Home » Vidro ou plástico: Qual é melhor para o planeta?

Vidro ou plástico: Qual é melhor para o planeta?

mão a agarrar numa garrafa de plástico e mão a agarrar num copo

Vidro ou plástico: qual é melhor para o planeta?

Quando pensamos num estilo de vida de desperdício zero, muitos de nós imaginam despensas da cozinha cheias de frascos de vidro com alimentos básicos comprados a granel. Mas afinal será que o vidro é melhor que o plástico?

Se quer saber a resposta a esta questão continue a ler o artigo.

 

Porque é que o vidro é ótimo?

O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado continuamente sem perda de qualidade ou pureza.

É feito de materiais biodisponíveis como areia, carbonato de sódio, calcário e aquecido a uma temperatura extremamente alta antes de ser moldado na forma desejada.

Devido à sua qualidade reciclável, o uso do vidro reduz as emissões e o uso de matérias-primas. Um objeto de vidro pode ser transformado num novo objeto de vidro reciclado.

Do ponto de vista da saúde, o vidro também ganha muitas outras opções, pois não absorve cheiros ou sabores e não libera substâncias tóxicas nos alimentos ou bebidas.

 

Coisas não tão incríveis sobre o vidro

O vidro não é tão conveniente quanto o plástico: é pesado e parte facilmente (não é ideal para crianças, por exemplo).

O vidro é mais pesado e mais frágil que o plástico. O que torna o seu transporte mais caro devido ao aumento do peso e à necessidade de materiais de embalagem para amortecer o produto durante o transporte.

Uma garrafa de vidro de 500mL pesa cerca de 400g, mas uma garrafa PET de 500mL pesa cerca de 10g.

Enquanto os recipientes de vidro adequados para os alimentos ou bebidas são 100% recicláveis, outros tipos de vidro como janelas, utensílios de cozinha não são porque são fabricados através de um processo diferente.

 

Existem boas razões pelas quais o plástico não é amigo do ambiente

Os adeptos de um estilo de vida saudável, natural e com baixo desperdício há muito tempo que demonizam o plástico e por boas razões. Do ponto de vista da saúde e do meio ambiente, o plástico é bastante desanimador.

Em primeiro lugar, o plástico é feito à base de petróleo, uma fonte de energia não renovável. Os plásticos são feitos de uma combinação de gases de petróleo liquefeitos, líquidos de gás natural e gás natural.

Essas mesmas fontes de energia não renováveis poluem o ar com emissões de gases de efeito estufa, sem mencionar que o processo de extração muitas vezes leva à contaminação de rios, solo superficial e cursos d’água com óleos brutos perigosos e lodo tóxico.

A procura e plástico deixa uma enorme pegada de carbono no nosso planeta.

Ao contrário do vidro, o plástico não é totalmente reciclável, o que significa que só pode ser reciclado com uma qualidade menor. O plástico não pode ser reciclado infinitamente.

O plástico nunca se decompõe e pode ser encontrado sobre a forma de microplásticos nos nossos oceanos, rios, água potável e até alimentos. Embora o consumo de pequenos fragmentos de plástico ainda não tenha levado a complicações sérias, a OMS reiterou que foram realizadas poucos estudospara confirmar que não há riscos à saúde.

A taxa de reciclagem de plástico é incrivelmente baixa. Apenas 9% do plástico do mundo é realmente reciclado.

Apesar de tudo deitar fora todos os seus itens de plástico não é necessariamente a resposta para o nosso planeta. O plástico é um recurso útil, daí a sua adoção em massa.

Alguns de seus principais benefícios como material incluem:

    • É leve (o vidro custa mais para enviar),
    • É conveniente (o vidro é mais pesado e quebrável),
    • É polivalente (existem muitos tipos de plástico adaptados a muitos usos) e
    • É barato (as razões pelas quais podem ser discutidas, olá, subsídios ao petróleo!)

O que pode fazer em relação ao plástico:

    • Abandone completamente os produtos plásticos de uso único
    • Reutilize e reaproveite itens de plástico antigos
    • Recicle sempre que possível
    • Evite comprar plástico novo.
    • Para aqueles pedaços de plástico que não deseja usar mais, recicle-os adequadamente. Os recipientes de plástico podem ser reaproveitados e usados para armazenar itens em casa ou para organizar prateleiras.

Conclusão: use vidro quando possível, reutilize o vidro e evite comprar novo

Use vidro reciclado sempre que possível e continue a reutilizar e reaproveitar o item. Se não tiver recipientes de vidro suficientes, não há problema em usar os seus itens de plástico mais antigos para transportar certas coisas (especialmente coisas que não são para consumo).

O que recomendamos é que tente o seu melhor para evitar comprar vidro novo e, se necessário, compre vidro reciclado.

A sustentabilidade de um material depende de muitos fatores, incluindo como é produzido, como é usado e como é descartado. Ambos o vidro e o plástico têm suas próprias vantagens e desvantagens em termos de sustentabilidade.

O vidro é um material muito durável e pode ser reutilizado várias vezes sem perder suas propriedades. Além disso, o vidro é 100% reciclável e pode ser transformado em novos produtos sem perder qualidade. No entanto, o vidro também tem algumas desvantagens em termos de sustentabilidade. A produção de vidro pode ser energivora e pode gerar resíduos tóxicos, e o transporte de produtos de vidro pode gerar emissões de gases de efeito estufa.

O plástico também é um material muito durável e pode ser reutilizado várias vezes. No entanto, o plástico é menos reciclável do que o vidro e tende a acumular-se nos aterros e nos oceanos. Além disso, a produção de plástico pode gerar resíduos tóxicos e libertar gases nocivos.

Shopping Cart