necessário pagar uma taxa.
O que é classificado como resíduo volumoso?
Os resíduos volumosos incluem móveis descartados (sofás, poltronas reclináveis, mesas), aparelhos grandes (frigoríficos, fornos, TVs) e acessórios de construção (banheiras, sanitas pias).
O que é a recolha de monos?
A recolha de monos é um serviço criado pelas autarquias para recolher resíduos que não podem ser depositados no contentor do lixo doméstico. Exemplos de resíduos recolhidos: computadores, colchões, mobiliário, resíduos do jardim.
Como funciona a recolha de monos em Coimbra?
Para usufruir deste serviço basta telefonar para um número (geralmente disponível nos portais das câmaras municipais) e agendar a recolha.
A recolha de resíduos volumosos (também chamados de monos ou monstros), como por exemplo os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos é efetuada pela Divisão de Ambiente da Câmara de Coimbra, mediante agendamento prévio, através do telefone 239802070, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os resíduos recolhidos são encaminhados, para valorização ou eliminação.
Os resíduos são recolhidos em dias distintos de acordo com a sua tipologia.
3ª-Feira:
- Resíduos verdes e lenhosos
Madeiras (móveis e tábuas)
4ª-Feira:
- Colchões
- Sofás
- Tapetes
- Louças sanitárias
- Objetos em plástico rígido
5ª-Feira:
- Eletrodomésticos
- Equipamento informático
- Lâmpadas
- Objetos metálicos (por exemplo: móveis)
Compete às pessoas acondicionar e transportar os resíduos para o local previamente acordado com a Divisão de Ambiente. Este local deve ser acessível à viatura de recolha e não deve ser um obstáculo à mobilidade pedonal e motorizada.
No dia agendado a equipa camarária irá recolher os monos e levá-los para um armazém, onde serão desmontados e tratados.
O serviço de recolha de monos é gratuito?
O serviço de recolha de monos geralmente é gratuito, mas ter que pagar algo se tiver muitos monos para recolher. Os preços variam entre as autarquias, por isso, convém informar-se sobre a tabela antes de solicitar a recolha.
Para onde vão os meus monos?
A maioria das autarquias tem um armazém dedicado à recolha de monos. Nestes armazéns os resíduos são desmontados e as peças são separadas. Umas são destruídas, outras são reaproveitadas ou recicladas.
O que acontece se abandonar os monos na via pública?
Se abandonar os monos num espaço público em vez de ativar o serviço de recolha de monos da autarquia, pode ter que pagar uma multa. Se vai precisar de recorrer ao serviço de recolha de monos em breve, informe-se junto da autarquia.
Como Cuidar da Ficus Lyrata? Tutorial e Dicas de PRO
Bem-vindo ao guia definitivo sobre como cuidar da tua Ficus...
Porque morrem as Begónias?
Bem-vindo ao nosso guia rápido sobre os cuidados essenciais para...
Como Cuidar de ALOCASIAS SAUDÁVEIS?
Ei, amante de plantas! Se estás a começar a tua...