Home » Tudo o que compramos emite CO2

Tudo o que compramos emite CO2

emissões de carbono e alterações climáticas

Cerca de 80% da nossa pegada de carbono vem do que consumimos: de todos os bens, materiais e serviços que produzimos. Muitas vezes descartamos alguns desses bens após apenas uma utilização.

Cada vez que compramos qualquer coisa, seja um novo laptop, lâmpada ou bucha, estamos emitir CO2 para o planeta e a usar os seus escassos recursos. A mudança climática que se tem vindo a verificar está ligada ao que compramos porque há um custo de carbono para tudo que consumimos.

SABIAS QUE APENAS UM QUINTO DOS EUROPEUS tem plena consciência dos impactos ambientais negativos do consumo de produtos novos.

O que posso fazer para ajudar a reduzir minha pegada de carbono?

Quando se trata de tudo o que consumimos – de voos a comida e moda a móveis – comprar e gastar menos ajudaria a reduzir nossa pegada de carbono.

Precisamos mudar de uma cultura de “fazer, usar, descartar”, conhecida como economia linear, para uma economia mais circular, onde maximizamos o valor dos produtos e materiais que usamos para fazê-los durar o máximo possível.

A compra de computadores e os telemóveis são exemplo do que é a economia linear, pois ao fim de 2 a 3 anos são descartados.

Não estamos a dizer para não comprar computadores, em vez disso, estamos a dizer para pensar noutras opções como o reuso, reparo e remanufatura.

As empresas podem liderar com novos modelos inovadores, como leasing de produtos, para construir relacionamentos de longo prazo com os clientes ou redesenhar a tecnologia para ser modular, permitindo facilidade de atualização sem a necessidade de substituir todo o dispositivo.

Tu também podes ajudar considerando se realmente precisas do que estás a comprar e pensando sobre os processos pelos quais os produtos passam antes de chegar à tua mão. Além disso, também podes fazer escolhas de produtos com base na facilidade de reutilização ou reparo. Reduzir a nossa procura por matérias-primas e produtos novos reduziria as emissões globais que estão acelerar as mudanças climáticas.

Muitas pessoas sabem que podem reduzir sua pegada de carbono voando menos, mas apenas um quinto está ciente de que a compra de novos produtos contribui para a mudança climática.

Todos podem fazer pequenas mudanças no seu estilo de vida para reduzir a emissão de carbono:

  1. Compre artigos em segunda mão em vez de comprar novos – roupas, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, ferramentas de jardim.
  2. Alugue em vez de comprar ou pedir emprestado a um amigo.
  3. Repare e reutilize em vez de deitar fora.
  4. Escolha produtos reutilizáveis em vez de uso único. Utilizar produtos reutilizáveis como cuecas específicas para o período ou fraldas de bebé laváveis são um ótimo começo! Além destes produtos serem mais ecológicos, também são mais saudáveis. O corpo fica menos exposto a plástico.

Claro, não cabe apenas a nós, como indivíduos, mudar a forma como consumimos, a mudança do sistema é necessária. Todos devem fazer sua parte se quisermos criar mudanças coesas e inovadoras.

Políticos, legisladores e governos precisam estar preparados para agir e definir a direção; as empresas precisam estar preparadas para agir e impulsionar mudanças inovadoras; e as pessoas precisam estar dispostas a mudar o seu comportamento para criarem modos de vida sustentáveis.

gráfico com Emissões de CO2 de vários países entre 1990 e 2020
Emissões de CO₂ na Europa
Shopping Cart