Home » Tudo o que precisa saber sobre sabonete de glicerina

Tudo o que precisa saber sobre sabonete de glicerina

3 sabonetes caseiros de glicerina

O que é a glicerina?

A glicerina, ou glicerol, é derivada de óleos vegetais. Também ocorre naturalmente em produtos fermentados, como cerveja, vinho e pão.

Este ingrediente foi descoberto “acidentalmente” em 1779 por um químico sueco aquecendo uma mistura de azeite. Ele identificou a gordura resultante como glicerina.

Desde meados do século XIX, as pessoas usam a glicerina para fazer sabão. Este processo envolve aquecer certos óleos vegetais e permitir que a solução resfrie e endureça em forma de barra.

A glicerina está amplamente disponível em produtos de beleza de venda livre.

Continue a ler para aprender mais sobre os seus potenciais benefícios, o que procurar num produto, como fazê-lo em casa e muito mais.

 

Quais são os benefícios do sabonete de glicerina?

Ao contrário de muitos sabonetes, o sabão de glicerina pura é totalmente natural. Não contém álcool, fragrâncias ou outros ingredientes químicos que podem irritar a sua pele.

O que torna o sabonete de glicerina vegan e uma ótima opção para pessoas com pele sensível.

Os óleos naturais da sua pele são frequentemente removidos durante o banho, seja pela água quente ou por produtos agressivos. A glicerina pode ajudar a bloquear a humidade natural da pele e prevenir o ressecamento.

O que pode ser benéfico se tem pele seca. Ao mesmo tempo, a glicerina não é gordurosa. O que significa que é uma boa escolha para qualquer pessoa com pele oleosa ou mista.

 

A glicerina é realmente hipoalergénica?

A glicerina é considerada não tóxica e eco-friendly. Mas isso não significa necessariamente que seja hipoalergénica.

O termo “Hipoalergénico” significa que um determinado produto provavelmente não causará uma reação alérgica.

O que significa que os fabricantes de cosméticos podem rotular seus produtos como hipoalergénicos sem ter nenhuma prova científica para apoiar a sua alegação.

Para fazer um teste do sabão de glicerina:

  • Aplique uma pequena quantidade do sabão escolhido na parte interna do antebraço.
  • Limpe e enxagúe a área conforme as instruções.
  • Espere um ou dois dias para ver se algum sintoma se desenvolve.
  • Se não sentir nenhuma irritação ou inflamação, deve ser seguro usar noutro lugar.

 

Existem desvantagens a serem consideradas?

Embora o sabonete de glicerina seja seguro para todos os tipos de pele, os seus efeitos humidificantes podem ser incómodos para pessoas com pele muito oleosa.

A glicerina absorve água facilmente, então uma barra desse sabonete pode não durar tanto tempo quanto as variedades convencionais.

Ingredientes puros também podem ter um custo. Sabonetes de base sintética são mais baratos de fazer, por isso são vendidos a preços mais baixos.

 

Como usar o sabonete de glicerina?

Pode usar sabonete de glicerina todos os dias como parte de sua rotina regular de cuidados com a pele. Como outros sabões, o sabonete de glicerina pode causar ardência ou queimação se entrar em contato com os olhos.

 

O que procurar em sabonete de glicerina de venda livre?

A glicerina é solúvel em água e de cor límpida. Também é naturalmente sem fragrância. Se não conseguir ver ou cheirar o produto antes de comprar, olhe o rótulo do ingrediente para se certificar de que não contém aditivos como fragrâncias.

Muitos sabonetes contêm glicerina juntamente com outros ingredientes. O que pode incluir óleos essenciais, corantes e materiais sintéticos. Se ler o rótulo e reparar que existem outros ingredientes listados, isso significa que não está a olhar para um sabonete de glicerina puro.

Embora os aditivos não tornem a glicerina ineficaz, eles aumentam o risco de irritação e outros efeitos colaterais.

Como fazer o seu próprio sabão de glicerina?

Para fazer sabão de glicerina em casa, você precisa de óleos vegetais, soda cáustica e glicerina líquida. Além disso, também precisa de álcool a 70% (não álcool isopropílico ou isopropílico) e água destilada.

Existem várias receitas de sabonete de glicerina online, que podem fornecer quantidades e diretrizes de segurança, mas todas compartilham algumas etapas básicas:

  • Depois de colocar as luvas e os óculos de segurança, deite muito lentamente soda cáustica na água destilada (nunca adicione água à soda cáustica).
  • Adicione a solução de soda cáustica aos óleos vegetais, como o óleo de coco ou de amêndoa.
  • Comece a aquecer os ingredientes no fogão.
  • Adicione a glicerina líquida e o álcool à mistura.
  • Assim que os ingredientes se dissolverem totalmente, despeje a mistura numa forma da sua escolha e deixe arrefecer.
  • O processo de arrefecimento pode levar vários dias. Pode ser útil fazer uma grande quantidade de sabonetes de uma vez, para que possa ficar com barras extras à mão.
Shopping Cart