Como reduzir o desperdício alimentar em casa?
Vantagens da redução de alimentos desperdiçados:
- Poupe dinheiro com as compras de supermercado.
- Ajude a reduzir as emissões de metano de aterros sanitários e a reduzir a sua pegada de carbono.
- Ajude na diminuição da poluição envolvida no cultivo, fabricação, transporte e venda de alimentos.
- Apoia a sua comunidade fornecendo alimentos doados para aqueles que precisam.
Dicas para reduzir o desperdício alimentar
Planear, preparar e armazenar alimentos pode ajudá-lo a desperdiçar menos alimentos. A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo a desperdiçar menos alimentos frescos:
Dicas para planear
- Faça e mantenha uma lista de refeições frequentes na sua casa. Na lista aponte os ingredientes que precisa para confeccionar essas refeições assim como produtos que tem a certeza que sua família irá desfrutar. Com a lista fica mais fácil escolher, comprar e preparar refeições.
- Faça uma lista com as refeições semanais em mente, assim economiza dinheiro, tempo e escolhe alimentos mais saudáveis. Compre apenas aquilo que espera usar.
- Planeie as suas refeições para a semana antes de ir às compras e compre apenas o necessário para essas refeições.
- Faça uma estimativa da quantidade de ingredientes que costuma consumir durante a semana e aponte na sua lista de compras. Observe a quantidade de refeições que faz com cada item para evitar comprar em excesso. Por exemplo: salada – o suficiente para cinco almoços.
- Faça sua lista de compras com base na quantidade de refeições que irá desfrutar em sua casa. Costuma almoçar/jantar fora durante a semana? Com que frequência?
- Procure os produtos que costuma consumir no frigorífico e nos armários, para evitar comprar alimentos que já tem, faça uma lista a cada semana do que precisa.
- Compre produtos a granel, alguns produtos ficam mais em conta ao kg.
Dicas para armazenar
- É fácil comprar demasiadas frutas e legumes frescos. Armazene frutas e legumes para obter o máximo de frescura. Algumas frutas e legumes aguentam mais tempo no frigorífico.
- Muitas frutas emitem gases naturais à medida que amadurecem, fazendo com que outros produtos próximos estraguem mais rapidamente. Armazene bananas, maçãs e tomates sozinhos e frutas e vegetais em caixas diferentes.
- Lave a fruta apenas no momento em que a vai comer, para evitar que ela fique com mofo.
- Descubra como armazenar frutas e vegetais para que elas fiquem frescas por mais tempo dentro ou fora do frigorífico.
- Congele, faça compotas, sopas, smoothies ou pickles com frutas e vegetais que tem em excesso, especialmente produtos sazonais.
- Se gosta de comer fruta à temperatura ambiente, mas a fruta precisa de estar no frigorifico, retire uma vez por dia a fruta que irá comer nesse dia.
Dicas para preparar
- Quando chegar a casa do supermercado, reserve um tempo para lavar, secar, picar, cortar em cubos, fatiar e colocar seus alimentos frescos em recipientes de armazenamento limpos. Por exemplo se comprou frango e não o vai consumir em 2 dias, corte em pedaços, remova o excesso de gordura e coloque no congelador. Se meter o frango de congelação tente não empilhar os pedaços, desponha-os ao mesmo nível. Assim fica mais fácil descongelar o frango quando precisar.
- Prepare alimentos perecíveis logo após as compras. Será mais fácil preparar refeições ou lanches no final da semana, economizando tempo, esforço e dinheiro.
- Reduza seu tempo que passa na cozinha preparando e congelando as refeições com antecedência.
- O congelador é um dos seus melhores amigos na cozinha, visite-o com frequência. Congele alimentos como pão, frutas fatiadas ou carne que sabe que não irá comer nos próximos 2 dias.
- Prepare e cozinhe itens perecíveis e congele-os para usar ao longo do mês. Por exemplo, asse lombo de porco e congele várias porções fatiadas e separadas. Esta dica irá poupar imenso tempo na cozinha.
Dicas de economia
- Consuma primeiro os ingredientes que tem no sei frigorifico! Cozinhe ou coma o que já tem em casa antes de comprar mais do mesmo.
- Seja criativo com os ingredientes e as sobras que precisa consumir para não se estragarem. Até pode encontrar um novo prato favorito. Por exemplo: Tem batatas cruas que começam a murchar? Faça uma sopa com elas, e mesmo que não lhe apeteça comer sopa nesse dia não existe problema, congele em vários recipientes para comer quando lhe apetecer ou tiver pouco tempo.
- Se os alimentos estiverem bons (seguros), use as partes comestíveis e transforme-as. Por exemplo, o pão duro pode ser usado para fazer croutons, as batatas cozidas podem ser usadas para fazer puré e os restos de vegetais podem ser transformados em caldo.
- Os produtos já não estão com a consistência que queria? Utilize esses ingredientes em sopas, guisados, molhos, assados, panquecas ou batidos. Por exemplo: As maças ou peras estão a perder a consistência rija? Descasque-as, tire os caroços e faça puré de fruta ou compota. Utilize esse puré/ compota nas suas panquecas do pequeno-almoço ou lanche. Ficam deliciosas! Alguma fruta até pode ser adicionada em sopas.
- É provável que tenha sobras de alguma de suas refeições? Planeie uma noite para comer sobras a cada semana. Alguns tipos de sobras servem para fazer tapas ou “pinchos”. Seja criativo, muitas pessoas deitam alimentos ao lixo porque não pensam 2 vezes o que podem fazer com as sobras. Se for criativo vai ver que não existe quase nada que pode ser transformado em algo delicioso, desde que seja seguro.
- Salteados, fritadas, sopas e smoothies também são ótimas maneiras de usar as sobras. Aqui fornecemos sugestões para o uso de ingredientes frescos que tem a mais, ou que estão em risco de se estragarem.
- Saiba a diferença entre as datas de “consumir preferencialmente” e “consumir até”.
- Nos buffets à discrição, consuma apenas o que consegue comer, não desperdice alimentos por ter mais olhos que barriga.
- Nos restaurantes, peça apenas o que consegue terminar de comer, perguntando sobre o tamanho das porções e esteja ciente dos acompanhamentos incluídos nas entradas.
Como Cuidar da Ficus Lyrata? Tutorial e Dicas de PRO
Bem-vindo ao guia definitivo sobre como cuidar da tua Ficus...
Ver maisPorque morrem as Begónias?
Bem-vindo ao nosso guia rápido sobre os cuidados essenciais para...
Ver mais